Publicado: 30.04.2024

A Licenciatura em Publicidade e Marketing e a Pós-Graduação em Marketing e Data Science organizaram uma aula aberta sobre Inteligência Artificial na Comunicação.

No passado dia 22 de março, realizou-se, no Auditório Vítor Macieira, a aula aberta “A Inteligência Artificial na Comunicação – três olhares”. A iniciativa, organizada pelas coordenações dos cursos de licenciatura em Publicidade e Marketing (PM) e de pós-graduação em Marketing e Data Science (MDS), contou com uma plateia de dezenas de estudantes e de vários docentes da Escola.

Tendo em consideração os efeitos da Inteligência Artificial (IA) na Comunicação, nomeadamente nas áreas do Jornalismo, do Marketing e da Publicidade, a sessão arrancou com a intervenção de Sara Prates, Senior Enterprise Account Executive da Salesforce. A oradora teceu algumas considerações sobre o impacto da IA no Marketing daquela empresa, sobretudo ao nível da criação rápida, precisa e automática de: briefings de campanha; segmentos intuitivos; conteúdos personalizados à escala; e jornadas do consumidor. Sara Prates destacou, ainda, a necessidade de as organizações terem uma estratégia de implementação da IA.

Sara Prates (798x400)
Sara Prates

Leonor Soczka, Subscriptions Director do jornal Público, realçou o impacto da IA no Jornalismo, encarando-a como um auxiliar quer na criação de conteúdos jornalísticos quer na definição de estratégias publicitárias e de assinaturas. Como efeitos negativos, a convidada alertou para o facto de que a IA potencia não só uma fácil criação e divulgação de fake news, mas também propicia problemas relacionados com a propriedade intelectual e potenciais danos reputacionais.

Leonor Soczka (798x400)
Leonor Soczka

Por fim, André Melo, Chief Data Officer da Acceleration Grupo WPP, fez uma breve apresentação da evolução tecnológica no mundo, com foco na comunicação publicitária, e deu a conhecer várias ferramentas e parceiros tecnológicos que, articulados com a IA, permitem, atualmente, criar conteúdos personalizados em tempo real para campanhas digitais inovadoras, impossíveis de conceber até há poucos anos, numa ligação cada vez mais relevante entre os conceitos de Brand Equity e de Digital Brand Presence.

André Melo (798x400)
André Melo

Texto gentilmente cedido pelo Prof. Doutor João Ferreira do Rosário e editado pelo Serviço de Comunicação (Gabcom).
Fotografia gentilmente cedidas pelo Prof. Doutor João Ferreira do Rosário.