Publicado: 30.04.2024

Um grupo de estudantes finalistas da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial visitou o NewsMuseum, no âmbito da unidade curricular de Relação com os Media.

Um grupo de estudantes finalistas do curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE) visitou, em abril, o NewsMuseum, localizado no centro histórico de Sintra. A visita foi realizada no âmbito da unidade curricular de Relação com os Media.

NewsMuseum
Os estudantes finalistas de RPCE visitaram o NewsMuseum.

Para Diana Romão, “conhecer os media é conhecer um pouco da história do mundo. O NewsMuseum permite observar com outros olhos a importância da Comunicação na construção da realidade”.

Durante a visita guiada, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar as várias atividades interativas que o museu oferece, desde a sala “Propaganda” até à sala “News TV”. Na sala “Lounge”, por exemplo, assistiram a um vídeo que conta os últimos 100 anos mediáticos, através das notícias que mais marcaram o país ao longo desse tempo.

Catarina Barroso realça a importância dos temas abordados na visita, destacando o estado do país antes da revolução dos cravos: “É uma viagem histórica importante que nos permite perceber várias fases do país. Num ano tão importante em que celebramos os 50 anos do 25 de Abril, aconselho vivamente uma visita ao NewsMuseum, pois permite traçar um panorama de como era Portugal desde os tempos de ditadura até à conquista da liberdade e, assim, perceber a sorte que, hoje, temos”.

Da importância da liberdade de imprensa à evolução das reportagens de guerra, os estudantes tiveram a oportunidade de experienciar uma visita totalmente personalizada, num espaço moderno que convida à participação e à aprendizagem.

“Com esta visita, foi-nos possível desvendar as diversas facetas do Jornalismo e a sua evolução, de uma forma interativa e dinâmica, integrando um pouco também daquilo que é a história das Relações Públicas”, afirma Raquel Rogeiro.

Com mais de 300 artigos de consulta e 16 horas de multimédia, em 25 módulos temáticos, o NewsMuseum permite embarcar numa viagem através da cobertura mediática de episódios da história dos media, desvendando a propaganda e a indústria das Relações Públicas.

Texto: Estudantes da UC de Relação com os Media e editado pelo Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS).
Fotografia: Prof.ª Andreia Garcia