Publicado: 05.12.2014
Publicado: 05/12/2014
O Hotel Tivoli recebeu, nos dias 27 e 28 de novembro, a 8.ª edição do Seminário de Jornalistas MSD/ESCS, que contou, como habitualmente, com a participação de vários escsianos.
Ana Gaspar, Ana Rita Caldeira, Inês Afonso, Gonçalo Coelho, José Rafael Lopes e Jessica Sousa foram os seis alunos do curso de licenciatura em Jornalismo convidados para participar na edição deste ano do Seminário de Jornalistas promovido pela farmacêutica Merck Sharp & Dohme (MSD), em parceria com a ESCS. O seminário decorreu nos passados dias 27 e 28 de novembro, no Hotel Tivoli, em plena Avenida da Liberdade, em Lisboa.
[Fotografia] A iniciativa resulta de um protocolo de cooperação assinado entre a ESCS e a MSD Portugal.
Discussão de excelência
Francisco Sena Santos, moderador de uma das palestras do seminário, foi quem convidou os alunos a participarem no seminário. Segundo o docente da ESCS, "o contacto direto, em discussão, com investigadores, decisores e outros profissionais de topo, neste caso na área da saúde, é uma excelente experiência, quer de contacto com fontes, quer de desenvolvimento de jornalismo investigativo". Especialmente, numa altura em que os constrangimentos orçamentais empurram as redações para um "jornalismo de género declarativo". Ao longo de dois dias preenchidos, os alunos conviveram com profissionais de topo e "desfrutaram de uma valiosa aproximação às melhores práticas profissionais". Desta oitava edição, Francisco Sena Santos destaca, como exemplo prático da utilidade que a participação em seminários como este tem para os alunos, a pergunta com que a Prof.ª Maria do Carmo Pessoa, Prémio Pessoa em 2010, confrontou os jornalistas presentes: "Como fazem uma notícia?". A cientista, que dirige o Instituto de Medicina Molecular, focou-se no caso da informação a fornecer aos ouvintes ou leitores sobre um medicamento novo, e "a discussão levou os participantes pelos caminhos da exploração, cultivando o critério da dúvida sistemática, mesmo perante declarações de sacerdotes da especialidade".
Off the record!
Tal como no ano anterior, os escsianos que participam no Seminário de Jornalistas MSD/ESCS salientam o carácter "off the record" do mesmo. Como se se tratasse de um "pacto de confiança", esse aspeto traduz-se num ambiente de liberdade em que, ainda que por vezes com algumas hesitações, todos os presentes acabam por falar sobre os assuntos em debate sem quaisquer restrições. Inês Afonso e Jessica Sousa afirmam que a experiência foi bastante proveitosa, apesar de se terem sentido algo 'perdidas' no primeiro jantar. Ao segundo dia, porém, já se haviam habituado à "intensidade" e à "vivacidade" que pauta o encontro, e ficaram fascinadas por poder assistir ao vivo à relação entre jornalistas e as suas fontes. Inês destaca ainda a "coragem para perguntar" dos seus colegas profissionais — algo que não replicou, confessando alguma vergonha em intervir, apesar de os alunos convidados terem liberdade para tal. As duas escsianas referem igualmente ter sentido alguma "pressão" quando o Prof. Doutor Jorge Veríssimo, Presidente da ESCS, relembrou o percurso dos alunos convidados em edições anteriores. Um desses casos é Pedro André Esteves, participante em 2013 enquanto finalista do curso de Jornalismo e repetente este ano enquanto antigo participante e atual repórter da RTP. O jornalista reafirma que vale sempre a pena assistir às conferências e que, mais uma vez, aprendeu muito. Aos seus colegas mais novos, recomenda a experiência e aconselha-os a aproveitaram-na ao máximo, se tiverem oportunidade.