O mestrado em Jornalismo conjuga componente de formação cultural e de investigação aplicada a uma componente de formação profissional e experimental. Pretende-se aprofundar as problemáticas dos estudos sobre os media e o jornalismo e dotar os estudantes de competências específicas em áreas de especialização jornalística.
A conclusão com aproveitamento do primeiro ano letivo permite obter um diploma de pós-graduação em Práticas e Estudos Jornalísticos.
Coordenação do curso:
Coordenadora: Fernanda Bonacho
Subcoordenador: Carlos Andrade
a) Saber problematizar questões críticas do jornalismo contemporâneo e refletir sobre as implicações éticas e sociais resultantes do exercício da profissão;
b) Desenvolver competências no domínio do jornalismo temático (político, cultural e de ciência, económico, jurídico e desportivo);
c) Aprofundar as práticas, linguagens e técnicas em que assenta o exercício do jornalismo, desde o jornalismo televisivo e radiofónico ao jornalismo de imprensa e digital.
ECTS: 120
Semestres: 4
CNAEF: 321 (Jornalismo e reportagem)
Código: 6367
Grau: Mestre
Vagas: 30
Acreditação: O curso de mestrado em Jornalismo foi acreditado, em 2020, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), por 6 (seis) anos.
N.º do Processo: ACEF/1819/0205272
Registo inicial da DGES: R/A-Ef 489/2011, de 15-01-2011
Desemprego registado no curso: 2,4% (mais informações em infocursos.mec.pt)
Jornalismo profissional – imprensa, rádio, televisão, agência, multiplataforma.
Produção de conteúdos para publicações jornalísticas institucionais.
Atividades que tenham como núcleo central a transmissão pública de conteúdos jornalísticos.
Investigação na área dos media e do jornalismo.