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Mudança de Par Instituição/Curso

Publicado originalmente: 02/02/2024

Mudança de Par Instituição/Curso — Ano Letivo 2024/2025

mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matrícula e/ou inscreve em par instituição/curso diferente daquele(s) em que, em anos letivos anteriores, realizou uma inscrição.

Podem requerer a mudança para um par instituição/curso os estudantes que:

a) Tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso e não o tenham concluído;
b) Tenham realizado os exames nacionais do Ensino Secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso – os quais podem ter sido realizados em qualquer ano letivo;
c) Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de Ensino Superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso.

Documentação a apresentar na candidatura*

Para candidatos nacionais (oriundos de estabelecimentos de ensino superior nacionais):

• Documento de identificação (apenas para efeitos de candidatura e para fins académicos);
• Fotografia tipo passe;
• Certidão de conclusão do Ensino Secundário, na qual devem constar as disciplinas realizadas, as classificações obtidas e a média final (documento oficial autenticado e carimbado pela Secretaria)*;
• Documento comprovativo das classificações obtidas nos exames nacionais das disciplinas específicas exigidas para o acesso ao curso a que se candidata (Ficha ENES)*;
• Certidão das unidades curriculares realizadas no curso e instituição de proveniência, com indicação das respetivas classificações e do número de créditos (ECTS) (documento oficial autenticado e carimbado pelos Serviços Académicos)*;
• Plano de estudos do curso superior que frequentou (publicação do Diário da República ou documento autenticado pelos Serviços Académicos);
• Declaração de não prescrição de matrícula referente ao ano letivo 2024/2025 (documento emitido pelos Serviços Académicos).

*Não são aceites declarações de honra, nem printscreens dos portais académicos, não havendo lugar a candidaturas condicionais.

Para candidatos estrangeiros (oriundos de estabelecimentos de ensino superior estrangeiros):
NOTA: Estes candidatos poderão ser abrangidos pelo Estatuto do Estudante Internacional, sendo o valor da propina diferenciado.

• Documento de identificação (apenas para efeitos de candidatura e para fins académicos);
• Fotografia tipo passe;
• Certidão de Equivalência do Ensino Secundário em Portugal;
• Documento que comprove a habilitação de acesso ao Ensino Superior (ENEM para candidatos do ensino brasileiro);
• Certidão de conclusão do curso de Ensino Secundário, legalmente equivalente ao português, com a discriminação da média final e das classificações das disciplinas efetuadas, bem como dos exames finais de âmbito nacional, das disciplinas terminais do Ensino Secundário consideradas homólogas às provas de ingresso exigidas para o curso a que se candidatam (documento oficial devidamente autenticado pelo agente consular português no país de origem do diploma e/ou legalizados pela Apostila de Haia);
• Certidão comprovativa da inscrição em curso superior estrangeiro em, pelo menos, dois anos letivos e dois anos curriculares (documento oficial devidamente autenticado pelo agente consular português no país de origem do diploma e/ou legalizados pela Apostila de Haia);
• Certidão de disciplinas concluídas no curso e instituição de origem, com os correspondentes créditos (ECTS) e as classificações obtidas, com explicitação da escala de classificação utilizada no país de origem (documento oficial devidamente autenticado pelo agente consular português no país de origem do diploma e/ou legalizados pela Apostila de Haia);
• Plano de estudos do curso superior que frequentou (publicação oficial do Diário da República ou documento autenticado pela universidade).

NOTA: São aceites candidaturas de estudantes brasileiros que realizaram o ENEM e que detenham o diploma do Ensino Médio. É exigido um mínimo de 500 pontos na prova de redação e, pelo menos, 475 pontos em cada uma das restantes provas do Exame Nacional do Ensino Médio.

Não são aceites declarações de honra, nem printscreens dos portais académicos, não havendo lugar a candidaturas condicionais.

Candidaturas Online

O processo de candidatura efetua-se exclusivamente online, no período de 7 a 20 de agosto de 2024.

Portal de Candidaturas Onlinehttps://portal.ipl.pt/escs-cssnet/page

NOTA: Para efetuar a candidatura online, aconselha-se a utilização dos seguintes browsers: Mozilla Firefox ou Google Chrome.

Apenas se podem candidatar a um dos cursos de licenciatura da ESCS, tal como previsto no artigo 6.º do Despacho n.º 8027/2016, publicado em Diário da República.

Critérios de seleção

A – Média do Ensino Secundário;
B – Melhor classificação numa das disciplinas das provas específicas;
C – Número de ECTS realizados;
D – Média ponderada das disciplinas realizadas.

NOTAS:
a) Os candidatos que tenham sido admitidos no Ensino Superior através do Concurso Especial de Acesso ao Ensino Superior para Maiores de 23 Anos poderão apenas candidatar-se ao concurso Mudança de Par Instituição/Curso desde que a prova teórica corresponda a uma das provas específicas referente ao curso a que se candidatam.
b) Os candidatos que tenham sido admitidos no Ensino Superior através dos concursos especiais Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica, Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional, Titulares de cursos de dupla certificação do Ensino Secundário e cursos Artísticos Especializados ou Estatuto de Estudante Internacional poderão apenas candidatar-se ao concurso Mudança de Par Instituição/Curso desde que a prova teórica corresponda a uma das provas específicas referente ao curso a que se candidatam.

Vagas

O número de vagas aprovadas para cada curso são:

• Audiovisual e Multimédia: 5
• Publicidade e Marketing: 2
• Relações Públicas e Comunicação Empresarial: 3
• Publicidade e Marketing (Pós-laboral): 2
• Relações Públicas e Comunicação Empresarial (Pós-laboral): 2

Calendário

Candidaturas: 7 a 20 de agosto de 2024
Afixação dos resultados provisórios: 6 de setembro de 2024
Reclamações: 9 e 10 de setembro de 2024 (dentro do horário de atendimento dos serviços)
Afixação dos resultados finais: 13 de setembro de 2024
Matrículas: 17 a 19 de setembro de 2024 (os candidatos admitidos receberão um e-mail com a indicação dos procedimentos para efetuar a matrícula)

Emolumentos

Candidatura*: 63€

*O pagamento dos emolumentos será efetuado através de referência Multibanco, fornecida no ato da candidatura online, não existindo lugar a reembolso do pagamento efetuado.

A candidatura só será considerada válida se toda a documentação exigida for devidamente anexada no Portal de Candidaturas Online e se o pagamento da taxa de candidatura for realizado no prazo estipulado, caso contrário a candidatura será automaticamente excluída.

NOTAS:
• A licenciatura em Audiovisual e Multimédia requer o pré-requisito Grupo F – Capacidade visual e motora adequada às exigências do curso.
• A licenciatura em Publicidade e Marketing requer o pré-requisito Grupo D – Capacidade de Visão.

Contacto

Todas as dúvidas deverão ser remetidas para servicos_academicos@escs.ipl.pt.