NOTA: A Pós-Graduação em Comunicação e Marketing na Indústria Farmacêutica abrirá vagas para o ano letivo 2025/26.
A ESCS e a ESTeSL, em parceria com a revista Marketing Farmacêutico e com o apoio da Jaba Recordati e do Infarmed, apresentam o novo curso de Pós-Graduação em Comunicação e Marketing na Indústria Farmacêutica.
A ESCS e a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), em parceria com a revista Marketing Farmacêutico e com o apoio da Jaba Recordati e do Infarmed, apresentam o novo curso de Pós-Graduação em Comunicação e Marketing na Indústria Farmacêutica, aproximando a academia das necessidades do mundo empresarial, combinando, numa única oferta formativa, as dimensões teórica/concetual e prática/experimental.
Este curso foi criado para responder às necessidades de conhecimentos e aquisição de competências ao nível da comunicação e do marketing na indústria farmacêutica.
O curso é constituído por 2 (dois) semestres conducentes à obtenção de 60 (sessenta) ECTS, que confere um Diploma de Pós-Graduação em Comunicação e Marketing na Indústria Farmacêutica. A estrutura do curso é composta por 10 (dez) unidades curriculares obrigatórias e 2 (duas) opcionais.
O curso é certificado e acreditado (5 CDP) pela Ordem dos Farmacêuticos.
Coordenação do Curso:
Coordenador: João Barros
Subcoordenadores: André Coelho (ESTeSL) e Fábio Lima (ESCS)
CONTEXTO E OBJETIVOS
A Pós-Graduação em Comunicação e Marketing na Indústria Farmacêutica foi criada para responder às necessidades de conhecimentos e aquisição de competências ao nível da comunicação e do marketing na indústria farmacêutica.
COMPETÊNCIAS
Após a conclusão do curso, os diplomados deverão estar aptos a compreender os desafios e necessidades da comunicação e do marketing do mercado farmacêutico, e sua aplicação no contexto atual, e, ainda, ter a capacidade de desenvolver o plano estratégico de marcas e a comunicação marketing no setor farmacêutico.
DESTINATÁRIOS
Gestores e Diretores de Marketing, Profissionais de Saúde e Delegados de Informação Médica que pretendam aprofundar os conhecimentos nas suas áreas de atividade.
Licenciados nas áreas de Comunicação, Marketing e Saúde que pretendam enriquecer os seus conhecimentos nestas áreas.
Candidatos que sejam titulares de um grau académico de nível superior na área da comunicação, ciências empresariais e/ou saúde ou que sejam detentores de um curriculum científico ou profissional relevante adequado à realização do curso.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
Os detentores da Pós-Graduação em Comunicação e Marketing na Indústria Farmacêutica são preparados para desempenhar funções nas diversas áreas da comunicação marketing centradas nos conteúdos das mais diversas organizações no Setor Farmacêutico e para responder às necessidades que acompanham a evolução das estratégias e práticas de comunicação na multiplicidade de canais existentes e emergentes.
BOLSA DE MÉRITO
O/A melhor estudante da Pós-Graduação em Comunicação e Marketing na Indústria Farmacêutica poderá receber uma bolsa de estudo por mérito, no âmbito do programa Projeto Next Level Higher Education for All@Politécnico de Lisboa.
Os critérios de seleção do melhor estudante do curso serão tornados públicos, aqui.
ESTAGIAR NA JABA RECORDATTI
No fim do curso, o melhor aluno terá a possibilidade de estagiar, durante 6 meses, na Jaba Recordatti.
CORPO DOCENTE
É composto por professores da ESCS e da ESTeSL e por profissionais especializados na área da Comunicação e Marketing Farmacêutico.
DURAÇÃO DO CURSO
O curso tem a duração de um ano letivo, correspondente a 60 ECTS.
FUNCIONAMENTO DO CURSO
No ano letivo 2023/24, o curso funcionará em regime de b-learning (60% online e 40% presencial).
OBJETIVOS DO CURSO
O curso de pós-graduação em Comunicação e Marketing na Indústria Farmacêutica tem como objetivos:
• Compreender os desafios e necessidades de comunicação do mercado farmacêutico e sua aplicação no contexto atual;
• Adquirir conhecimentos e competências sobre comunicação e marketing farmacêutico;
• Desenvolver competências no planeamento estratégico da comunicação farmacêutica.
BOLSAS PRR
Até 50% do valor da propina nas seguintes modalidades:
• Bolsas de Estudo por Mérito
• Bolsas de Apoio à Empregabilidade
• Bolsas para Estudantes Desempregados
• Bolsas para Mulheres Estudantes
Consulte, aqui, o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Incentivo — Impulso Adultos, no âmbito do Projeto Next Level Higher Education for All @ Politécnico de Lisboa, na Escola Superior de Comunicação Social.