Tendo por base as preocupações de responsabilidade social na estratégia e matriz da instituição, nomeadamente a eficiência energética e a boa gestão da água, a ESCS criou um Conselho, desde o ano ano letivo 2019/2020 para implementar várias iniciativas no âmbito do programa Eco-Escolas e preparar a sua candidatura a Eco-Campus, em conjunto com a ESML e com a ESELx.
Os principais objetivos do Programa Eco-Escolas da ESCS são sensibilizar e consciencializar a comunidade escsiana para práticas mais sustentáveis, promovendo a diminuição dos consumos de água e energia elétrica, o aumento da separação dos resíduos para reciclagem e o estímulo à mobilidade mais limpa, à economia circular e à desmaterialização dos trabalhos e processos. Desta forma, a ESCS contribuirá para uma sociedade mais sustentável através da mudança de atitude e comportamento da sua comunidade.
Para tal, ao longo destes últimos anos têm vindo a ser implementadas ações com vista a atingir as metas estabelecidas, como são exemplo:
- O kit do estudante, constituído por elementos produzidos com matérias amigas do ambiente.
- A organização de 2 Feiras de Trocas e recolha de sebentas, em cada ano letivo.
- Várias palestras, seminários e workshops sobre os vários temas da sustentabilidade ambiental.
- Substituição das torneiras antigas para torneiras com temporizador e substituição gradual de lâmpadas antigas por lâmpadas Led, com vista à redução dos consumos de água e de energia elétrica.
- Criação da Ilha de Ecopontos com recolha de lâmpadas, pilhas, elétricos e electrónicos em fim de vida, tampas de plástico e cápsulas de café Dolce Gusto e Delta, para uma melhorar gestão dos resíduos.
- Mais envolvimento de docentes que adotam os temas da sustentabilidade nas suas UCs, visíveis nos trabalhos académicos.
Links úteis:
ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa
Eco-Escolas
GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial
APA – Agência Portuguesa do Ambiente
Eco-Código 2024