LINHA DE INVESTIGAÇÃO 2 — COMUNICAÇÃO, ESTRATÉGIAS E CRIATIVIDADE
A linha de investigação Comunicação, Estratégias e Criatividade centra a sua atividade no campo das práticas comunicacionais que envolvem as organizações e os stakeholders, cruzando as seguintes áreas do saber: comunicação organizacional, relações públicas, marketing, cultura corporativa e publicidade.
Coordenador: Prof. Doutor João Rosário (jrosario@escs.ipl.pt)
A Linha de Investigação 2 integra os seguintes projetos de investigação:
Nome: +LONGE: Consumo e Idadismo: Expectativas, Significados Culturais e Estereótipos na Publicidade para Consumidores Seniores
Sinopse: Adotando uma perspetiva transcultural e recorrendo a uma abordagem de investigação por métodos mistos, este projeto visa examinar a relação dos seniores (60+) com as tecnologias de informação e comunicação e com a publicidade, bem como analisar a sua jornada de consumidor em diferentes contextos culturais (ibéricos e norte-americanos).
Coordenadora: Prof.ª Doutora Sandra Miranda (smiranda@escs.ipl.pt)
Estado do Projeto: Ativo
VER [+]
Nome: DOC-EDU: Olhares sobre a iniciação à leitura e à escrita. Da produção à comunicação de um recurso educativo audiovisual
Sinopse: O projeto DOC-EDU: Olhares sobre a iniciação à leitura e à escrita. Da produção à comunicação de um recurso educativo audiovisual tem como objetivo a conceção e o desenvolvimento de uma obra audiovisual do tipo documentário que apresenta uma reflexão sobre o processo de iniciação à leitura e à escrita.
Coordenadora: Prof.ª Especialista Joana Souza (jsouza@escs.ipl.pt)
Estado do Projeto: Ativo
VER [+]
Nome: CoLab Games, plataforma digital para personalização de jogos analógicos
Sinopse: O projeto “CoLab Games” tem como principal objetivo a criação de uma plataforma colaborativa que permita a criação personalizada de jogos analógicos, com conteúdos digitais, para utilização em contextos de comunicação, literacia e cidadania.
Coordenadora: Prof.ª Especialista Filipa Lopes (flopes@escs.ipl.pt)
Estado do Projeto: Ativo
VER [+]
Nome: Digital Communication and Digital Marketing: a cross-cultural learning experience between PT and USA
Sinopse: In today's rapidly evolving global landscape, digital corporate communication and digital marketing have emerged as indispensable tools that transcend cultural, societal, corporate, and academic boundaries. Culturally, digital platforms have facilitated unprecedented cultural exchange and understanding, enabling individuals from diverse backgrounds to connect, share, and appreciate each other's traditions and perspectives. Societally, digital communication has reshaped how we interact with organizations, mobilize for social causes, or stay informed, while digital marketing has transformed consumer behavior and expectations, impacting everything from product discovery to brand loyalty. In the corporate realm, digital strategies have become pivotal for organizations of different sectors and areas, enhancing stakeholder’s relationships and engagement, market reach, and profitability. Academically, the study of digital communication and marketing has become a vital field, providing insights into emerging trends to guide future professionals as they navigate this dynamic landscape. In sum, the relevance of digital communication and marketing today is paramount, influencing how we communicate, connect, and conduct business on a global scale while shaping the academic discourse surrounding these transformative phenomena.
Coordenadora: Prof.ª Doutora Sandra Miranda (smiranda@escs.ipl.pt)
Estado do Projeto: Ativo
VER [+]
Nome: FLOW: Enfrentando Obstáculos ao bem-estar na Academia, será a comunicação organizacional um ponto de partida? (com referência IPL/IDI&CA2023/FLOW_ESCS)
Sinopse: Este projeto pretende compreender de que forma as Instituições de Ensino Superior (IES) promovem, através da sua comunicação, o bem-estar dos estudantes, bem como a literacia sobre o mesmo. Através da realização de dois estudos qualitativos, este projeto dá voz aos responsáveis de comunicação e aos estudantes de diversas IES em Portugal.
Coordenador: Prof.ª Doutora Rita Monteiro Mourão (rmourao@escs.ipl.pt)
Estado do Projeto: Ativo
VER [+]
Nome: Análise SWOT da Comunicação do Programa Mentori@IPL. Contributos para Maior Adesão dos Estudantes
Sinopse: Uma equipa multidisciplinar propõe-se, através de uma investigação exploratória de cariz misto, a analisar a comunicação do Programa Mentori@IPL – Programa de Mentoria Interpares do Politécnico de Lisboa, com o objetivo de compreender quais as estratégias de comunicação mais eficientes para aumentar a adesão e compromisso dos estudantes.
Coordenador: Prof.ª Dr.ª Alexandra David (adavid@escs.ipl.pt)
Estado do Projeto: Ativo
VER [+]
Nome: PMEINCoope: A aplicação da teoria do capital social no estudo da capacidade de inovação através da coopetição por PMEs inseridas em clusters setoriais
Sinopse: Este projeto foca-se na coopetição, um termo que define uma estratégia na qual as empresas colaboram com competidores. O principal objetivo do projeto consiste em entender de que forma a coopetição poderá contribuir para a inovação radical e/ou incremental por parte de pequenas e medias empresas inseridas em clusters setoriais.
Coordenador: Prof. Doutor Nuno Tiago Baptista (nbaptista@escs.ipl.pt)
Estado do Projeto: Ativo
VER [+]
Nome: BIGTECHCon: Movimento consumerista e práticas de anti-consumo em contextos de poder de mercado significativo por parte das grandes empresas de base tecnológica
Sinopse: O principal objetivo do projeto consiste no entendimento da resposta do movimento ativista em defesa do consumidor ao poder excessivo de mercado de grandes empresas de base tecnológica e na avaliação da relação entre o anti-consumo deliberado dos serviços oferecidos por estas grandes empresas e o bem-estar e felicidade do consumidor.
Coordenador: Prof. Doutor Nuno Tiago Baptista (nbaptista@escs.ipl.pt)
Estado do Projeto: Concluído
VER [+]
Nome: Comunicação sobre Clima: do conceito de Mudança ao conceito de Crise
Sinopse: Da “mudança” à “crise”, representa a maior alteração na comunicação sobre o clima nos últimos anos. Numa visão pragmática do mundo, opta-se por uma abordagem convergente de métodos mistos na recolha, análise e interpretação dos dados para documentar esta mudança, e compreender a sua importância na comunicação / ação de 10 empresas portuguesas.
Coordenadora: Prof.ª Doutora Mafalda Eiró-Gomes (agomes@escs.ipl.pt)
Estado do Projeto: Concluído
VER [+]
Nome: SHIFT – Sustainability-oriented, Highly interactive, and Innovation-based Framework for Tourism marketing
Sinopse: Projeto com uma abordagem multidisciplinar que visa desenvolver um quadro teórico tendo em conta os desafios atuais do turismo como a sustentabilidade, a digitalização e os comportamentos pós-pandemia dos consumidores, para um novo paradigma de marketing digital colaborativo no turismo. O quadro teórico abordará a forma como os agentes turísticos podem transitar para esse novo paradigma identificando as condições prévias necessárias, os agentes, as suas motivações, processos e resultados esperados. O projeto inclui ainda a validação empírica dos modelos teóricos a desenvolver e um protótipo de uma plataforma de marketing digital colaborativa para explorar, numa abordagem pragmática, como os modelos validados poderão ser implementados.
Coordenadora: Teresa Costa, Escola Superior de Ciências Empresariais, Instituto Politécnico de Setúbal (teresa.costa@esce.ips.pt)
Coordenador IPL-ESCS: Prof. Doutor João Rosário (jrosario@escs.ipl.pt)
Estado do Projeto: Ativo
VER [+]
Nome: Business-to-Business: Beyond Business Communication (B2B-BBC)
Sinopse: Na esteira de uma investigação aplicada, pretende-se descrever o papel da comunicação na forma como as empresas nacionais B2B exportadoras gerem relações com os seus stakeholders, em contexto pós pandemia, bem como traçar um plano de ação, que capacite no âmbito da comunicação estratégica as organizações envolvidas, tornando-as mais competitivas.
Coordenadora: Prof.ª Doutora Ana Raposo (araposo@escs.ipl.pt)
Estado do Projeto: Concluído
VER [+]
Nome: Living Lab Comportamento Ético-Sustentável do Consumidor Antes e Depois da Pandemia COVID
Sinopse: Living Lab do comportamento ético-sustentável do consumidor português face às mudanças provocadas pela pandemia COVID 19, tendo como um dos objetivos, conhecer as atitudes e comportamentos dos consumidores face ao consumo ético-sustentável antes e depois da pandemia de Covid-19. Como outro objetivo pretende atingir um ajustamento entre a procura e a oferta respetiva, possibilitando e promovendo, através da digitalização, a existência de cadeias curtas e a valorização e promoção da comercialização dos produtos/serviços e dos produtores, promovendo assim a sustentabilidade, em todas as suas vertentes.
Financiamento: Projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)
Coordenadora: Prof.ª Doutora Maria José dos Santos (msantos@escs.ipl.pt)
Estado do Projeto: Concluído
VER [+]
Nome: Seniores em rede, engagement e literacia digital
Sinopse: Este projeto pretende fortalecer a produção científica na área da literacia digital e da comunicação para séniores, tendo presente não apenas a sua mais-valia para a comunidade académica, profissional e empresarial, mas também na forma como fomenta a cooperação entre a ciência e o cidadão comum – reforçando o papel de ciência cidadã.
Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)
Coordenadora: Prof.ª Doutora Sandra Miranda (smiranda@escs.ipl.pt)
Estado do Projeto: Ativo
VER [+]
Nome: Turismo Jovem Sustentável: Identificação de Clusters na Geração Z
Sinopse: O projeto centra-se na Geração Z e preconiza três objetivos: 1) caraterizar o Turista Z, do ponto de vista dos seus valores orientadores; 2) identificar perfis de Turistas Z, enquanto os alvos atuais e futuros de estratégias diferenciadas de turismo; 3) confirmar à luz dos perfis identificados a existência de segmentos de mercado mais associados a valores de sustentabilidade e consequente mais propensos à procura de ofertas turísticas sustentáveis. Para a identificação dos diferentes perfis, ir-se-ão utilizar duas dimensões: “os valores orientadores” e o significado atribuído à viagem turística.
Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)
Coordenador: Prof. Doutor João Rosário (jrosario@escs.ipl.pt)
Estado do Projeto: Concluído
VER [+]
Nome: Médias Empresas e Comunicação Corporativa
Sinopse: O objetivo deste projeto prende-se com a compreensão das práticas e das necessidades das PME, que representam 99,9% do tecido empresarial português, em termos de comunicação institucional/relações públicas. A linha teórica de investigação é de cariz pragmatista e a população em análise são as associadas da ANPME nos setores agrícola, industrial e do turismo.
Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)
Coordenadora: Prof.ª Doutora Mafalda Eiró-Gomes (agomes@escs.ipl.pt)
Estado do Projeto: Concluído
VER [+]
Nome: Avaliação das Atrações Turísticas Inteligentes
Sinopse: O projeto SmarTuris visa a avaliação das Atrações Turísticas na sua dimensão “Smart” nas cidades de Lisboa e Barcelona, através de inquéritos administrados aos responsáveis pela gestão dessas Atrações e aos visitantes-turistas.
Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)
Coordenadora: Prof.ª Doutora Ana Teresa Machado (amachado@escs.ipl.pt)
Estado do Projeto: Concluído
VER [+]
Nome: Comunicação das Marcas nas Redes Sociais: Preditores de Engagement
Sinopse: Projeto com o objetivo de validar os preditores do envolvimento dos fãs com as páginas de Facebook das suas marcas preferidas, através de uma triangulação metodológica com recurso aos métodos qualitativo e quantitativo.
Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)
Coordenadora: Prof.ª Doutora Ana Teresa Machado (amachado@escs.ipl.pt)
Estado do Projeto: Concluído
VER [+]
Nome: A Comunicação em OSC: do Conhecimento ao Reconhecimento
Sinopse: Este Projeto tem como objetivo compreender como é entendido o papel da comunicação na construção da identidade das Organizações da Sociedade Civil (OSC). Deste modo, procura-se perceber de que forma a gestão da comunicação contribui para o conhecimento e reconhecimento destas organizações junto dos seus principais stakeholders e, de forma específica, junto das comunidades em que atuam.
Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)
Coordenadora: Prof.ª Doutora Mafalda Eiró-Gomes (agomes@escs.ipl.pt)
Estado do Projeto: Concluído
VER [+]
Nome: “Comunicação” nas Federações Desportivas: o Estado da Arte em Portugal
Sinopse: Este Projeto que tem como objetivo compreender o papel da comunicação na construção da identidade das Federações com estatuto de utilidade pública desportiva. Assim, é analisado o entendimento que os dirigentes destas organizações fazem do papel e funções dos profissionais de comunicação estratégica no âmbito das mesmas.
Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)
Coordenadora: Prof.ª Doutora Mafalda Eiró-Gomes (agomes@escs.ipl.pt)
Estado do Projeto: Concluído
VER [+]
Nome: Avaliação da atratividade turística da cidade de Lisboa: Sentimentos & Desempenho, duas abordagens metodológicas
Sinopse: Obtenção de insights sobre a competitividade da cidade de Lisboa em termos de atratividade enquanto destino turístico através de duas abordagens metodológicas, Análise de Sentimentos (feedback dos turistas sobre museus e monumentos mais visitados de Lisboa) e Modelo Importância/Desempenho (avaliação de importância e desempenho de um conjunto de características de uma cidade como destino turístico).
Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)
Coordenador: Prof. Doutor João Rosário (jrosario@escs.ipl.pt)
Estado do Projeto: Concluído
VER [+]
Nome: Nutrição na palma da mão: Engagement, comunicação e impacto das aplicações
Sinopse: O projeto ECINA visa aprofundar o conhecimento acerca da relação entre a tecnologia mobile, a nutrição e o engagement e explorar, entre outros, o papel das aplicações móveis de nutrição na comunicação nutricionista-paciente e na adoção de comportamentos alimentares saudáveis.
Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)
Coordenadora: Prof.ª Doutora Ana Cristina Antunes (aantunes@escs.ipl.pt)
Estado do Projeto: Concluído
VER [+]
Nome: Observatório de Publicidade em Saúde e Beleza
Sinopse: o projeto consubstancia-se na criação de um Observatório da Publicidade, que pretende avaliar a adaptação da publicidade às tendências sociais, nomeadamente à crescente preocupação com a saúde ligada à alimentação e beleza. Em particular, pretende-se estudar a publicidade a produtos alimentares e de beleza cujos apelos estejam centrados nos valores da saúde, bem como a adaptação das mensagens publicitárias destas categorias de produto a novos conteúdos e meios de comunicação.
Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)
Coordenador: Prof. Doutor Jorge Veríssimo (jverissimo@escs.ipl.pt)
Estado do Projeto: Concluído
VER [+]
Nome: Comunicação e Cidadania Corporativa (3Cs)
Sinopse: este projeto tem como objetivo conhecer, refletir e discutir como são entendidos pelas empresas associadas do GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial os conceitos de Responsabilidade Social Corporativa, Impacto Social e Cidadania Corporativa, bem como, de que formas cumprem o desiderato da “Responsabilidade Corporativa, do Investimento Social ou da Cidadania Corporativa” e como expressam esta missão, identificando quais as estratégias, táticas e ações que o consubstanciam.
Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)
Coordenador: Prof.ª Doutora Mafalda Eiró-Gomes (agomes@escs.ipl.pt)
Estado do Projeto: Concluído
VER [+]