A área das Relações Públicas/Comunicação Empresarial constitui-se como uma função estratégica de gestão, imprescindível em qualquer instituição: empresas, organismos públicos ou entidades sem fins lucrativos. Através dos laboratórios, que conjugam uma vertente prática fundamentada em saberes teórico-científicos, os alunos passam por várias áreas e experiências profissionais, elaborando ferramentas de comunicação ou propondo campanhas de relações públicas, como resposta direta a desafios lançados por organizações dos mais variados setores de atividade (a nível nacional e internacional).
O plano de estudos está adequado ao processo de Bolonha.
Coordenação do Curso:
Coordenadora: Tatiana Nunes
Subcoordenadora: Ana Raposo
ECTS: 180
Semestres: 6
CNAEF: 342 (Marketing e publicidade)
Código: 9231 (regime diurno) e 8438 (regime pós-laboral)
Grau: Licenciado
Vagas (24/25): 59 (regime diurno) e 29 (regime pós-laboral)
Vagas (23/24): 59 (regime diurno) e 29 (regime pós-laboral)
Vagas (22/23): 57 (regime diurno) e 29 (regime pós-laboral)
Acreditação: O curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial foi acreditado, em 2019, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), por 6 (seis) anos.
N.º do Processo: ACEF/1718/0105247
Registo inicial da DGES: R/A-Ef 3297/2011, de 18-03-2011
Diurno:
Desemprego registado no curso: 5,5% (mais informações em infocursos.mec.pt)
Pós-Laboral:
Desemprego registado no curso: 5,5% (mais informações em infocursos.mec.pt).
EMPRESAS, INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL
– Técnico / Diretor de Comunicação
– Técnico / Diretor de Relações Públicas
– Técnico / Diretor de Comunicação Institucional
– Técnico / Diretor de Comunicação Corporativa
– Técnico / Diretor de Comunicação Interna
– Técnico / Diretor de Comunicação Pública
CONSULTORIA EM
– Social Media
– Gestão de Comunidades
– Gestão de Stakeholders
– Comunicação de Risco
– Gestão de Crises
– Comunicação Corporativa
– Relações com os Media
– Gestão de Eventos
PROVAS ESPECÍFICAS (para os anos letivos 2025/26 e 2026/27)
Duas das seguintes provas:
11 História
16 Matemática
18 Português
MÉDIAS (nota do último aluno colocado)
Fórmula de cálculo: 50% da média do Ensino Secundário + 50% da nota das Provas Específicas de ingresso
Ano Letivo 2024/2025:
Regime Diurno:
1.ª Fase: 155,0
2.ª Fase: 161,5
Regime Pós-Laboral:
1.ª Fase: 148,5
2.ª Fase: 157,0
A licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial, que se encontra em adequação, constitui um património de saberes e experiências acumulados que se iniciaram com a criação do primeiro curso em 1990 e com todas as posteriores reformulações que entretanto foram efetuadas. Para este património muito contribuiu o contacto com as entidades empresariais do setor em questão, bem como as opiniões dos ex-alunos que se têm formado e que têm mostrado as forças e as fraquezas da formação que a Escola Superior de Comunicação Social tem efetuado neste domínio das Relações Públicas e da Comunicação Empresarial. Todo este património, comparando-o com o que de melhor se realiza no espaço Europeu, contribuiu para chegar aos objetivos que a seguir se descriminam.
Descrição Sumária dos Objetivos:
Preparar profissionais para atuarem analítica e criticamente nos contextos profissionais onde têm lugar o desenvolvimento das atividades de Relações Públicas e de Comunicação Empresarial: agências, consultoras e clientes (concorrencial, público ou terceiro setor);
Dotar os estudantes de conhecimentos de base em ciências sociais e ciências da comunicação que concorram para o bom entendimento e utilização dos conhecimentos aplicados de Relações Públicas e Comunicação Empresarial;
Proporcionar aos estudantes conhecimentos abrangentes sobre métodos, técnicas e instrumentos de Relações Públicas e Comunicação Empresarial, numa perspetiva profissionalizante, capaz de formar a sua capacidade de resolução de problemas no âmbito da área de formação e futura área de inserção profissional;
Desenvolver nos estudantes as competências de atuação crítica sobre informação necessária e adequada ao bom desenvolvimento das suas atividades profissionais, capacitando-os para a tomada de decisões técnicas, e para a subjacente fundamentação, na área de Relações Públicas e Comunicação Empresarial;
Proporcionar conhecimentos aplicados que permitam aos estudantes atuar tecnicamente nos diferentes ambientes organizacionais onde desenvolverão as suas atividades profissionais;
Desenvolver nos estudantes competências pessoais e interpessoais capazes de potenciar a apresentação, debate, defesa e enriquecimento de ideias, conceitos, questões e problemas, inerentes às soluções encontradas no âmbito da aplicação prática dos conhecimentos técnicos das áreas de Relações Públicas e Comunicação Empresarial;
Desenvolver nos futuros profissionais padrões de aquisição de conhecimentos e de aprendizagem que lhes providenciem predisposição e capacidade para a sua atualização autónoma posterior, numa abordagem de “atualização e aprendizagem ao longo da vida”;
Realizar atividades de investigação aplicada próprias e intercâmbio científico nacional e internacional nas áreas de Relações Públicas e Comunicação Empresarial, com relevância estratégica para o desenvolvimento das mesmas na ESCS e no Sistema de Ensino Nacional, que contribuam para o desenvolvimento científico das áreas, bem como para o incremento continuado da qualidade dos processos de aprendizagem dos alunos;
Promover a mobilidade nacional e internacional de docentes e discentes, no sentido de dotar estas duas comunidades de oportunidades de desenvolvimento das suas capacidades científicas, profissionais, de entendimento e humanas.