Passar para o conteúdo principal

Publicado: 19.12.2014

Publicado: 19/12/2014

No dia 12 de dezembro, membros atuais e antigos da escstunis juntaram-se em palco para celebrar 20 anos de histórias.

Cumprindo a tradição anual, a escstunis subiu ao palco do Auditório Vítor Macieira, no dia 12 de dezembro, para comemorar o seu aniversário. Não obstante, 20 anos volvidos sobre a criação da Tuna Académica da Escola Superior de Comunicação Social, a 16 de dezembro de 1994, a tradição ficou-se apenas pelo local da celebração, dando espaço a um espetáculo diferente do habitual, pensado à medida da ocasião.

[Fotografia] O palco do Auditório Vítor Macieira, na ESCS, recebeu a enorme família de 20 anos de escstunis.

Origens

Mantendo os pés bem fincados no presente, a escstunis não quis deixar de homenagear todo o seu passado quando chegou a ocasião de assinalar 20 anos de vida. Esse momento aconteceu no passado dia 12 de dezembro e teve lugar num Auditório Vítor Macieira com uma plateia bastante preenchida, a qual foi brindada com um espetáculo especial. Em vez de uma sucessão de atuações a cargo de tunas convidadas, culminando com a da própria escstunis, este ano, a anfitriã manteve-se em palco do início ao fim. A noite, essa, dividiu-se em três partes. A própria ESCS, enquanto berço e casa da aniversariante, foi o ponto central do primeiro segmento. "Foi uma honra atuar naquele palco que é tão nosso, numa data tão especial, e honrar também a ESCS, que sempre foi a nossa casa, as nossas 'origens', e que sempre foi o nosso porto de abrigo e apoio para tudo o que precisámos. E é o nome da ESCS que levamos ao peito sempre que saímos da nossa 'casa' e viajamos por terras mais ou menos longínquas", confessa o membro da escstunis Samuel Meneses a esse propósito, concluindo precisamente, com "orgulho" e "gratidão", que "foi em casa que nos sentimos ao atuar na celebração dos nossos 20 anos".

Amizades e crescimento

O segundo segmento do espetáculo terá sossegado eventuais apreciadores da tradição. Não atuaram tunas convidadas, como é costume nos aniversários da escstunis, mas juntaram-se a esta, em vários temas, elementos de algumas das tunas que se tornaram amigas ao longo deste percurso de 20 anos de festivais e de estrada. O momento alto, contudo, ficou reservado para a reta final. Gerações diferentes e distantes de escsianos protagonizaram um cruzamento que se traduziu numa "experiência muito inspiradora e enriquecedora". Antigos elementos da escstunis, incluindo fundadores, encontraram-se – em muitos casos, pela primeira vez – com os atuais para interpretarem tanto temas recentes como temas que já remontam às origens, mas que hoje se apresentam igualmente como novos para muitos, tantas foram as atualizações que foram sofrendo ao longo de duas décadas. Samuel, atual diretor musical da escstunis, diz mesmo que "foi um orgulho partilhar o palco com aqueles que lá estiveram antes de nós e fizeram parte daquilo que somos hoje". Resumindo, nas suas palavras: "Foi uma noite onde se viveu, reviveu, aprendeu, recordou, onde se mataram muitas saudades, e onde se tentaram resumir e homenagear 20 anos de história".