A ESCS, em parceria com a Sonae MC, a PSE, a SAS, a Kraz Data Solutions, o GroupM e a YData, apresenta o novo curso de especialização em Marketing e Data Science.

A ESCS, em parceria com a Sonae MC (Grupo Sonae), a PSE (Produtos e Serviços de Estatística) e a SAS (Analytics, Artificial Intelligence and Data Management), a Kraz Data Solutions, o GroupM e a YData, apresenta o novo curso de especialização em Marketing e Data Science, aproximando a academia às necessidades crescentes das organizações, combinando, numa única oferta formativa, as dimensões teórica/concetual e prática/experimental como forma de complementaridade da formação dos que trabalham nestas áreas nas mais diversas organizações públicas e privadas.
Coordenação do Curso:
Coordenador: João Ferreira do Rosário
Subcoordenadora: Madalena Santo
CONTEXTO E OBJETIVOS
No sentido de acompanhar as necessidades do mercado, que procura avidamente por competências de análise, tratamento e interpretação de grandes quantidades de dados gerados pelo consumidor e a interação com a Inteligência Artificial, o curso de especialização em Marketing e Data Science procura munir os profissionais de marketing de novas ferramentas que lhes permitam orientar com sucesso as estratégias num mundo digital; entender as tecnologias mais inovadoras e desenvolver a capacidade de analisar dados relevantes; aplicar modelos analíticos de marketing e utilizar ferramentas de Inteligência Artificial nas várias vertentes do marketing.
O curso de especialização em Marketing e Data Science tem como objetivos:
• Compreender a importância do data driven marketing;
• Entender o papel do Big Data no Marketing, e insights e principais métricas são importantes para medir e acompanhar a execução das estratégias;
• Entender que aplicações e tipos de Inteligência Artificial podem ser aplicadas às interações dos consumidores;
• Realizar análises visuais e estatísticas de dados;
• Implementar modelos e algoritmos, usando as ferramentas analíticas de última geração.
COMPETÊNCIAS
No final do curso, os alunos deverão poder identificar os melhores modelos e metodologias para extrair conhecimento de diferentes fontes de dados, com recurso a ferramentas de Inteligência Artificial, e interpretar e apresentar resultados que suportem a tomada de decisões em marketing.
DESTINATÁRIOS
Recém-licenciados que pretendam formação complementar na área. Profissionais de Publicidade e Marketing oriundos de licenciaturas em áreas compatíveis, que pretendam alargar as suas competências analíticas e/ou para quem a análise de dados e gestão do conhecimento são fatores de diferenciação a nível profissional, incluindo através da utilização de ferramentas de Inteligência Artificial.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
A frequência deste curso de especialização em Marketing e Data Science permitirá desempenhar funções nas diversas áreas do Marketing, em que a análise de dados e a gestão da informação para a tomada de decisão são ferramentas importantes no seu desempenho profissional, complementados com a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial apropriadas.
DURAÇÃO DO CURSO
O curso tem a duração de 14 semanas, correspondente a 16 ECTS.
FUNCIONAMENTO DO CURSO
O curso funcionará em regime de b-learning (60% online e 40% presencial).
1.º Período: Dois dias de aulas por semana, com duas unidades curriculares por dia. Horário: 18h30 às 22h30.
2.º Período: Dois dias de aulas por semana, com uma unidade curricular por dia. Horário: 18h30 às 21h30.