A UC é composta por três módulos distintos, nomeadamente:
Módulo I: Mudanças no sistema dos média: Neste módulo pretende-se traçar as principais linhas de evolução no sistema mediático e o seu impacto no modelo de negócio do jornalismo, dando conta dos principais players tecnológicos e ecossistemas de produção e distribuição mundial.
Módulo II: O impacto da digitalização no negócio dos média: Explorar-se-ão conceitos de comunicação tais como a pesquisa, o planeamento, a estratégia e a avaliação, sempre aplicadas ao digital e em contexto desportivo. Abordar-se-ão ainda conceitos importantes no meio digital, como Paid Media e Social Listening, bem como outros emergentes, como a web 3.0 e os NFTs, e de que forma estes podem ser importantes no meio desportivo.
Módulo III: Novos mercados e conteúdos: Neste módulo procurar-se-á estudar a perceção de valor dos conteúdos desportivos e compreender e analisar os respetivos direitos e constrangimentos (institucionais, económicos e sociais). Pretende-se, neste âmbito, dar conta dos novos mercados dos média desportivos e dar a conhecer as metodologias atuais de medição de audiências e respetivas limitações para o seu conhecimento, particularmente no domínio das transmissões desportivas.