Publicado: 22.10.2024
Na ESCS, João Barroso Viegas descobriu que tinha futuro na área da Comunicação. Atualmente, desempenha a função de PR & Communications Manager, na DAZN Portugal.
Na candidatura ao Ensino Superior, o foco de João Barroso Viegas era a área da Gestão, mas foi na Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE) que acabou por ingressar. Se, inicialmente, não estava muito convencido, a partir da primeira aula, começou a perceber que estava “no sítio certo”. Hoje, guarda inúmeras memórias das aulas e das atividades extracurriculares e faz “questão de aceitar” todos os convites para voltar à Escola, no papel de alumnus, seja como mentor no Programa de Mentoring, seja como orador convidado num evento.
O espírito escsiano
João entrou na ESCS em 2015. Das aulas, destaca a componente prática, que permite “experimentar, pôr a mão na massa e discutir os vários pontos de vista com os colegas”. Para tal, contribui o corpo docente “com um percurso interessante no mercado de trabalho [e/ou] com uma sólida carreira académica”.
Mas não só de aulas é feita a ESCS. O escsiano conta, divertido, que “passava dia e noite, aqui [na Escola]”. Nas atividades extracurriculares, João colocou em prática os ensinamentos do curso e explorou outras áreas, como a Fotografia, no número f, e a Televisão, no E2. Mas lembra, em especial, a organização de dois Commie Awards e as atividades desempenhadas durante os três anos em que esteve na AE ESCS, com principal foco nas relações externas e no desporto. "Voltámos a colocar a ESCS e o IPL no panorama do desporto universitário, com uma maior participação em várias competições, individuais e coletivas", lembra. João garante que todas as atividades extracurriculares em que participou lhe "trouxeram mais-valias" e que acabou por "conhecer pessoas, que, hoje, são colegas de trabalho, fornecedores ou parceiros em vários projetos, para além de amigos”. "Quando chegamos ao primeiro emprego, há coisas que já sabemos fazer e as pessoas ficam surpreendidas. A ESCS tem a atmosfera perfeita para colocar em prática várias ideias e crescer num ambiente seguro", completa.
Percurso nas RP
Ainda antes de terminar a licenciatura, João começou a trabalhar na Wisdom Consulting, na área de Comunicação Institucional e Public Affairs. “Estive numa equipa pequena e concisa que me ajudou imenso a crescer. Tive a oportunidade de trabalhar com diversos clientes, de vários setores, e com marcas interessantes”, lembra. Passou, ainda, pela Adagietto, antes de dar o salto para a área criativa, da Publicidade, na FunnyHow, para onde entrou com o principal desafio de gerir a conta da Sagres, para além de outras marcas, como o UBBO e a ELEVEN Sports. Depois, na Lola Normajean, continuou a aliar as Relações Públicas e a Publicidade. No decorrer desta experiência, teve a oportunidade de oferecer um "presente ao Presidente da República, transformando uma ideia que ia para o caixote do lixo numa ação mediática que passou, em prime time, na televisão nacional". E, em 2023, aquando da compra da ELEVEN Sports pela DAZN Portugal, foi convidado a integrar a equipa, na qual permanece até hoje.
Como PR & Communications Manager, na DAZN Portugal, o antigo estudante começa o seu dia a analisar o que foi e está a ser falado nos meios de comunicação social, principalmente, na área do Desporto e do streaming. Parte das suas funções é a gestão da relação com os jornalistas e a estratégia de Comunicação e Relações Públicas da marca. “Somos a maior plataforma de streaming desportivo do mundo", refere, pelo que todos os conteúdos produzidos e transmitidos têm de estar alinhados, a nível nacional e internacional. "As redes sociais são um dos maiores canais de comunicação e, só no TikTok, por exemplo, temos perto de 1 milhão de seguidores, que esperam conteúdo de qualidade regularmente”, explica.
Quando entrou para a empresa, um dos desafios foi o rebranding de ELEVEN Sports para a DAZN. “Era fundamental que as pessoas compreendessem não só a mudança de marca, mas também a pronúncia correta da DAZN [da-zone]”. Para “educar o público”, o escsiano lembra que parte da estratégia passou por recorrer a atletas, como Bernardo Silva, Bruno Fernandes e Rúben Dias, entre outros, que, de forma bem-humorada, tentavam pronunciar o nome da marca. "Era uma novidade para todos, tanto para os clientes, como para os atletas, pelo que vê-los a tentar pronunciar o nome tornou tudo mais relatable, além de engraçado. A escolha de utilizar ídolos dos portugueses não foi por acaso e tornou a mensagem mais impactante", recorda.
Competições: uma motivação extra
João tem vindo a participar em competições, desde que começou a trabalhar em agência. Nos Young Lions Portugal, em 2019 e em 2022, arrecadou, em conjunto com João Pedro Ferreira (também antigo estudante de RPCE e, atualmente, Communication Consultant na Wisdom e docente na ESCS), o galardão de Ouro, na categoria de Relações Públicas, levando-os a representar Portugal no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions. É objetivo da dupla continuar a participar “até aos 30 anos (idade limite) e até ganharmos o prémio em Cannes”, confessa. Em 2020, com Élio Mendes (licenciado em Audiovisual e Multimédia), ganhou três galardões de bronze nos Prémios Lusófonos da Criatividade, nas categorias de Briefing Aberto, Eficácia em Campanha de PR e Campanha de PR Low Budget. E, em 2021, viu a campanha “Filled by Palsy”, desenvolvida para a APCL – Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, ser galardoada com um Leão de Prata, na categoria de Creative Strategy, no maior palco de criatividade do mundo: o Cannes Lions Festival. Para o escsiano, ser distinguido nestas competições “não só valoriza todo o trabalho desenvolvido, como nos dá uma motivação extra para querer fazer mais e melhor”. João destaca, ainda, o projeto inclusivo “Unnoticed Fashion Show”, o que mais prazer lhe deu trabalhar, na Lola Normajean, que foi bastante reconhecido a nível global, tendo conquistado duas Shortlist no Festival de Cannes, nas categorias de PR e de Brand Experience.
Um futuro na Comunicação
Na ESCS, João percebeu que tinha “um futuro na Comunicação”. O escsiano recorda que, enquanto estudava, era jogador de andebol no Sport Lisboa e Benfica e tinha por hábito comparar o que aprendia na Escola com as funções dos profissionais de Comunicação com quem almoçava regularmente no Estádio da Luz. O antigo estudante considera-se, por natureza, “uma pessoa social e comunicativa” e assume que a ESCS o “incentivou e moldou”, no contacto com diferentes pessoas e experiências.
Por fim, desafiámos João Barroso Viegas a responder a uma espécie de Questionário de Proust:
Um objeto essencial para o teu dia-a-dia.
Telemóvel, café e uma água com gás.
Uma cidade ou um país.
Madrid.
Uma música ou uma banda.
Billie Eilish e The Weeknd.
Um filme ou um realizador.
Quentin Tarantino.
Um livro ou um escritor.
Malcolm Gladwell. Tenho todos os livros dele.
Uma série.
Wrexham, The Lincoln Lawyer, Suits e The Bear.
Uma referência profissional.
Muitas e, felizmente, tive a sorte de trabalhar ou contactar com a maior parte delas: Hugo Veiga, que está em Los Angeles, neste momento; Ricardo Domingues, da Betclic; Helena Gouveia, da IKEA; e Rúben Pardal, atualmente na NOS, e que é uma pessoa bastante próxima da minha geração e que tenho muito em consideração, pela pessoa, profissional e amigo que é. Não posso deixar de referir a Lina Carlos de Vergara, uma profissional com uma experiência invejável e com quem tenho a sorte de poder discutir e aprender todos os dias, ainda que em países diferentes.
Quando for grande, quero ser.
Quero voltar a dedicar-me ao associativismo e ao andebol, seja de que forma for.
No vídeo abaixo, João Barroso Viegas fala sobre as mais-valias de ter estudado na ESCS e como a formação académica contribuiu para o seu percurso:
Texto, fotografias e vídeo: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)
Fotografia da comitiva da ESCS na Futurália (separador “O espírito escsiano”): número f
Fotografia do separador " Competições: uma motivação extra": Young Lions Portugal
(*) Fotografias: gentilmente cedidas por João Barroso Viegas