Na licenciatura em Audiovisual e Multimédia, os alunos desenvolvem competências com vista à resolução de problemas de comunicação, aliando os saberes teóricos e práticos. Pretende-se conceber e desenvolver conteúdos e produtos audiovisuais e multimédia, tais como: produções de vídeo e áudio, design, websites, experiências e aplicações multimédia e interativas, animações 2D e 3D.
O plano de estudos está adequado ao processo de Bolonha.
Coordenação do Curso:
Coordenadora: Susana Araújo
Subcoordenadora: Joana de Souza
ECTS: 180
Semestres: 6
CNAEF: 213 (Audiovisuais e produção dos media)
Código: 9010
Grau: Licenciado
Vagas (24/25): 88
Vagas (23/24): 87
Vagas (22/23): 85
Acreditação: O curso de licenciatura em Audiovisual e Multimédia foi acreditado, em 2022, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), por 6 (seis) anos.
N.º do Processo: ACEF/2021/0405257
Registo inicial da DGES: R/A-Ef 486/2011, de 18-03-2011
Este curso requer o pré-requisito Grupo F – Capacidade visual e motora adequada às exigências do curso.
Este pré-requisito consiste numa declaração médica, nos termos do anexo VIII da respetiva deliberação, comprovativa de acuidade visual e da ausência de deficiência psíquica, sensorial ou motora que interfira com a capacidade funcional a ponto de impedir a aprendizagem própria ou alheia, a entregar no ato da matrícula e inscrição na Instituição de Ensino Superior em que for colocado/a, sendo condição indispensável para a realização da referida matrícula e inscrição.
Desemprego registado no curso: 7,4% (mais informações em infocursos.mec.pt)
VÍDEO E ÁUDIO
– Guião, captação e edição
– Pós-produção audiovisual
INTERNET E APLICAÇÕES MULTIMÉDIA E INTERATIVAS
– Atividades que tenham como núcleo central a conceção e desenvolvimento de soluções de comunicação multimédia
– Conceção, desenho, produção, edição e gestão de conteúdos multimédia para plataformas online (TV, web, dispositivos móveis) e offline (eventos e quiosques interativos)
– Desenvolvimento de conteúdos para aplicações de realidade aumentada e criação de experiências interativas em tempo real
DESIGN DE COMUNICAÇÃO
– Direção de arte e desenho gráfico para suportes digitais
FOTOGRAFIA
– Conceção visual e captação de imagem fotográfica
– Edição e pós-produção de imagem
AMBIENTES VIRTUAIS
– Criação e animação de imagens 2D e 3D
– Conceção e desenvolvimento de ambientes virtuais interativos
PROVAS ESPECÍFICAS (para os anos letivos 2025/26 e 2026/27)
Duas das seguintes provas:
06 Filosofia
10 Geometria Descritiva
12 História da Cultura e das Artes
18 Português
MÉDIAS (nota do último aluno colocado)
Fórmula de cálculo: 50% da média do Ensino Secundário + 50% da nota das Provas Específicas de ingresso
Ano Letivo 2024/2025:
1.ª Fase: 154,0
2.ª Fase: 163,5
Formar profissionais ao nível do ensino superior, com formação polivalente e multidisciplinar, com capacidades concetuais, técnicas e práticas na área da comunicação audiovisual e multimédia, numa perspetiva analítica e crítica.
Proporcionar uma formação de base em ciências sociais e um conhecimento abrangente das principais temáticas das ciências da comunicação, nomeadamente sobre a evolução da sociedade da informação e do conhecimento.
Proporcionar um conhecimento abrangente das tecnologias, técnicas e instrumentos de informação e comunicação audiovisual e multimédia numa lógica profissionalizante, assegurando aos estudantes uma componente de aplicação desses conhecimentos e saberes às atividades concretas dos perfis profissionais do Audiovisual e Multimédia.
Desenvolver o conhecimento de formas de linguagem e processos de produção na comunicação audiovisual e multimédia.
Promover a realização de atividades próprias de investigação e desenvolvimento e de intercâmbio científico, técnico e de interesse social da Escola Superior de Comunicação Social na área da comunicação audiovisual e multimédia com instituições nacionais e internacionais. Promover a mobilidade e internacionalização de docentes e discentes.
Preparar profissionais para uma área do conhecimento com elevado potencial de crescimento, assegurando competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.