Passar para o conteúdo principal

h1

<i>Mentoring</i> PM

10.ª EDIÇÃO (2024/2025)

LICENCIATURA EM PUBLICIDADE E MARKETING (3.º ANO)
MESTRADO EM PUBLICIDADE E MARKETING (1.º ANO)

Data limite de inscrição: 10 de novembro de 2024


A sessão do Programa de Mentoring de PM decorrerá, em regime presencial, no dia 21 de novembro de 2024, na sala 2P9.


O QUE É O PROGRAMA DE MENTORING

O mundo de trabalho atual, com a sua complexidade e variedade de percursos, torna necessária a criação de um programa que permita o desenvolvimento dos alunos da licenciatura e mestrado e favoreça um melhor enquadramento e desenvolvimento destes no mercado de trabalho, assim como os auxilie na procura de novos desafios e na criação das bases para a construção de percursos profissionais de sucesso.
Desta forma, cria-se a figura do Mentor e do Mentee, com estes últimos a serem acompanhados de forma contínua pelo seu Mentor durante o processo de integração no mercado de trabalho. O Programa de Mentoring tem subjacente a noção que o Mentor, tendo um reconhecido, consistente e experiente percurso profissional, partilhe os seus conhecimentos e experiência e oriente o Mentee, que enceta os seus primeiros passos no mercado de trabalho na área da Publicidade e do Marketing. O programa dá ao aluno e ex-aluno a possibilidade de se desenvolverem e de aprenderem em conjunto.


OBJETIVOS DO PROGRAMA DE MENTORING

O Programa de Mentoring permite:
• Fomentar a aproximação da Escola Superior de Comunicação Social ao mercado de trabalho e à comunidade, propiciando a interligação entre os atuais e os antigos alunos da ESCS e reaproximando os Alumni da ESCS, levando-os a participar mais ativamente na vida e dinâmica da ESCS;
• Contribuir para as iniciativas de inserção e progresso no mercado de trabalho dos atuais alunos;
• Contribuir para o processo de aprendizagem de competências e conhecimentos por parte dos atuais alunos, ao conferir a possibilidade que estes complementem a formação adquirida nesta instituição com uma perspetiva mais informada acerca da realidade profissional e ao estimular os estudantes a procurar novos desafios;
• Contribuir para os atuais alunos começarem a desenvolver o seu networking;
• Envolver os Alumni no enriquecimento académico e profissional dos atuais alunos, ao colocá-los no papel de Mentor. O Mentor, ao colaborar na formação de futuros profissionais e ao partilhar com o Mentee experiências e aconselhamento, acabará por obter satisfação pessoal neste processo de ajuda e acompanhamento da progressão profissional e pessoal do Mentee;
• Contribuir para a cultura de excelência da ESCS;
• Fomentar o prestígio, a imagem e a reputação da ESCS.


SER MENTOR

O que é ser Mentor?

O Programa de Mentoring funciona em torno das relações e da partilha entre Mentor e Mentee.

O Mentor é um ex-aluno da ESCS com experiência profissional significativa na área da Publicidade e do Marketing.

Ser mentor é:

• Ter mais competências, experiência e visão do mercado e poder partilhá-las.
• Aconselhar no início/progressão da carreira através da ajuda na resolução de problemas imediatos associados a percursos profissionais e desempenhos.
• Ajudar os jovens profissionais nos problemas com que se podem deparar no início de carreira.
• Motivar e mobilizar para elevados níveis de desempenho.
• Perceber que está a contribuir para o bem da sociedade.

Cada Mentor não poderá apoiar mais de 3 Mentees, devendo disponibilizar um máximo de 30 minutos por semana por Mentee.

A criação de uma base de dados de Mentores permitir-lhes-á, caso o desejem, colaborar de uma forma mais próxima e regular com a ESCS, quer sobre a forma de conselho consultivo informal sobre a evolução, desenvolvimentos, tendências e percursos profissionais no mercado de trabalho, feedback sobre possíveis novas disciplinas opcionais e seus conteúdos, acompanhamento de trabalhos finais de alunos, quer pertencendo a uma bolsa de potenciais oradores para organização sistemática de seminários temáticos ou a uma bolsa de potenciais futuros professores da ESCS.


SER MENTEE

O que é ser Mentee?

Os Mentees são alunos finalistas da licenciatura de Publicidade e Marketing e alunos do primeiro ano do mestrado de Publicidade e Marketing.

Ser Mentee é:
• Ter interesse em adquirir novos e diferentes pontos de vista sobre competências (diretas e transversais) e percursos, com base na experiência do Mentor;
• Ter maior proximidade com a realidade do mercado de trabalho;
• Aprender a lidar com as exigências de um percurso profissional nomeadamente no que se prende com os obstáculos e constrangimentos;
• Identificar e prosseguir modelos de excelência.


A RELAÇÃO DE MENTORIA

A relação de mentoria deve assentar nos seguintes pressupostos:
• A comunicação entre Mentores e Mentees deve ser a mais personalizada possível, sendo aconselhável uma primeira etapa de contacto mais personalizado, de viva voz (presencial, telefone, Skype);
• A partir do primeiro contacto, e conforme conveniência mútua de Mentores e Mentees, poderá ser mantido um contacto não presencial, com recurso a outras formas mediadas de comunicação, sempre que ambas as partes o acordem e considerem relevante;
• É da responsabilidade dos Mentores e dos Mentees a calendarização dos seus encontros, devendo os Mentees comunicar essas datas aos responsáveis pelo programa.
• Esta relação de mentoria deverá ser balizada por uma postura ética assumida por ambas as partes;
• A relação de mentoria não deve ser encarada como uma relação de natureza profissional, nem é expectável que dela derive um vínculo laboral.


PROCESSO DE SELEÇÃO DE MENTORES E MENTEES

O processo de seleção garante que tanto Mentores, como Mentees cumprem os requisitos para entrarem no Programa de Mentoring da ESCS.

Seleção de Mentores:
• Preenchimento do formulário;
• Cumprimento dos requisitos acima enunciados.

Image
QR Code Form Mentores 24/25

 

 

 

 

Seleção de Mentees:
• Preenchimento do formulário;
• Cumprimento dos requisitos acima enunciados.

Image
QR Code Form Mentees 24/25

 

 

 

 


COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE MENTORING DE PM

- Prof.ª Helena Figueiredo Pina
- Prof.ª Alexandra David
- Prof.ª Cláudia Silvestre
- Prof.ª Zélia Santos