O objetivo desta disciplina é proporcionar aos alunos conhecimentos que lhes permitirão “saber como fazer “ e “ o porquê de fazer” Estudos de Mercado, optando pelo tipo de estudo indicado em função do contexto (ponto de venda; lar; Hall, B2B, Instore, Institucional, etc.,), assim como pela metodologia (qualitativa / quantitativa), técnica de recolha e análise, mais adequada aos objetivos em causa.
No final o aluno deverá ser capaz de:
a) Dominar o conhecimento associado a todos os elementos básicos do que são os estudos de mercado, como se fazem, para que servem e a que necessidades dão resposta;
b) Perceber o papel desempenhado pelo Marketing Research na estrutura das empresas;
c) Compreender qual ou quais os objetivos estratégicos, gerais e específicos de diferentes estudos de mercado;
d) Tipologia de Estudos: Notoriedade; Imagem; Testes (produto/conceito); Shopper; Preço, Sondagens de opinião; Pré e pós testes de publicidade; Audiências, etc.;
e) Definir objetivos de um Estudo de Mercado de acordo com a sua tipologia e processo técnico: Concretização dos objetivos num questionário/guião; Definição de Targets; Metodologia adequada; Dimensão e repartição da Amostra; Técnica de recolha; Elaboração do questionário/guião de acordo com os diferentes tipos de questões; Codificação da informação; Analise resultados e apresentação das conclusões em relatório;
f) Enquadrar as conclusões.