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Reputação Organizacional
Submetido por escs a 29 July 2021
Área Científica

ERPCO

Estudos em Relações Públicas e Comunicação Organizacional

Horas
3
ECTS
5
Docente responsável
Docentes que lecionam
Objetivos

Os últimos anos têm sido férteis em estudos dedicados à reputação organizacional (RO) que não só demonstram a riqueza da produção académica mas evidenciam também as dificuldades da sua conceptualização. Esta riqueza deve-se também à crescente importância que o tema tem vindo a assumir na gestão das organizações, sobretudo devido à capacidade explicativa que tem para o sucesso das organizações. Com efeito, numa recente análise a empresas cotadas em Wall Street cerca de 85% do seu valor de mercado era justificado por ativos intangíveis, encabeçados pela RO.

A disciplina de RO visa dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos sobre esta área, e sua gestão profissional, pretendendo funcionar como ferramenta para a vida profissional/ académica dos discentes mediante a reflexão teórica sobre o tema e outros conexos, e uma exploração prática dos seus desafios e dos instrumentos necessários para os abordar, bem como ultrapassar as dificuldades a eles inerentes.

Competências

Ao concluir esta unidade curricular estará habilitado a conseguir:
• Analisar os fundamentos éticos do conceito de reputação organizacional (RO) e a dinâmica modelar do seu surgimento;
• Identificar o conceito de RO;
• Distinguir o conceito de RO dos conceitos contíguos;
• Definir o conceito de RO com base no campo disciplinar relevante;
• Relacionar o conceito de RO com outros da área das relações públicas;
• Identificar o valor da RO e os factores que a influenciam;
• Compreender a noção de gestão estratégica da RO (GERO) e ligá-la à de estratégia corporativa;
• Compreender o funcionamento da GERO, sua dinâmica, ferramentas e instrumentos, e os mecanismos de construção e defesa da RO a ela inerentes.