Passar para o conteúdo principal

h1

História e memória

A Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), uma unidade orgânica do Politécnico de Lisboa (IPL), nasceu de uma proposta constitutiva de uma Escola Superior de Jornalismo feita ao Governo, no âmbito do IPL (Decreto-Lei n.º 513-T/79, de 26 de dezembro). 

Uma vez nomeada a sua primeira Comissão Instaladora, em 1987, presidida pelo Dr. António Pinto Leite, passou a constituir preocupação alargar o âmbito deste projeto a outras áreas da Comunicação Social, e não restringi-lo apenas à formação de jornalistas. Após uma primeira fase de recolha e análise de informação e documentação, no país e no estrangeiro, a Comissão Instaladora propôs a alteração da designação para Escola Superior de Comunicação Social, tendo esta sido aceite pelo Ministério da Educação, em novembro de 1988 (Decreto-Lei n.º 333/88, de 27 de setembro). 

Edifício da ESCS em construção
Apesar de as aulas terem começado em 1990, o atual edifício da ESCS, projetado pelo Arquiteto Carrilho da Graça, só foi inaugurado em 1994.


Em junho de 1989, foi formado o primeiro Conselho Científico da Escola, que acompanhou o início das suas atividades letivas, nesse mesmo ano, com o curso de licenciatura em Publicidade e Marketing. No ano letivo 1990/91, iniciou-se o curso de Relações Públicas, que, em 1998/99, alterou a sua designação para Comunicação Empresarial, adotando, mais tarde, em 2006/07, a designação de Relações Públicas e Comunicação Empresarial

Inauguração da ESCS
Em 1994, o então Primeiro-Ministro, Professor Cavaco Silva, presidiu à inauguração das atuais instalações da Escola.


Em 1994, o então Primeiro-Ministro, Professor Cavaco Silva, presidiu à inauguração das atuais instalações da ESCS, que possibilitaram o pleno funcionamento dos cursos já existentes. No seguimento das cerimónias de inauguração do novo edifício, o Presidente da República à data, Dr. Mário Soares, participou na entrega dos diplomas aos primeiros bacharéis da Escola. 

Entrega de diplomas
A entrega de diplomas dos primeiros bacharéis da Escola contou com a presença do Presidente da República, Dr. Mário Soares.
Image
ESCS
O edifício da ESCS, projetado pelo Arquiteto Carrilho da Graça, foi galardoado com vários prémios e distinções, na área da Arquitetura.


É de referir que o edifício da ESCS, projetado pelo Arquiteto Carrilho da Graça, constitui um marco no panorama arquitetónico nacional, tendo sido galardoado com vários prémios e distinções, como, por exemplo, o Prémio Secil de Arquitetura 1994. 

No início de 1995, a Comissão Instaladora pediu ao Governo para ser exonerada, uma vez que considerava concluído o processo de instalação da Escola. Como consequência, foi desencadeado o processo eleitoral para o Primeiro Conselho Diretivo, que tomou posse em abril de 1995. 

No ano letivo 1996/97, iniciou-se o curso de licenciatura em Jornalismo, completando-se, assim, o projeto de formação inicialmente traçado para a Escola. 

Para continuar a formação alcançada com o bacharelato, a ESCS desenvolveu os Cursos de Estudos Superiores Especializados (CESE), conferindo graus equivalentes a licenciatura. Mas, em setembro de 1997, a publicação da Lei n.º 115/97, de 19 de setembro, extinguiu os CESE e autorizou os Institutos Politécnicos a conferirem o grau de licenciado. Neste sentido, a ESCS estruturou todos os cursos, ministrando licenciaturas de quatro anos. 

A partir do ano letivo 2002/03, a ESCS passou a ministrar um novo curso de licenciatura em Audiovisual e Multimédia, como grande aposta nessa nova área de formação, em pleno desenvolvimento no mercado nacional e internacional (Portaria n.º 720/2002, de 26 de julho). 

Simultaneamente, foi levada a cabo uma reformulação dos restantes três cursos, procurando alinhar o perfil profissional dos alunos com os novos modelos de negócio e métodos de trabalho emergentes na área da Comunicação e, ao mesmo tempo, conseguir sinergias entre todos os cursos, através da criação de um conjunto de unidades curriculares comuns. Continuando a sua aposta numa formação superior de qualidade, a ESCS desenvolveu uma estratégia de cooperação com entidades externas (nacionais e estrangeiras), no sentido de promover cursos de especialização, pós-graduações, mestrados e doutoramentos. Neste sentido, foram criadas as Pós-Graduações em Comunicação Organizacional, Gestão da Comunicação de Crises, Instrumentos Financeiros e Legais para o Marketing e a Comunicação, Marketing Research e Gestão Estratégica da Comunicação (que já não se encontram em funcionamento). 

Aula
O modelo de ensino da ESCS alia, hoje, a teoria à prática, com o objetivo de aproximar as linguagens académica e empresarial.

No ano letivo 2006/07, a Escola adequou os seus cursos aos princípios consagrados na Convenção de Bolonha. Tratou-se de uma transformação profunda no modo de aprender e ensinar, já que se transitou de um sistema de ensino baseado na transmissão de conhecimentos para um sistema marcado pelo desenvolvimento de competências. Para além destas mudanças, os cursos passaram a ser de três anos letivos (seis semestres) e a estar organizados num sistema de créditos (180 ECTS), distribuídos por áreas científicas. 

Em 2007, a ESCS viu aprovados os quatro Mestrados que propôs ao Ministério da Educação. O ano letivo 2007/08 representou uma nova viragem no ensino da Escola, com o início dos Mestrados em Audiovisual e Multimédia, em Gestão Estratégica das Relações Públicas, em Jornalismo e em Publicidade e Marketing

No sentido de alargar a sua oferta formativa, a Escola abriu vagas para licenciaturas em horário pós-laboral. No ano letivo 2010/11, abriram as licenciaturas em Publicidade e Marketing e em Relações Públicas e Comunicação Empresarial. Um ano mais tarde, foi a vez dos cursos de Audiovisual e Multimédia e de Jornalismo. Contudo, atualmente, apenas as licenciaturas em Publicidade e Marketing e em Relações Públicas e Comunicação Empresarial funcionam em horário pós-laboral. 

Em 2011/12, a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) aprovou o Doutoramento em Ciências da Comunicação, lecionado em parceria com o ISCTE-IUL. 

No ano letivo 2014/15, a Escola procedeu à atualização dos planos de estudos dos cursos de licenciatura, por forma a serem competitivos com as atuais realidades profissional e científica. 

Em paralelo, no sentido de dar continuidade ao seu projeto educativo, a Escola alargou a sua oferta formativa, oferecendo cursos de pós-graduação. Atualmente, a ESCS disponibiliza sete Pós-Graduações: Branding e Content Marketing (em parceria com a BAR Ogilvy), Comunicação Corporativa, Sustentabilidade e Cidadania (em parceria com o ISCAL), Comunicação e Marketing na Indústria Farmacêutica (em parceria com a ESTeSL), Indústrias Criativas: Gestão e Tendências (em parceria com a FLUL), Jornalismo Desportivo (em colaboração com a Agência Lusa, a RTP, a Sport TV, o Canal 11, o Global Media Group, o Comité Olímpico de Portugal e o PNED), Marketing e Data Science (em parceria com a Sonae MC, a PSE, a SAS, a Kraz Data Solutions, o GroupM e a YData) e Storytelling (em parceria com a SIC e a SP Televisão).

estúdio virtual
A Escola disponibiliza áreas tecnológicas nas quais os estudantes podem aprender e colocar os seus conhecimentos em prática.

A ESCS associa-se, assim, a entidades reconhecidas em diversas áreas da Comunicação, refletindo a estratégia da Escola na aproximação ao meio empresarial, combinando as dimensões téorica/concetual e prática/experimental. 

Somos, hoje, uma Escola que valoriza, assim, a par de uma elevada formação académica de âmbito teórico e científico, uma dimensão experimental que aproxima o estudante ao mercado de trabalho, no qual vai exercer a sua atividade, adotando, igualmente, uma postura profissionalizante. Existe, pois, uma aposta na formação superior de qualidade na área da Comunicação. 

 

 

 

 


No sentido de preservar a memória da ESCS, a Escola presta a devida homenagem a um conjunto de personalidades que tiveram um papel fundamental na história da instituição. Veja a infografia, em ecrã completo, aqui.

Image
Mural