Transmitir e organizar os conhecimentos e as metodologias de marketing atuais necessários à análise, definição e controlo das estratégias e políticas das variáveis do marketing-mix, em particular, canais de distribuição (retailing-mix), gestão da venda e gestão da equipa de vendas, tendo em vista a consequente maximização de resultados de uma gestão de marketing, quer estratégica, quer tática.
Pretende-se que os alunos:
(1) Percebam a evolução recente dos conceitos de Marketing e a sua influência na gestão da distribuição (retailing-mix) e das vendas;
(2) Estejam a par dos novos conceitos de distribuição e vendas bem como das suas consequências estratégicas nas variáveis do marketing;
(3) Acompanhem a evolução dos canais de distribuição e percebam as forças a atuar no mercado que induzem a transformação do sector (a racionalização, os perfis de consumidor e os ritmos que impõe, a concorrência, as relações Win-Win, as tecnologias, os modelos familiares, a internacionalização, o franchising, o outsourcing);
(4) Percebam a função logística – distribuição física e gestão de marketing (just-in-time e just-for-you);
(5) Conheçam as novas técnicas de gestão no ponto de venda (promoções, merchandising);
(6) Compreendam e sejam capazes de operacionalizar as modernas ferramentas de vendas, de negociação e de gestão de equipa de vendas.