h1

Informação aos Novos Estudantes

A Escola Superior de Comunicação Social dá as boas-vindas aos estudantes colocados na 1.ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES).

Abaixo, disponibilizamos algumas informações úteis para o início da jornada na ESCS.

Bem-vindos à ESCS!

MATRÍCULAS (1.º ano/1.ª vez) — 1.ª Fase (Ano Letivo 2024/2025)

A MATRÍCULA, para os estudantes de licenciatura (1.º ano/1.ª vez), colocados na 1.ª Fase do CNAES, é efetuada, exclusivamente online, no período de 26 a 29 de agosto.

Efetuar a MATRÍCULA.

SESSÃO DE ABERTURA DO ANO LETIVO 2024/2025

As aulas do novo ano letivo terão início no dia 16 de setembro.

No mesmo dia, às 10h (para os estudantes de licenciatura) e às 18h (para os estudantes de mestrado e de pós-graduação), terá lugar, no Auditório Vítor Macieira (piso -1), a Sessão de Abertura do Ano Letivo, dirigida aos estudantes* do 1.º ano (1.ª vez).
*Os estudantes terão dispensa das aulas enquanto estiver a decorrer a sessão.

Mais informações, a disponibilizar brevemente.

SERVIÇOS ESCS-IPL

O Politécnico de Lisboa (IPL) disponibiliza, à comunidade académica, uma série de serviços/iniciativas, aos quais os/as estudantes poderão recorrer, nomeadamente:

CLiC (Centro de Línguas e Cultura)

Reconhecendo a importância que a aprendizagem de línguas assume neste mundo global, o CLiC tem como missão a organização de cursos de línguas, em regime de complementaridade à oferta formativa da instituição, e a promoção de diversas atividades culturais, quer para a comunidade do IPL, quer para outros públicos.
Pretende-se que o CLiC seja um espaço de encontro entre pessoas, línguas e culturas e que possa contribuir para o crescimento de todos, numa perspetiva multilingue e multicultural.

E-mail: clic@clic.ipl.pt
Telefone: 21 041 49 90 / 96 591 23 47

Conheça a oferta formativa e as iniciativas promovidas pelo CLiC.

GRIMA (Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica)

O GRIMA é um serviço da estrutura orgânica centralizada do Politécnico de Lisboa, dando apoio direto ao desenvolvimento das relações internacionais e com as entidades externas à ESCS. Ao GRIMA, compete gerir e divulgar internamente os projetos acordados com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, bem como os programas comunitários em que a Escola esteja envolvida.

E-mail: grima@sp.ipl.pt
Telefone: 21 046 47 60

Conheça os programas de mobilidade internacional Erasmus+ e Intercâmbio (mobilidade fora da Europa).

MENTori@IPL (Programa de Mentoria)

O MENTori@IPL – ESCS é um programa institucional que tem como principal objetivo promover a integração académica, pessoal e social dos novos alunos que entram na ESCS.
É um programa totalmente voluntário, que depende essencialmente do espírito de entreajuda dos mentores e dos seus mentorandos e que deve seguir os Princípios Orientadores da Mentoria Interpares do Politécnico de Lisboa.
Se quer ter uma experiência inesquecível no seu 1.º ano, preencha o formulário de inscrição, para que lhe seja atribuído um mentor (um aluno mais velho do seu curso, que ajudará naquilo que for necessário este ano – questões académicas, informações práticas, estabelecimento de relações com outros alunos do seu curso e de outros cursos, atividades extracurriculares, e muito mais).

E-mail: Prof.ª Alexandra David (adavid@sp.ipl.pt)

Conheça o Programa MENTori@IPL – ESCS.

Provedor do Estudante

O Politécnico de Lisboa (IPL) dispõe de um Provedor do Estudante previsto nos termos da lei. O Provedor do Estudante é um ógão independente do IPL, que tem como função apreciar contactos dos estudantes sobre assuntos pedagógicos, administrativos e de ação social, bem como elaborar as recomendações necessárias nestas matérias.
As atividades do Provedor do Estudante desenvolvem-se em articulação com os Conselhos Pedagógicos das unidades orgânicas, Associações de Estudantes e Serviços de Ação Social. O Provedor do Estudante é eleito por 4 anos pelo Conselho Geral sob proposta da Federação Académica do IPL, de entre personalidades que não estejam em exercício efetivo de funções na instituição.

Localização: Serviços da Presidência do IPL
E-mail: provedordoestudante@ipl.pt
Telefone: 91 000 50 09

Conheça o Provedor do Estudante.

SAS (Serviços de Ação Social)

Os Serviços de Ação Social do Politécnico de Lisboa (SAS) são uma unidade organizacional cujo objetivo visa a aplicação da política de Ação Social conducente à melhoria das condições de frequência e sucesso educativo dos estudantes que frequentam as Escolas/Institutos do IPL.
Os SAS têm como missão a execução da política de ação social escolar e a prestação de apoios e benefícios nela compreendidos, aos estudantes que frequentam o Politécnico de Lisboa, orientados para a melhoria das condições de estudo.
Em conformidade com as políticas públicas de Ação Social no Ensino Superior, os SAS desenvolvem a sua atividade no âmbito das seguintes modalidades de apoio ao estudante:
• Apoios Sociais Diretos, nomeadamente as Bolsas de Estudo;
• Apoios Sociais Indiretos, no acesso à alimentação, ao alojamento ao apoio desportivo e à saúde.

E-mail: correio@sas.ipl.pt
Telefone: 21 046 49 00

Conheça os Serviços de Ação Social.

SAPE (Serviços de Apoio Psicológico e Educativo)

Os SAPE têm por missão promover a saúde psicológica e o sucesso académico dos estudantes. Para tal, realizam atividades psicoeducativas, de natureza preventiva e promocional, junto da comunidade do Politécnico de Lisboa.
Os SAPE realizam, também, apoio psicológico, individual ou em grupo.
Para tal, tem, ao seu dispor, na Escola, um gabinete de psicologia, localizado no piso 2 (gabinete 2G1).
O apoio é realizado mediante marcação prévia, através deste formulário.

Localização: ESCS (Gabinete 1G2)
E-mail: sape.escs@sas.ipl.pt