Publicado: 16.05.2024

A ESCS e a CARMA organizaram uma conferência que visou refletir sobre o impacto das métricas e metodologias de avaliação no planeamento da Comunicação Estratégica.

Na manhã do passado dia 2 de maio, o Auditório Vítor Macieira foi palco da conferência Measurement & Evaluation: Critical to Strategic Communication and Reputation Management, organizada pela ESCS, em parceira com a empresa de media intelligence CARMA.
O evento juntou estudantes, docentes e profissionais das Relações Públicas, com o intuito de promover uma reflexão sobre o impacto das métricas e metodologias de avaliação no planeamento da Comunicação Estratégica.

Conferência ESCS/CARMA (798x400) - 1
Sónia Ferreira, Joaquim Carreira e Tânia Pires, os oradores da mesa-redonda “Objetivos Estratégicos requerem Metodologias de Mediação e Avaliação adequadas”, moderada pela Prof.ª Doutora Ana Raposo.

A primeira mesa-redonda, intitulada “Objetivos Estratégicos requerem Metodologias de Medição e Avaliação adequadas”, foi moderada pela Prof.ª Doutora Ana Raposo e juntou à conversa três convidados: Tânia Pires (Chefe de Comunicação e Relações Institucionais do El Corte Inglés), Joaquim Carreira (Diretor Executivo da LUSA) e Sónia Ferreira (Responsável de Comunicação do ICAD). O debate centrou-se na importância de objetivos estratégicos e na necessidade de adequadas metodologias de medição e avaliação em diferentes setores de atividade, assim como na importância do alinhamento entre a Estratégia Corporate, a Estratégia de Comunicação e os indicadores de avaliação e monitorização.

Conferência ESCS/CARMA (798x400) - 2
Marlene Gaspar apresentou os resultados do “World PR Report 2023-2024”.

De seguida, Marlene Gaspar (Vice-Presidente da APECOM) apresentou os principais resultados do World PR Report 2023-2024, oferecendo, assim, uma perspetiva ampla das tendências atuais no campo das Relações Públicas, destacando, sobretudo, a importância da Inteligência Artificial e dos indicadores ESG (Environmental, Social and Governance) para a Comunicação Estratégica.

Conferência ESCS/CARMA (798x400) - 3
Mafalda Anjos, Filipe Ferreira e Sandra Pereira, na apresentação do Núcleo de Assuntos Públicos e Políticos.

Na segunda parte da conferência, foi apresentado o Núcleo de Assuntos Públicos e Políticos, o novo projeto que junta a ESCS e a CARMA CPLP, o qual visa acompanhar de perto a agenda mediática e política em Portugal, promover a literacia cívica e consciência política ativa, capacitar os cidadãos para a participação efetiva no processo político, e contribuir para um eleitorado informado e comprometido. No âmbito do primeiro trabalho desenvolvido por este Núcleo, foi dada a conhecer a análise preliminar da cobertura da campanha eleitoral das Legislativas de 2024, momento que contou com uma discussão entre Filipe Pereira (Diretor-Geral da CARMA e docente na ESCS), Sandra Pereira (Coordenadora do Mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas) e Mafalda Anjos (Comentadora da CNN Portugal).

O programa da conferência encerrou com uma reflexão sobre “Standards em Avaliação e Media Intelligence”, conduzida por Filipe Pereira.

É, ainda, de referir que, no âmbito do PRLAB – a atividade extracurricular da Escola dedicada à área de estudos em Relações Públicas e Comunicação Organizacional (RPCO), que visa aproximar os estudantes à comunidade e ao mercado, tendo por base a dinamização de inúmeros projetos –, cinco alunos do 1.º ano da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (Bernardo Santos, Clara Rodrigues, Felipe Opperman, Joana Salgado e Leonor Pereira) participaram na organização e logística do evento.

Conferência ESCS/CARMA (798x400) - 4
Felipe Opperman, Bernardo Santos, Clara Rodrigues, Leonor Pereira e Joana Salgados, estudantes do 1.º ano da Licenciatura em RPCE.

Texto gentilmente cedido pela Prof.ª Doutora Tatiana Nunes e editado pelo Serviço de Comunicação (Gabcom).
Fotografias gentilmente cedidas pela Prof.ª Doutora Tatiana Nunes.