Publicado: 16.05.2024

Cinco estudantes da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial representaram a ESCS no projeto internacional HEDCOM.

Na semana de 22 a 26 de abril, cinco alunas da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE) viajaram até Breda, nos Países Baixos, com o intuito de representar a ESCS em mais uma edição do projeto internacional HEDCOM (Higher Education Diploma in Communication), uma iniciativa inserida na rede de instituições de Ensino Superior Businet (Global Business Education Network). Bruna Meireles, Diana Romão, Inês Palhetinha, Joana Costa e Raquel Rogeiro foram acompanhadas pela coordenadora do curso de RPCE, a Prof.ª Doutora Tatiana Nunes.

A instituição anfitriã da edição deste ano do HEDCOM foi a Avans University of Applied Sciences e as alunas portuguesas integraram cinco dos sete grupos de trabalho constituídos por estudantes e mentores provenientes da Bélgica, Eslovénia, Roménia, Lituânia, Reino Unido e Países Baixos.

HEDCOM 2024 (798x400) - 1
Da esq. para a dir.: Prof.ª Doutora Tatiana Nunes, Diana Romão, Raquel Rogeiro, Joana Costa, Bruna Meireles e Inês Palhetinha.

Em 2024, o HEDCOM desafiou os participantes a desenvolverem uma proposta de comunicação com vista a atrair jovens profissionais para a província de Brabante do Norte, uma região que se quer posicionar como inovadora e tecnológica. A apresentação final dos planos de comunicação decorreu em duas fases: na primeira, todos os grupos fizeram um pitch da sua proposta e, na segunda, três grupos selecionados tiveram a oportunidade de defender o projeto completo. No final, os primeiro e segundo lugares foram ocupados, respetivamente, pelos grupos das alunas Raquel Rogeiro e Joana Costa.

Que balanço fazem as estudantes da participação na edição de 2024 do HEDCOM?

Bruna Meireles:
“Ter a oportunidade de viver uma experiência como o HEDCOM foi não só enriquecedor, a nível académico e profissional, mas também importante para expandir os meus horizontes. Este tipo de experiência permitiu-me aprender a lidar com culturas e opiniões diferentes e é uma oportunidade que sempre valorizarei!”

Diana Romão:
“Fazer parte do HEDCOM foi uma experiência que sempre desejei. Nada é mais enriquecedor do que conhecer e trabalhar com pessoas que partilham a mesma paixão que eu: a Comunicação. Esta semana permitiu-me desenvolver competências como compreensão e entreajuda, bem como aprender mais sobre o mundo da Comunicação e das Relações Públicas. Paralelamente, fez-me conhecer, juntamente com as minhas colegas e professora, uma cidade e um estilo de vida completamente distinto. Foi, sem dúvida, a cereja no topo do bolo para encerrar o meu percurso na licenciatura.”

Inês Palhetinha:
“O HEDCOM foi uma experiência que me enriqueceu significativamente, tanto a nível pessoal como académico. Este é o segundo ano em que tenho o privilégio de fazer parte de um projeto tão gratificante e que me ajudou a desenvolver novas competências, destacando-se a cooperação, o trabalho em equipa e a capacidade de adaptação.
Para além da oportunidade de trabalhar, conhecer e conviver com pessoas de diferentes culturas, o HEDCOM também me permitiu viver a realidade de outro país e de ensinar e aprender ao mesmo tempo que me divertia.
Agradeço sinceramente pela oportunidade de participar neste projeto enriquecedor e espero, no futuro, poder continuar a contribuir para iniciativas semelhantes.”

HEDCOM 2024 (798x400) - 2
As estudantes da ESCS no HEDCOM 2024.

Joana Costa:
“O HEDCOM foi uma experiência bastante enriquecedora e algo que sempre quis vivenciar.
Tive a oportunidade de conhecer diferentes perspetivas e métodos de trabalho. Pondo todas as diferenças de lado, trabalhámos todos para o mesmo fim. Foi o segundo ano em que participei no projeto HEDCOM e, mais uma vez, pude crescer e ganhar novas competências, como a capacidade de adaptação e o trabalho em equipa, que contribuíram para o meu crescimento pessoal e profissional. Para além de trabalhar, pude também divertir-me imenso, conhecer novas pessoas e lidar e aprender muito sobre outras culturas.
Por fim, agradeço a oportunidade de participar neste projeto e que venham muitos mais!”

Raquel Rogeiro:
“Desde o momento em que descobri o que era o HEDCOM, fiquei com o bichinho para participar. Este ano, a oportunidade surgiu e lá fui eu para Breda, pronta para viver esta experiência internacional. Posso dizer, com todas as certezas, que superou as minhas expetativas e contribuiu não só para o meu desenvolvimento profissional, mas especialmente para o meu desenvolvimento pessoal. Poder conhecer e trabalhar com pessoas de diversos países, durante uma semana, e juntos criarmos um projeto, é algo extremamente gratificante e enriquecedor. Não posso deixar de agradecer à ESCS e, em especial, à Prof.ª Tatiana Nunes, por nos proporcionar e acompanhar nestas experiências. Esta foi a forma perfeita de terminar a minha licenciatura.”

Texto gentilmente cedido pela Prof.ª Doutora Tatiana Nunes e pelas cinco estudantes que participaram no HEDCOM 2024 e editado pelo Serviço de Comunicação (Gabcom).
Fotografias gentilmente cedidas pela Prof.ª Doutora Tatiana Nunes.