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Mestrado em JORN 2025/2026 (Candidaturas)

Publicado originalmente: 10/03/2025


Após reunião do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Comunicação Social, procede-se à publicação do Edital relativo à abertura de candidaturas para o Mestrado em Jornalismo para o ano letivo 2025/2026:

Número total de vagas

24 vagas*
* No caso da existência de vagas sobrantes será aberta uma 2.ª fase de candidaturas, cujo calendário será publicado no site.

Requisitos de admissão

São admitidos como candidatos os detentores de licenciatura na área da Comunicação ou áreas afins e/ou sejam detentores de um currículo académico, científico ou profissional, reconhecido fundamentadamente pelo júri como atestando capacidades para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da ESCS.
É de referir que, uma vez concluído o primeiro ano letivo, é possível obter um diploma de pós-graduação em Práticas e Estudos Jornalísticos.

Processo de candidatura

O processo de candidatura efetua-se exclusivamente online, no período de 19 de março a 4 de julho de 2025.

Portal de Candidaturas Onlinehttps://portal.ipl.pt/escs-cssnet/page

Os candidatos estrangeiros (ensino superior internacional) apenas se podem candidatar, através do Portal de Candidaturas Online, se não estiverem abrangidos pelo Estatuto de Estudante Internacional.

NOTA: Para efetuar a inscrição online, aconselha-se a utilização dos seguintes browsers: Mozilla Firefox ou Google Chrome.

Documentação

Aquando do processo de candidatura, o candidato deverá anexar os seguintes documentos obrigatórios:

Para candidatos nacionais (oriundos do ensino superior nacional):
• Certificado de habilitações com a estrutura curricular da licenciatura (ECTS e classificações) (documento oficial emitido pelos Serviços Académicos)*;
• Certificado com a média final da licenciatura (documento oficial emitido pelos Serviços Académicos)*;
• Curriculum Vitae (Modelo Europass), com os respetivos comprovativos;
• Carta de motivação;
• Cartão de Cidadão e Cartão de Contribuinte (apenas para efeitos de candidatura e para fins académicos);
• Fotografia tipo passe.

*Não são aceites declarações de honra, certificados de frequência, nem printscreens dos portais académicos, não havendo lugar a candidaturas condicionais.

Para candidatos estrangeiros (oriundos do ensino superior internacional), que não sejam abrangidos pelo Estatuto de Estudante Internacional (ou seja, que tenham nacionalidade portuguesa, ou de qualquer estado membro da União Europeia, ou que, a janeiro de 2025, residam, legalmente, em Portugal há, pelo menos, dois anos):

• Cartão de Cidadão ou Passaporte (apenas para efeitos de candidatura e para fins académicos);
• Curriculum Vitae (Modelo Europass), com os repetivos comprovativos;
• Certificado de habilitações/Diploma, emitido pela instituição de ensino, com a média final do curso (documento devidamente autenticado pelo agente consular português no país de origem do diploma e/ou legalizados pela Apostilha da Convenção de Haia);*
• Certificado de habilitações, emitido pela instituição de ensino, com o discriminativo das disciplinas, créditos ou carga horária e respetivas notas (documento devidamente autenticado pelo agente consular português no país de origem do diploma e/ou legalizados pela Apostilha da Convenção de Haia).*
Caso a classificação não conste no diploma do grau, tem de ser entregue declaração da Instituição de Ensino Superior que conferiu o grau que comprove a classificação de conclusão;
• Declaração da instituição que emitiu o certificado de habilitações ou da Embaixada, com a média final e a escala de classificação utilizada nessa instituição, identificando a classificação mínima a que corresponde a aprovação (caso não conste do certificado de habitações), no caso de possuir habilitações estrangeiras. Esta declaração é necessária, caso a classificação não corresponda à escala numérica de 0-20 valores e que não conste no certificado de habilitações/diploma, para conversão da média final obtida no grau de licenciado para a escala portuguesa;
• Declaração do NARIC (atestar o nível de formações estrangeiras para efeitos de reconhecimento ou prosseguimento de estudos em instituições de Ensino Superior portuguesas);
• Carta de motivação;
• Fotografia tipo passe.

*Não são aceites declarações de honra, certificados de frequência, nem printscreens dos portais académicos, não havendo lugar a candidaturas condicionais.

Para os candidatos com habilitações obtidas no estrangeiro, os documentos que não estiverem escritos em português, espanhol, francês ou inglês devem ser traduzidos para português por tradutor reconhecido pela representação diplomática portuguesa.

Para candidatos estrangeiros (abrangidos pelo Estatuto de Estudante Internacional):

Os candidatos abrangidos pelo Estatuto de Estudante Internacional deverão consultar todas as informações sobre o processo de candidatura, aqui.

Critérios de seleção e seriação

A seleção de candidatos será feita por um júri designado pelo Conselho Técnico-Científico.

A. Candidatos abrangidos pelo Artigo 7.º (alíneas b), do Regulamento de Frequência e Avaliação do 2.º Ciclo:

1 – Formação Académica
a. Classificação final de licenciatura (50%)

2 – Curriculum Vitae – com os respetivos comprovativos (20%)
a. Académico
b. Científico
c. Profissional

3 – Adequação da formação e da experiência prévias ao mestrado (20%)

4 – Carta de Motivação (10%)
a. Principais motivações
b. Explicitação do trabalho final a realizar
c. Expetativas académicas e profissionais

B. Candidatos abrangidos pelo Artigo 7.º (alínea c), do Regulamento de Frequência e Avaliação do 2.º Ciclo:

1 – Curriculum Vitae – com os respetivos comprovativos (50%)
a. Académico
b. Científico
c. Profissional

2 – Adequação da formação e da experiência prévias ao mestrado (40%)

3 – Carta de Motivação (10%)
a. Principais motivações
b. Explicitação do trabalho final a realizar
c. Expetativas académicas e profissionais

Calendário

Candidaturas: 19 de março a 4 de julho de 2025
Afixação dos resultados provisórios: 11 de julho de 2025
Reclamações: 14 e 15 de julho de 2025 (dentro do horário de atendimento dos serviços)
Afixação dos resultados finais: 18 de julho de 2025
Matrículas: 24 a 30 de julho de 2025 (os candidatos admitidos serão contactados por e-mail com todas as informações necessárias)

Taxa de candidatura

A candidatura ao mestrado tem associado o custo não reembolsável de 53€. A apresentação de candidaturas a vários mestrados implica o pagamento de uma quantia igual a n x 53€, onde n é o número de cursos a que se candidata.
a) O pagamento da taxa de candidatura faz-se por meios integrados no módulo de candidaturas online.

Notas:
1. As candidaturas terão que ser pagas no dia em que são submetidas e com toda a documentação exigida;
2. Candidaturas não pagas até à data limite não serão consideradas.

Propina
(referente ao ano letivo 2025/26)

1.200€

A propina pode ser paga integralmente ou em prestações. O pagamento da 1.ª prestação da propina é efetuado no dia da matrícula/inscrição, juntamente com o seguro escolar e taxa de inscrição.

Contacto

Todas as dúvidas deverão ser remetidas para servicos_academicos@escs.ipl.pt.