Os objetivos desta disciplina centram-se:
(1) Na definição dos conceitos-chave de marketing, no desenvolvimento dos seus princípios e processos (mercado, consumidores, concorrência, segmentação, posicionamento, planeamento);
(2) Em dar a conhecer o que são os estudos de mercado (como se fazem, para que servem, como se classificam) e na definição do tipo de estudo de mercado em função das necessidades e objetivos de marketing a alcançar.
(3) Na integração da função marketing na gestão estratégica empresarial em vários contextos organizacionais;
(4) Na relação marketing estratégico e marketing operacional e na definição do papel dos diferentes estudos de mercado nas fases do processo de decisão em Marketing.
(5) Na relação da gestão do marketing-mix com a gestão do marketing relacional (consumidor, cliente, concorrente) apoiada nos diferentes tipos de estudos de mercado.
Pretende-se que os alunos:
(1) Identifiquem e compreendam a terminologia e os conceitos chave de marketing e de estudos de mercado;
(2) Desenvolvam reflexão crítica sobre marketing, suas variáveis e seus instrumentos;
(3) Consigam classificar, associar e projetar um estudo de mercado de acordo com os diferentes critérios, tipologias, fases (conceção, recolha e análise) e objetivos de cada uma das etapas do processo de decisão em Marketing;
(4) Percebam a importância do marketing e estudos de mercado na orientação estratégica das organizações modernas;
(5) Sejam capazes de distinguir a visão estratégica da visão operacional de marketing e compreendam a sua importância e competências;
(6) Consigam desenvolver metodologias de análise de oportunidades de mercado e de otimização das ações sobre produto/serviço, preço, distribuição, comunicação e compreendam a importância destas variáveis na gestão do marketing relacional.