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Inovação em Marketing
Submetido por escs a 19 July 2024
Área Científica

EPM

Estudos em Publicidade e Marketing

Horas
2
ECTS
5
Docente responsável
Docentes que lecionam
Objetivos

A unidade curricular “Inovação em Marketing” tem como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão da inovação em marketing e do chamado “dilema do inovador”, juntamente com métodos para superá-lo. Além disso, os alunos irão explorar estratégias alternativas na inovação em marketing, como as Estratégias Blue, Red e Purple Ocean para o lançamento de novos produtos e serviços diferenciados. Os alunos serão orientados através das etapas do processo de inovação e lançamento no mercado, incorporando insights dos consumidores, feedback, experimentação e trabalho em equipe interdepartamental para alcançar um crescimento rápido, ético e sustentável. Além disso, serão apresentadas abordagens alternativas de lançamento no mercado com base no posicionamento do produto/serviço, bem como métodos para avaliar a eficiência e eficácia da inovação pós-lançamento, incluindo indicadores-chave de desempenho (KPIs) relevantes e Retorno sobre o Investimento (ROI).

Competências

- Compreender o conceito de inovação em marketing e sua aplicabilidade para impulsionar o crescimento organizacional.
- Superar barreiras e desafios que possam dificultar a inovação dentro da organização, especialmente o "dilema do inovador".
- Conhecer as várias etapas do processo de inovação, desde a conceção até a entrega de uma oferta nova e diferenciada ao consumidor-alvo.
- Saber escolher a estratégia de inovação mais adaptada às condições de mercado, considerando tanto o consumidor, como a concorrência.
- Entender os desafios do lançamento de uma inovação no mercado, explorando as alternativas de posicionamento e de marketing-mix para criar a percepção de uma proposta de valor diferenciador.
- Utilizar ferramentas-chave para avaliar a eficiência e eficácia das inovações que chegam ao mercado.