Passar para o conteúdo principal

Publicado: 08.04.2025

Image
Header João Chicau

João Chicau descobriu a ESCS quando decidiu que o seu futuro passaria pela Publicidade e Marketing. Atualmente, trabalha como Copywriter na Uzina.

Quando estava a terminar o Ensino Secundário, João Chicau começou a interessar-se pelas áreas da Publicidade e do Marketing (PM). Ao pesquisar a oferta académica existente, deparou-se com a Licenciatura em PM da ESCS. “Era o único curso que me parecia interessante e relevante”, lembra. Após perceber a aproximação da ESCS ao meio empresarial, não hesitou em candidatar-se.

Image
João Chicau
João Chicau é licenciado em Publicidade e Marketing.


As bases para o mercado profissional

João ingressou na ESCS, em 2016. Das aulas, destaca, em particular, os ensinamentos do Prof. João Soares Barros. “Todos os dias, no meu trabalho, aplico aquilo que aprendi com ele”, assegura. “Lembro-me perfeitamente de olhar, com uma cara ridícula, para o quadro [da sala de aula], a tentar perceber o que era um insight. E, hoje, não há um dia em que isso não me faça falta. É a base daquilo que eu faço”, completa, divertido.

Image
João Chicau
O escsiano destaca as aulas do Prof. João Soares Barros.


Quando terminou a licenciatura, o escsiano já sabia que queria trabalhar como Copywriter e viu na Pós-Graduação em Branding e Content Marketing uma mais-valia para prosseguir os seus estudos e começar a ter contacto com o ambiente de agência, uma vez que o curso oferecia a possibilidade de estagiar numa das empresas do Grupo WPP. “É muito bom teres aulas com professores que estão a trabalhar na área e que partilham a sua experiência. São coisas que a teoria não te ensina”, reflete. No final do curso, João conseguiu um estágio na Wunderman Thompson, agência com a qual acabou por colaborar durante cerca de três anos.

Horas de brainstorming

Em 2020, devido à pandemia da Covid-19, o antigo estudante acabou por sair da Wunderman Thompson, quando terminou o estágio. Contudo, no ano seguinte, quando surgiu a vaga para um novo Copywriter, foi chamado para o lugar. Em 2024, ainda teve uma breve experiência na VML, antes de entrar para a equipa da Uzina, onde trabalha hoje.

Image
João Chicau
Atualmente, João é Copywriter na Uzina.


Diariamente, o escsiano trabalha em dupla com uma Diretora de Arte na conceção de campanhas de Publicidade. “O processo passa por muitas horas de brainstorming, à procura do tal insight que precisamos de sacar”, explica. “O ambiente de agência é sempre mais leve e animado do que aquilo que é esperado numa empresa. É um bom sítio para se trabalhar”, considera.

Vencer nos Young Lions

Image
João Chicau
João Chicau venceu, em conjunto com Tomás de Matos Almeida, o galardão de bronze na categoria de Digital, no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions. (*)

Em 2024, João participou, pela primeira vez, nos Young Lions Portugal e venceu na categoria de Digital, tendo representado Portugal no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, com o seu companheiro de equipa, de onde trouxe, também, o galardão de bronze. “Foi sorte de principiante”, diz, com humor. “A experiência em Cannes foi boa. Foi um bocadinho overwhelming, porque é o centro do mundo da Publicidade. Mas é superinteressante poder conversar com pessoas que trabalham há muito mais tempo do que nós”, conta. No mesmo ano, João foi, ainda, shortlist na Eurobest Young Creatives Competition, em conjunto com a também escsiana Catarina Araújo.

Abrir horizontes

“O meu trabalho é ter ideias, o que não é difícil. Toda a gente tem ideias. Mas a ESCS ajuda-nos a estruturar esse processo e a endireitá-las no sentido necessário”, explica João. O escsiano destaca, também, a aprendizagem de matérias que, atualmente, não fazem parte do seu trabalho, mas com as quais contacta diariamente. “Tive aulas de Direção de Arte, aprendi a mexer no Photoshop. São coisas que eu não uso hoje em dia, mas que me dão muito jeito saber, porque eu estou a trabalhar com uma Diretora de Arte”, explica. No final, o antigo estudante considera que a ESCS “abre os horizontes” e que “é bom conhecer as várias línguas da Publicidade quando trabalhamos com várias pessoas, e não nos focarmos apenas naquilo que nós fazemos”.

Image
João Chicau
João considera que a escola abre horizontes.


Por fim, desafiámos João Chicau a responder a uma espécie de Questionário de Proust:

Um objeto essencial para o teu dia-a-dia.
O meu telemóvel.

Uma cidade ou um país.
Paris.

Uma música ou uma banda.
Lady Gaga.

Um filme ou um realizador.
Os Incríveis, de Brad Bird.

Um livro ou um escritor.
Os Lusíadas, de Luís de Camões.

Uma série.
Derry Girls.

Uma referência profissional.
Hugo Veiga.

Quando for grande, quero ser.
Feliz.


No vídeo abaixo, João Chicau fala sobre as mais-valias de ter estudado na ESCS e como a formação académica contribuiu para o seu percurso:


Texto, fotografias e vídeo: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)
(*) Fotografia: Pedro Lavinha