ANÁLISE SWOT DA COMUNICAÇÃO DO PROGRAMA MENTORI@IPL. CONTRIBUTOS PARA MAIOR ADESÃO DOS ESTUDANTES
O projeto Análise SWOT da Comunicação do Programa Mentori@IPL. Contributos para Maior Adesão dos Estudantes (com referência IPL/IDI&CA2023/COMentoria_ESCS) pertence à Linha de Investigação 2 — Comunicação, Estratégias e Criatividade.
Sinopse: Uma equipa multidisciplinar propõe-se, através de uma investigação exploratória de cariz misto, a analisar a comunicação do Programa Mentori@IPL – Programa de Mentoria Interpares do Politécnico de Lisboa, com o objetivo de compreender quais as estratégias de comunicação mais eficientes para aumentar a adesão e compromisso dos estudantes.
Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)
Coordenador: Prof.ª Dr.ª Alexandra David (adavid@escs.ipl.pt)
Estado do Projeto: Ativo
Equipa de investigação:
Rute Agostinho, Serviços da Presidência – IPL
Conceição Soares, Serviço de Apoio Psicológico e Educativo / Serviços de Ação Social – IPL
Ana Gama, ESELx – IPL
Ana Margarida Costa, H&TRC – Health & Technology Research Center / ESTeSL – IPL
Ana Cristina Borges, ISEL – IPL
Rita Pereira, ISEL – IPL
Ana Alice Pedro, ISCAL – IPL
Ana Raposo, ESCS – IPL
Resultados:
• Comunicações:
David, A., Costa, A., Gama, A., Pedro, A., Raposo, A., Godinho, C., Teixeira, C., Soares, C., Borges, C., Rogeiro, R., Pereira, R., Agostinho, R., Encarnação, S. & Torres, S. (2024, mai, 23). A comunicação do programa Mentori@IPL: que contributos para uma maior adesão dos estudantes?. Comunicação apresentada no congresso “Melhor Comunicação, Mais Bem-Estar nas Instituições de Ensino Superior”, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugal. (http://hdl.handle.net/10400.21/17722)
David, A., Encarnação, S. & Escudeiro, MJ. (2024, nov, 27). Promoção do Sucesso Académico e Prevenção do Abandono Escolar: Resultados e Estratégias Inovadoras no Politécnico de Lisboa. Comunicação apresentada na “14.ª Conferência FORGES: Inovação para o desenvolvimento nos países e regiões de língua portuguesa”, Universidade Politécnica de Macau, Macau.
• Publicações:
Gama, A., Soares, M.C. & David, A. (2024, nov). A mentoria no ensino superior: Os desafios da comunicação no programa Mentori@IPL. Revista Forges, 10(1), 133-158. (http://hdl.handle.net/10400.21/17990)