BIGTECHCON: MOVIMENTO CONSUMERISTA E PRÁTICAS DE ANTI-CONSUMO EM CONTEXTOS DE PODER DE MERCADO SIGNIFICATIVO POR PARTE DAS GRANDES EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA
O projeto BIGTECHCon: Movimento consumerista e práticas de anti-consumo em contextos de poder de mercado significativo por parte das grandes empresas de base tecnológica pertence à Linha de Investigação 2 — Comunicação, Estratégias e Criatividade.
Sinopse: O principal objetivo do projeto consiste no entendimento da resposta do movimento ativista em defesa do consumidor ao poder excessivo de mercado de grandes empresas de base tecnológica e na avaliação da relação entre o anti-consumo deliberado dos serviços oferecidos por estas grandes empresas e o bem-estar e felicidade do consumidor.
Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)
Coordenador: Prof. Doutor Nuno Tiago Baptista (nbaptista@escs.ipl.pt)
Estado do Projeto: Concluído
Equipa de investigação:
Maria José Dos-Santos, ESCS – IPL
Helena Maria Baptista Alves, UBI
Nelson Manuel da Silva de Matos, UAlg
Fernando Jorge Ribeiro da Mata, CISAS – IPVC
Parceiro:
CISAS – IPVC
Resultados:
• Publicações:
Baptista, N. (2023) Exploring the Relationship Between Anti-Consumption and Consumerism European Journal of Social Science Studies 9 (3), p 191-211, DOI: 10.46827/ejsss.v9i3.1613
Baptista, N.; De Matos, N.; Bagheri, M.; Pereira, J. (2023) Attitudes towards materialism and consumer happiness European Journal of Management and Marketing Studies 8 (3), p 92-110, DOI: 46827/ejmms.v8i3.1559
• Capítulos de livro:
Martins, M., Baptista, N. and Fernandes, A. (2023) Consumerism and blockchain technology: The application of technology to improve market equalization in Confronting Security and Privacy Challenges in Digital Marketing, Pires, Paulo Botelho, et al., eds. IGI Global, Hershey PA, USA, DOI: 10.4018/978-1-6684-8958-1, EISBN13: 978166848960
Torgal, M.; Fernandes, A.; Baptista, N. (2023) When Sustainability Goes Wrong: A Critical Perspective about Consumer Behavior, Greenwashing, and its Impact on Sustainability in Effective Digital Marketing for Improving Society Behavior Toward DEI and SDGs, IGI Global, Hershey PA, USA, DOI: 10.4018/978-1-6684-8984-0, EISBN13: 978166848960 (Capítulo em fase de revisão).
• Comunicações:
Baptista, N.; Boechat, A. and Matos, N. (2024) Exploring coopetition as a strategy for small and medium size companies. Presented at 10th International Paris Congress on Social Sciences & Humanities, University of Paris, Paris, 17th February 2024
Mata, F., Baptista, N., Dos-Santos, M., Jesus-Siva, N. (September, 2023) Profiling European Consumers that Engage in Boycotting. 24th European Conference on Knowledge Management (ECKM 2023), ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Lisbon, Portugal (Com publicação no "Proceedings Book" indexado no Scopus)
Baptista, N.; Dos-Santos, M.; Mata, F., Jesus-Silva, N.; and Matos, N. (August, 2023) Political consumerism in Europe: The drivers of consumers' boycotts. 9th International Paris Congress on Social Sciences & Humanities, Paris, France
Baptista, N. and Boechat, A. (August, 2023) Generation Z consumerism and the market power of big-tech companies. TARAS SHEVCHENKO - 9th International Congress on Social Sciences & Humanitie, Lutsk, Ukraine
Baptista, N. and Boechat, A. (July, 2023) Consumer activism and anti-consumption of generation Z consumers in a context of significant market power by big-tech companies. VIII- International European Conference on Interdisciplinary Scientific Research, Rome, Italy
Organização de Conferência "BIGTECHCon - O ativismo pró-consumidor e o anti-consumo em contextos de poder de mercado significativo por parte das grandes empresas tecnológicas" (Maio, 2023), ESCS, Lisboa, Portugal
Baptista, N.; Dos-Santos, M.; Mata, F., Jesus-Silva, N.; and Matos, N. (April, 2023) Exploring the Relationship Between Anti-Consumption and Consumerism. IV International Conference on Global Practice of Multidisciplinary Scientific Studies, Turkish Republic of Northern Cyprus
Baptista, N.; Dos-Santos, M.; Mata, F., Jesus-Silva, N. and Matos, N. (April, 2023) Attitudes towards consumption: The development of an operational Scale. IV International Conference on Global Practice of Multidisciplinary Scientific Studies, Turkish Republic of Northern Cyprus