BUSINESS-TO-BUSINESS: BEYOND BUSINESS COMMUNICATION (B2B-BBC)
O projeto Business-to-Business: Beyond Business Communication (B2B-BBC) pertence à Linha de Investigação 2 — Comunicação, Estratégias e Criatividade.
Sinopse: Na esteira de uma investigação aplicada, pretende-se descrever o papel da comunicação na forma como as empresas nacionais B2B exportadoras gerem relações com os seus stakeholders, em contexto pós pandemia, bem como traçar um plano de ação, que capacite no âmbito da comunicação estratégica as organizações envolvidas, tornando-as mais competitivas.
Coordenadora: Prof.ª Doutora Ana Raposo (araposo@escs.ipl.pt)
Estado do Projeto: Concluído
Parceiros:
SayU Consulting – Evoke Network
AICEP Portugal Global
Resultados:
• Publicações:
Raposo, A; Gonçalves, M.; Vieira, J. (2022). InterComm Report B2B: The way forward 22>>23. Projeto B2B: Beyond Business Communication, uma parceria da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS-IPL) e da SayU Consulting. (http://hdl.handle.net/10400.21/15246)
Raposo, A; Eiró-Gomes, M.; Gonçalves, M.; Silvestre, C. (2021). InterComm Report – B2B Communication Trends in Global Businesses. Projeto B2B: Beyond Business Communication, uma parceria da aicep Portugal Global, Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS-IPL) e SayU Consulting – Evoke Network. (http://hdl.handle.net/10400.21/13323)
• Comunicações:
Raposo, A & Gonçalves, M. (2021, mar, 01-02). Business to Business (B2B): Beyond Business Communication. Paper presented, Online, at International Meeting on Business, Institutions and the New Normal, Fundación Camilo Prado, Madrid, Espanha. (https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/13001)
Raposo, A & Gonçalves, M. (2021, mar, 25-27). Business-to-Business (B2B) companies: how strategic communication can be the way to increase the competitiveness in a pos-covid world. Paper presented, Online, at International Academy of Business Disciplines, University of North Florida, Florida, United States of America.
Sessão de Apresentação de Resultados do InterComm Report – B2B Communication Trends in Global Businesses.:
Sessão disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=v_dmnEg9Vbc&t=111s
O projeto B2B-BBC nos Media:
Marketeer Online: Só cerca de metade das empresas B2B exportadoras tem um departamento de Comunicação
PME Magazine: Empresas com foco na comunicação e gestão estratégica
Marketeer Online: Sete tendências na comunicação B2B
Empreendedor Online: Estudo revela tendências para a comunicação entre empresas B2B
Link to Leaders Online: InterCom Report identifica 7 novas tendências nas empresas de B2B
Magazine Imobiliário Online: Qual será o papel da Comunicação no sucesso das empresas exportadoras?
Revista Cargo Online: InterComm Report: estudo da ESCS identificou 7 grandes tendências entre empresas B2B
Ecommerce News Portugal Online: Estudo revela as 7 tendências entre empresas B2B
Marketeer Online: Uma comunicação B2B global, coerente e integrada
Dinheiro Vivo: Mais do que nunca, Comunicar estrategicamente
Vida Económica: A comunicação como diálogo e negociação