SÉNIORES EM REDE, ENGAGEMENT E LITERACIA DIGITAL
O projeto Séniores em rede, engagement e literacia digital pertence à Linha de Investigação 2 — Comunicação, Estratégias e Criatividade.
Sinopse: Este projeto pretende fortalecer a produção científica na área da literacia digital e da comunicação para séniores, tendo presente não apenas a sua mais-valia para a comunidade académica, profissional e empresarial, mas também na forma como fomenta a cooperação entre a ciência e o cidadão comum – reforçando o papel de ciência cidadã.
Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)
Coordenadora: Prof.ª Doutora Sandra Miranda (smiranda@escs.ipl.pt)
Estado do Projeto: Ativo
Parceiros:
Academia Sénior de São Domingos de Benfica
APODEMO, Associação Portuguesa de Empresas de Estudo de Mercado e de Opinião
APAN, Associação Portuguesa de Anunciantes
40+Lab
Resultados:
• Publicações:
Antunes, A. C., Miranda, S. & Gama, A (2022). The (not) so secret life of senior social media influencers An analysis of the top five 'granfluencers', on Instagram. ICIEM proceedings, n3, UA - Editora Universidade de Aveiro.
Carrillo-Durán, V. Ruano-López, S., Fernandéz-Falero, M., & Trabatela-Robles, J. (2022). Compreender como os baby boomers utilizam a internet e os média sociais para melhorarem o seu engagement com as marcas. Comunicação e Sociedade, 41, 261-284. Tradução de Sandra Miranda
Miranda, S. Antunes, A. & Gama, A. (2022). Challenging old paradigms about ageing and social networks: seniors as social influencers. In Pocinho, R., et al., Novos Paradigmas de Envelhecimento, 35-49, Madrid: ANGS.
Miranda, S. Antunes, A. C. & Gama, A. (2022). A different type of influencer? Examining Senior Instagram Influencers Communication. Proceedings of the 9th European Conference on Social Media.
Miranda, S., Antunes, A., Gama, A., Di Fatima, B., & Machado, A.T. (2021). Navegar por redes nunca antes navegadas: motivações e engagement dos seniores ibéricos . Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte-MG, v. 15, p. e33366. DOI: 10.35699/1983-3652.2022.33366.
Antunes, A. C., Gama, A. & Miranda, S. (2021). Can Facebook Support Senior’s Consumer Decision Process? A qualitative Study. Proceedings of 8th European Conference on Social Media.
Miranda, S. & Antunes, A. (2020). Golden Years in Social Media World: Examining Behavior and Motivations, In Patrick Wamuyu (Ed.), Analising social media consumption. IGI Global http://hdl.handle.net/10400.21/10661
Gama, A., Antunes, A. C., Miranda, S. E Machado, A.. T. (2020) The role of senior universities in promotion of digital literacy: The Portuguese and Spanish seniors perspective. Proceedings of the Ageing Congress 2020, 3º Congresso Internacional sobre Envelhecimento, Springer.
Miranda, S, A., Machado, A. T., Antunes, A, & Gama, A. (2020). Age 2.0: motivations and brand engagement. Proceedings of the 7th European Conference on Social Media (ECSM). https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/12024
• Comunicações:
Antunes, A- C. & Miranda, S. (abril, 2023). Older Portuguese celebrities on Instagram: A snapshot of their strategies and communication practices. VIII Congresso Internacional, Comunicación Y Pensamiento. online.
Miranda, S. (2022). "Seniores e vulnerabilidade digital". Mesa-redonda, Riesgos, Amenazas Y brechas generacionales em la sociedad, II Congresso Internacional de Vulnerabilidad y Cultura Digital, Universidade San Pablo Ceu. Madrid, 6-7 de outubro.
Miranda, S. & Antunes, A. C. (2022). Representação dos seniores na publicidade. Let s talk about ageing. Congresso Multidisciplinar sobre envelhecimento. ISSSP, Porto, 11-14 novembro.
Antunes, A., Miranda, S. & Gama, A. (2022). The (not so) secret life of senior social media influencers: An analysis of the top five 'granfluencers', on Instagram. International Conference of Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behavior. Aveiro, 1 de julho, online.
Miranda, S. Antunes, A. C. & Gama, A. (2022). A different type of influencer? Examining Senior Instagram Influencers Communication. 9th European Conference on Social Media, 12 de maio, online.
Miranda, S. Antunes, A. C. & Gama, A. (2022). Some insights on the personification of Facebook by Iberian older users. Poster 9th European Conference on Social Media, 12-13 de maio, online.
Miranda, S.; Antunes, A. & Gama, A. (2021). Challenging old paradigms about aging and social networks: Seniors as social influencers. Aging congress2021, Novos paradigmas de envelhecimento, 25 de setembro, online.
Antunes, A- C, Miranda, S. Machado, A. T, Gama, A. Correia, C. & DiFátima, B. (2021). Networked seniors: New and old forms of socialization in the Internet Age. Meeting Digital Culture and Communication. 8th European Communication Conference (ECREA), september 8. online.
Antunes, A.C., Miranda, S. & Gama, A. (2021). Can Facebook support seniors’ consumer decision process? A qualitative study. 8th European Conference on Social Media. online.
Miranda, S., Antunes, A.C. & Gama, A. (2021). When Old is New! Seniors as Digital Influencers. Poster. 8th European Conference on Social Media. online.
Antunes, A. C., Miranda, S., Gama, A. & Di Fatima, B. (2021). Literacia digital dos seniores ibéricos: Um estudo exploratório. XI Congresso Portugues de Sociologia, mesa Dinâmicas Populacionais, gerações e Envelhecimento, XI Congresso Português de Sociologia, 29 de março, online.
Lopez, S., Trabatela-Robles, J., Falero, M. & Durán, V. (2021). Investigación sobre el uso de los seniors de las redes sociales, Congresso Internacional Comunicación Y Pensamiento, 28 Abril, online.
Gama, A., Antunes, A. C., Miranda, S. E Machado, A.. T. (2020) The role of senior universities in promotion of digital literacy: The Portuguese and Spanish seniors’ perspective. 3º Congresso Internacional sobre Envelhecimento, 21-22 de setembro. Conferência virtual.
Machado, A. T., Fatima, B., Gama, A, Antunes, A. C. & Miranda, S. (2020). Facebook and portuguese seniores well being. Workshop: Aging in a networked society. Older people, social networks and well-being, 25 de setembro, Conferência virtual.
Miranda, S, A., Machado, A. T., Antunes, A, & Gama, A. (2020). Age 2.0: motivations and brand engagement. Proceedings of the 7th European Conference on Social Media (ECSM), July 2-3, virtual conference.