Publicado: 11.12.2018
A convite do Parlamento Europeu, o E2 viajou até Bruxelas para participar num seminário para estudantes de Jornalismo e jovens jornalistas. A equipa da Escola aproveitou o certame para gravar um episódio especial sobre as Eleições Europeias.
O E2 foi convidado para participar num seminário sobre as Eleições Europeias, organizado pelo Gabinete do Parlamento Europeu (PE) em Portugal e dirigido a estudantes de Jornalismo e jovens profissionais da área. O objetivo passou por esclarecer e sensibilizar os participantes sobre o funcionamento do PE e os desafios da União Europeia, incentivando-os a produzir conteúdos de cariz jornalístico que pudessem ser difundidos junto da comunidade académica. Para tal, tiveram a oportunidade de participar em workshops, entrevistas e assistir ao início da sessão plenária do PE, a partir da tribuna da imprensa. A iniciativa decorreu entre 27 e 29 de novembro, na sede do PE, em Bruxelas.
Episódio especial
Cristiano Costa e Luís Pinhão, estudantes das licenciaturas em Jornalismo e Audiovisual e Multimédia, respetivamente, foram a dupla destacada para representar a ESCS no certame. A equipa elevou a fasquia em relação aos colegas das outras instituições de Ensino Superior portuguesas, aproveitando o evento para produzir um episódio especial, inteiramente dedicado ao modo de funcionamento do Parlamento Europeu e aos desafios para o futuro da União Europeia.
Os escsianos entrevistaram eurodeputados, falaram com jornalistas portugueses correspondentes em Bruxelas e tentaram perceber de que forma os média da União Europeia preparam as próximas Eleições.
O programa tem estreia prevista para 22 de janeiro de 2019.
O testemunho da equipa
Cristiano Costa explica que a experiência foi “importante para pôr em prática algumas competências jornalísticas adquiridas em sala de aula”. Durante a sua estadia, procurou, junto de jovens, jornalistas e eurodeputados, respostas para “o futuro do projeto europeu”. “A experiência não podia ter sido mais positiva”, defende.
Por seu lado, Luís conta que, desde que teve conhecimento do convite, ficou “impaciente e eternamente grato”. Trabalhar “junto de jovens jornalistas, em prol da sensibilização para a importância da votação europeia, fora da zona de conforto, com equipas profissionais do Parlamento Europeu” foi uma das “melhores experiências” que teve.