Publicado: 12.06.2019
Em período de candidaturas, os diplomados da ESCS falam sobre as mais-valias dos cursos de mestrado e pós-graduação. Neste artigo, conheça o testemunho de Alice Leite, pós-graduada em Storytelling.
A 2.ª fase de candidaturas decorre até ao dia 4 de setembro.
Alice Leite é formada em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. No Brasil, era redatora de Publicidade e desenvolvia vídeos institucionais e comerciais. Quando veio para Portugal, Alice ingressou, primeiro, na pós-graduação em Indústrias e Culturas Criativas: Gestão e Estratégias, uma parceria entre a ESCS, a Faculdade de Letras e a Faculdade de Belas-Artes, da Universidade de Lisboa. Depois, considerou que o curso de Storytelling, uma parceria da Escola com a SP Televisão e, este ano, também a SIC, seria “muito interessante, como um complemento” das suas qualificações, e, por isso, decidiu inscrever-se.
Na pós-graduação em Storytelling, aprendeu “todas as formas de desenvolver ficção” (da comédia ao drama, passando pelo terror), para os diferentes formatos (séries, curtas-metragens, cinema ou televisão). Mas não só. Também o lado comercial, no sentido de desenvolvimento e venda de um projeto a produtoras e canais televisivos, foi abordado no plano curricular do curso. A antiga estudante destaca, ainda, o corpo docente, composto por “profissionais da área, que dão um tremendo apoio para o estudante”. “É um curso bem completo”, defende.
Foi, ainda, na ESCS que Alice conheceu Gabriela Mendonça, com quem fundou a Good Content, uma agência de Marketing de Conteúdo. “Com os insights que tivemos do curso, podemos oferecer um serviço bem diferenciado. Porque tem o lado de ficção, de contar histórias, [e] o lado informativo, que é a base do marketing de conteúdo. Mas tudo isso junto acaba sendo muito rico”, considera.