Publicado: 22.11.2019
PERFIL RPCE: Diogo Duarte João
A participação em projetos internacionais na ESCS, como o programa Erasmus+ e o GlobCom, abriram portas a Diogo Duarte João no mercado de trabalho. O escsiano é, hoje, Relações Públicas na Adagietto.
A chegada de Diogo Duarte João ao curso de Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE) aconteceu por “um mero acaso”. O escsiano, que estudou Ciências e Tecnologias, no Ensino Secundário, queria seguir Fisioterapia, mas não conseguiu ingressar nessa opção. “Entrei em Reabilitação Psicomotora, em Évora. Fui lá inscrever-me, com o objetivo de, depois, mudar de curso, mas senti que não era ali o meu sítio. Não gostei”, conta. Quando chegou a casa, foi analisar a lista de cursos do site da DGES e deparou-se com a licenciatura em RPCE, que captou a sua atenção. Chegou à ESCS, na 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, no ano letivo 2013/2014. “Foi a melhor descoberta da minha vida”, afirma.
As bases para o mercado de trabalho
“Adorei tudo”, diz Diogo sobre o curso, destacando a experiência obtida nas aulas de laboratório, em que recebeu os seus primeiros briefings. “É aí que vais não só buscar as bases, como, também, trabalhar o teu potencial”, assegura. Uma das unidades curriculares de que mais gostou foi Comunicação Gráfica, na qual teve a oportunidade de explorar a vertente do design. “Nunca tinha trabalhado com aquele tipo de programas e, ali, consegui dar asas à minha criatividade”, explica. Em Relação com os Media, aprendeu a “falar para uma televisão”, simulando ser representante de uma marca. “Era só um exercício [mas] eu ficava nervoso, a transpirar”, conta. O escsiano gostou, também, das disciplinas “mais analíticas”, com as quais já estava mais familiarizado, devido à sua formação no Ensino Secundário.
GlobCom 2015
Em maio de 2015, Diogo foi um dos 16 estudantes selecionados para representar Portugal no projeto internacional GlobCom. O jovem desenvolveu, em conjunto com uma equipa composta por 30 alunos de todas as partes do mundo, uma campanha de comunicação, cujo objetivo era combater a desflorestação da floresta de Bornéu. No final, os participantes reuniram-se na Malásia, para apresentar o trabalho à WWF, a empresa anfitriã. Apesar de não ter ficado no grupo vencedor, Diogo defende que o mais importante foi o desafio. A oportunidade de ter trabalhado com “alunos de nacionalidades diferentes, com maneiras de pensar e de trabalhar distintas” colocou-o “à prova” e a “pensar no futuro”.
Erasmus+
No 5.º semestre, o escsiano rumou a Madrid, no âmbito do programa Erasmus+. Quando começou a estudar Relações Públicas, Diogo percebeu que havia mais áreas de que gostava, dentro da Comunicação. Por isso, na Universidad Rey Juan Carlos, optou por unidades curriculares mais ligadas ao Marketing e à Publicidade. Diogo considera que o maior “ponto positivo” foi o relacionamento com os diferentes colegas e o facto de ter criado amizades que não vai esquecer. Para além disso, defende que a iniciativa é uma oportunidade para os estudantes portugueses mostrarem “aquilo que valem e como somos bons cá”. “Também estamos a defender o nosso país e a nossa escola. Os espanhóis nunca mais esquecerão os portugueses que por lá passaram, em 2015”, diz, com humor.
Percurso profissional
Diogo acredita que “nada acontece por acaso”. Um mês depois de terminar o curso, recebeu uma proposta de trabalho da Atrevia, uma agência de comunicação espanhola com escritórios em Portugal. “Em Madrid, treinei imenso o meu espanhol (...) fazer Erasmus, abre-te portas, as empresas gostam disso”, considera. De julho de 2016 a dezembro de 2017, o escsiano trabalhou, como consultor de comunicação, com “diversos clientes de quase todos os setores”. Ao mesmo tempo, tirou um mestrado em Ciências Empresarias. Durante o último ano em que trabalhou na agência, assumiu a conta da IKEA, que inspirou a sua dissertação de mestrado. “Foi um cliente de que eu gostei imenso. É uma love brand”, conta.
Diogo sentia, no entanto, “que precisava de dar o próximo passo, que era conseguir ser mais estratégico”. Por isso, no final de 2017, decidiu “agarrar o desafio” da Adagietto, que o convidou para trabalhar, em exclusivo, a conta da easyJet, sendo o representante da marca em Portugal. “Há um PR Manager a quem eu tenho de reportar, que está em Londres, nos headquarters, mas sou eu que assumo a responsabilidade da comunicação [aqui]”, explica. Diariamente, o escsiano trata de todas as questões ligadas à relação com os media e à gestão de parcerias e eventos da easyJet, a nível nacional.
A melhor escola para aprender Relações Públicas
Diogo considera que a licenciatura em RPCE é “um curso incrível”, para quem gosta desta vertente da Comunicação. “Está a tornar-se muito versátil. Há 10 anos, era uma coisa muito corporativa e institucional, muito associada a altos cargos. Mas está a começar a ser mais criativa, mais divertida. E é essencial em todas as empresas”, esclarece.
Na Escola, o escsiano garante que aprendeu a “ser muito mais ponderado” nas suas decisões, devido à orientação dos docentes que o acompanharam ao longo do curso. “Deu-me a segurança de que eu necessitava para aplicar tudo o que sei e tudo o que quero fazer, e ajudou-me a trabalhar algumas skills”, afirma. Após passar por duas agências de comunicação, Diogo garante que “o contacto com pessoas de outras áreas dá-me a noção de que não há outra Escola melhor, na área das RP, em Portugal”.
Por fim, desafiámos Diogo Duarte João a responder a uma espécie de Questionário de Proust:
Um objeto essencial para o teu dia-a-dia.
Telemóvel. Para o bem e para o mal.
Uma cidade ou um país.
Barcelona, porque foi das cidades de que eu mais gostei de visitar quando fiz Erasmus+ e acho que era a única na qual eu me via a viver, sem ser Lisboa. Mas não saía de Lisboa por nada!
Uma música ou uma banda.
Best Part, de Daniel Caesar.
Um filme ou um realizador.
O Herói de Hacksaw Ridge, de Mel Gibson.
Um livro ou em escritor.
O Hipnotista, de Lars Kepler.
Uma série.
Suits.
Uma referência profissional.
Os meus diretores. Acho que aprendes imenso com os teus diretores e deves valorizar a experiência que tens mais próxima.
Quando for grande, quero ser.
A melhor versão de mim próprio. Gostava de ser uma referência na área das Relações Públicas.
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