Publicado: 24.11.2020
A ESCS recebeu a Bandeira Verde do Galardão Eco-Escolas 2020, pelas medidas que tem vindo a adotar ao nível da Ecologia e da Sustentabilidade.
No passado dia 13 de novembro, decorreu a cerimónia Galardão Eco-Escolas 2020, uma iniciativa da ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) que pretende destacar instituições de ensino que promovem ações de relevo ao nível da Sustentabilidade. A ESCS foi distinguida com uma Bandeira Verde, fruto das iniciativas que têm vindo a ser implementadas desde o início do ano letivo 2019/2020. No total, foram distinguidas 256 estabelecimentos de ensino portugueses, desde o pré-escolar ao superior, seis das quais pertencentes ao Politécnico de Lisboa (IPL).
O caminho para ser uma Escola “verde”
A Prof.ª Dr.ª Alexandra David, vice-presidente da Escola responsável pelo pelouro da Sustentabilidade, explica que o plano de ação para a candidatura ao programa Eco-Escolas começou a ser desenvolvido no início do ano letivo 2019/2020. “Como era possível [ainda] não termos a bandeira?”, questiona a responsável, com humor. A docente considera que a atribuição deste galardão “significa que o trabalho foi reconhecido” e que é “um incentivo” para continuar a desenvolver medidas de Sustentabilidade.
Para a criação do plano de ação, a ESCS criou um conselho consultivo, composto pelas duas coordenadoras do projeto na Escola, a Prof.ª Dr.ª Alexandra David e a Prof.ª Doutora Sandra Miranda, por docentes (Ana Raposo, Ricardo Pereira Rodrigues e Rúben Neves), por colaboradores não docentes (Marcos Melo, do Serviço de Comunicação, e Carlos Jesus e Miguel Baptista, do Serviço de Gestão Multimédia), por estudantes da AE ESCS e do ESCS + Limpa, pelos Serviços de Ação Social do IPL, pela Junta de Freguesia de Benfica e pela Câmara Municipal de Lisboa. Apesar de esta equipa já estar formada, qualquer membro da comunidade académica poderá fazer parte deste conselho, bastando, para tal, contactar as coordenadoras.
Para a obtenção da Bandeira Verde, foram planeadas e colocadas em prática uma série de iniciativas, entre as quais:
– instalação de bebedouros, para promover a utilização de garrafas reutilizáveis;
– oferta de garrafas reutilizáveis, no início do ano letivo;
– incentivo ao uso de escadas, em detrimento dos elevadores, com o intuito de poupar energia elétrica;
– colocação de cartazes de apelo à poupança de água e de eletricidade nas casas-de-banho;
– substituição faseada das lâmpadas atuais por lâmpadas LED (mais económicas);
– colocação de ecopontos nos vários pisos da Escola;
– plantação de cerca de 50 árvores nos espaços circundantes à ESCS;
– implementação de serviço de take away no bar da Escola, em que os clientes podem usar os seus próprios recipientes, e doação da comida que sobra a uma organização, de forma a evitar o desperdício alimentar;
– os docentes foram mobilizados para adotarem temas relacionados com a Sustentabilidade nos trabalhos que são propostos aos estudantes;
– realização de uma feira de troca de roupa, por iniciativa de uma estudante, no âmbito de um trabalho desenvolvido numa disciplina;
– realização de uma feira de troca de sebentas, por iniciativa da ESCS + Limpa, uma atividade extracurricular dedicada às questões ambientais e que, segundo a Prof.ª Alexandra David, “tem sido um apoio essencial na mobilização dos estudantes”;
– dinamização das palestras “Comunicar (com) Liberdade & Responsabilidade – Justiça Ambiental” e “Biodiversidade vs. Economia Circular”;
– exibição da antestreia do filme “Mulher em Guerra”, sobre ativismo ambiental;
– divulgação de ações promovidas pela ABAE, entre as quais, o concurso nacional Póster Digital “Eco-Código”, no qual alguns estudantes da Escola participaram.
Para que, em 2020/2021, a ESCS continue a ser uma Eco-Escola, terá de voltar a candidatar-se ao galardão Bandeira Verde. Para tal, estão a ser preparadas novas iniciativas, para além daquelas implementadas no ano letivo anterior e às quais se dará continuidade. Exemplos disso são o Kit Escolar (composto por artigos produzidos com materiais sustentáveis), que a Escola distribuiu à comunidade escolar, e a colocação de dois Pilhões (um à entrada da Escola e outro no Centro de Equipamento Audiovisual). A Prof.ª Dr.ª Alexandra David desvenda, ainda, que a ESCS + Limpa está, neste momento, a desenvolver duas iniciativas que serão lançadas em breve.
Sustentabilidade em tempos de pandemia: vantagens e desvantagens
Em março, a meio do processo de candidatura ao programa Eco-Escolas, a Escola deparou-se com a pandemia de SARS-CoV-2, que trouxe vantagens e desvantagens para o plano que estava a ser posto em prática.
A partilha de boleias era umas das propostas que estava em cima da mesa e que teve de ser adiada. Estava, também, prevista a construção de um estacionamento para bicicletas, com o apoio da Junta de Freguesia de Benfica, bem como a criação de uma oficina de bicicletas no Campus de Benfica do IPL. Mas, por outro lado, a pandemia veio acelerar a implementação de algumas iniciativas que já estavam planeadas. A maioria dos elevadores da Escola foram desligados, como medida de prevenção da propagação da COVID-19, o que se traduziu numa poupança energética. Nas casas-de-banho, as torneiras manuais deram lugar a torneiras temporizadoras, resultando numa redução do consumo de água. Já a nível administrativo, houve uma “desmaterialização de processos”, com a redução das impressões em papel.
Eco-IPL
Ao mesmo tempo que a Escola planeava a sua candidatura ao Eco-Escolas, o Politécnico de Lisboa demonstrava, também, vontade de incluir todas as suas unidades orgânicas (UO) no programa, pelo que “o caminho acabou por ser feito em conjunto”, explica a vice-presidente da ESCS. Foi, assim, criado um EcoCampus, denominado Eco-IPL, que veio acrescentar iniciativas conjuntas aos planos de ação de cada instituição. Exemplos disso serão a oficina para bicicletas, palestras que serão divulgadas em todas as UO, um questionário anual que pretende analisar a pegada ecológica da comunidade IPL, entre outros. “Esta partilha de informação e de saber é fundamental para que nós consigamos ter cada vez mais adeptos”, considera a responsável pelas medidas de Sustentabilidade na ESCS. Ao nível da Investigação, o grupo de trabalho, dinamizado pelo Prof. Vítor Manteigas, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, fez duas comunicações na 2.ª Conferência Campus Sustentável (CCS2020) e candidatou-se ao projeto Fundo Ambiental.