A licenciatura em Publicidade e Marketing desafia o pensamento estratégico, a competitividade, o espírito analítico e a criatividade, com base num método de ensino direcionado para a resolução de problemas e num contacto mais direto com a realidade, na qual os alunos irão exercer a sua profissão. O aluno pode optar por aprofundar os seus conhecimentos em Publicidade ou em Marketing, escolhendo um conjunto de disciplinas vocacionadas para cada uma das áreas.
O plano de estudos está adequado ao processo de Bolonha.
Coordenação do Curso:
Coordenadora: Helena Pina
Subcoordenadora: Cláudia Silvestre
ECTS: 180
Semestres: 6
CNAEF: 342 (Marketing e publicidade)
Código: 9222 (regime diurno) e 8439 (regime pós-laboral)
Grau: Licenciado
Vagas (24/25): 59 (regime diurno) e 31 (regime pós-laboral)
Vagas (23/24): 59 (regime diurno) e 30 (regime pós-laboral)
Vagas (22/23): 57 (regime diurno) e 28 (regime pós-laboral)
Percursos alternativos:
Perfis: Publicidade; Marketing
Acreditação: O curso de licenciatura em Publicidade e Marketing foi acreditado, em 2019, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), por 6 (seis) anos.
N.º do Processo: ACEF/1718/0105242
Registo inicial da DGES: R/A-Ef 3296/2011, de 18-03-2011
Este curso requer o pré-requisito Grupo D – Capacidade de Visão, que consiste num documento (uma auto-declaração) disponibilizado pelos Serviços Académicos e assinado pelo próprio aluno no ato da matrícula, no qual este atesta que tem capacidade de visão.
Diurno:
Desemprego registado no curso: 4,6% (mais informações em infocursos.mec.pt)
Pós-Laboral:
Desemprego registado no curso: 4,6% (mais informações em infocursos.mec.pt).
RAMO PUBLICIDADE
• Executivo de Contas (Account Executive), Supervisor de Contas (Account Superviser), Gestor de Contas (Account Manager) ou Diretor de Contas (Account Director)
• Redator publicitário (Copywriter), Diretor de Arte/Designer de Comunicação (Art Director/Communication Designer) ou Diretor Criativo (Creative Director)
• Storyteller de Marca (Brand Storyteller)
• Planeador de Meios (Media Planner) ou Diretor de Meios (Media Director)
• Planeador Estratégico (Strategic Planner) ou Diretor de Planeamento Estratégico (Head of Strategic Planning)
• Negociador de Espaço/Tempo (Media Byer)
• Redator Criativo no Direct Marketing (Direct Marketing Creative Copywriter)
• Produtor de TV/Rádio (TV/Radio Producer)
• Gestor de Redes Sociais (Social Media Manager)
RAMO MARKETING
• Assistente de Vendas (Sales Assistant), Supervisor de Vendas (Sales Supervisor) ou Gestor de Equipe de Vendas (Sales Manager)
• Diretor Comercial (Comercial Director)
• Gestor de Produto (Product Manager)
• Gestor de Marca (Brand Manager)
• Assistente de Marketing (Marketing Assistant), Técnico de Marketing (Marketing Manager) ou Diretor de Marketing (Marketing Director)
• Técnico de Marketing Research (Marketing Researcher)
• Técnico de Business Intelligence (Business Intelligence Manager)
• Gestor de Marketing Digital (Digital Marketing Manager)
PROVAS ESPECÍFICAS (para os anos letivos 2025/26 e 2026/27)
Duas das seguintes provas:
11 História
16 Matemática
18 Português
MÉDIAS (nota do último aluno colocado)
Fórmula de cálculo: 50% da média do Ensino Secundário + 50% da nota das Provas Específicas de ingresso
Ano Letivo 2024/2025:
Regime Diurno:
1.ª Fase: 163,5
2.ª Fase: 169,5
Regime Pós-Laboral:
1.ª Fase: 154,5
2.ª Fase: 165,5
De acordo com o projeto educativo da ESCS, integrado nos princípios consagrados na Convenção de Bolonha, o 1.º ciclo do ensino superior de Publicidade e Marketing preconiza a projeção humana e profissional do aluno, encontrando-se orientado para o seu desenvolvimento psicossocial e vocacional e integrando-o no seu contexto sócio-cultural.
Na chamada “economia de rede” alicerçada na globalização dos mercados e na sociedade do Conhecimento/Informação, as Entidades Organizacionais tendem a adotar estruturas orgânicas e funcionais mais flexíveis, optando crescentemente pela constituição de parcerias, mais ou menos formais, ao longo da sua cadeia de valor, com vista a projetarem nos respetivos mercados uma posição de superioridade competitiva. Consequentemente, a formação de capital humano com competências específicas nas várias vertentes da comunicação não é apenas necessária, mas também fundamental. Saber produzir e gerir informação é, hoje, um desafio para o qual as nações têm que estar aptas a dar resposta e para o qual necessitam de recursos humanos cada vez melhor preparados e bem adaptados aos diferentes cenários e realidades.
O exercício da atividade profissional nos domínios do Marketing e da Publicidade requer bases sólidas ao nível dos conhecimentos e desenvolvimento de perícias específicas.
A formação nesta área exige uma estrutura multidisciplinar, mas que permita igualmente a possibilidade de aprofundamentos especializados de acordo com as diversas componentes vocacionais e que podem ser complementares ou comuns a outras áreas curriculares. No final do curso, pretende-se que o aluno tenha adquirido competências gerais e específicas e esteja, portanto, apto a integrar o mercado de trabalho e motivado para prosseguir uma aprendizagem contínua ao longo da vida.
Focalisando a análise na definição de perfis académicos vocacionados para o exercício profissional nas áreas da Publicidade e do Marketing, podem ser identificadas as seguintes competências essenciais a adquirir.
Competências Gerais:
• Capacidade criativa e proativa;
• Capacidade de diagnóstico e analítica;
• Capacidade de investigação;
• Capacidade metodológica, de organização e de síntese;
• Capacidade de persuasão e argumentação;
• Capacidade empreendedora/competitiva;
• Capacidade de trabalho autónomo;
• Capacidade de liderança, supervisão/coordenação;
• Capacidade de adaptação a novas situações, incluindo novas tecnologias.
Competências Académicas:
• Domínio multi disciplinar do Marketing: Market Research, Planeamento estratégico, Gestão do marketing-mix, Gestão do mix da comunicação ao nível estratégico e operacional;
• Domínio da Gestão de contas Publicitárias, da Criatividade Estratégica, da investigação e do Planeamento de Meios;
• Conhecimentos complementares em Marketing e Publicidade e na área do Áudiovisual e Multimédia, Comportamento do Consumidor e Organizacional, Técnicas de Comunicação nos diferentes media;
• Conhecimentos estruturantes nas áreas das Ciências da Comunicação, Sociais e Humanas e em Estatística.