Passar para o conteúdo principal

Publicado: 18.01.2022

No dia em que comemorou 32 anos, a ESCS hasteou a segunda Bandeira Verde, do galardão Eco-Escolas, e inaugurou a primeira exposição que integra o novo Museu Audiovisual, dedicada à Rádio.

Ontem, dia 17 de janeiro, a ESCS levou a cabo um conjunto de ações, no âmbito das comemorações do 32.º aniversário da instituição. Para além da mensagem que o Presidente da Escola, Prof. Doutor André Sendin, dirigiu a toda a comunidade escolar, o dia contou, ainda, com dois momentos simbólicos que refletem o presente da Escola, ainda que olhando para o passado histórico, mas sempre com o foco apontado para os desafios do futuro.

Uma conquista sustentável

No primeiro momento, foi hasteada a Bandeira Verde, distinção que a ESCS recebeu, no passado mês de dezembro e pelo segundo ano consecutivo, no âmbito do programa Eco-Escolas, promovido pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa). O galardão materializa o reconhecimento que resultou do plano de ações implementado pela Escola, no domínio da Sustentabilidade, no ano letivo 2020/2021.
O Prof. Doutor André Sendin afirmou que a Bandeira Verde “simboliza um caminho que nos enche de orgulho” e “reflete aquilo que temos feito” em prol do ambiente. O Presidente da ESCS aproveitou a ocasião para agradecer a todos os que contribuíram para que a Escola conquistasse a distinção, sobretudo às vice-presidentes Alexandra David e Sandra Miranda, coordenadoras do Conselho Eco-Escolas da ESCS.
É de referir que, entretanto, a Escola já está a trabalhar com vista à candidatura da edição de 2021/2022 do programa Eco-Escolas.

Direção da ESCS
A ESCS hasteou a Bandeira Verde, do programa Eco-Escolas, referente ao ano letivo 2020/2021.

Dar vida à Rádio

No mesmo dia, foi inaugurada a primeira exposição que integra o novo Museu Audiovisual, uma iniciativa que pretende dar a conhecer o espólio tecnológico que a Escola acumulou e preservou desde o início dos anos 90 do século XX. A exposição permanente, denominada “As Máquinas com que se faz Rádio”, está patente no átrio dos Serviços Académicos, no piso -1 do edifício.
A mostra reúne um vasto conjunto de peças de Rádio, que, nas palavras do Presidente da ESCS, testemunham “as tantas e tantas gerações de alunos que usaram este equipamento”. André Sendin explicou que a Escola dispõe de um “grande património audiovisual” e que não havia razão para não expô-lo. “Sente-se aqui o pulsar da Escola”, na medida em que a tecnologia é “uma área que nos tem distinguido”, acrescentou. Já o Eng.º Pote Magriço, curador da exposição e colaborador de longa data da Escola, encarou a iniciativa como uma “referência histórica da evolução tecnológica da ESCS” e sublinhou que, no início dos anos 1990, aquando da sua instalação, “estas tecnologias eram top”.
“Temos mais ideias para mostrar nos próximos tempos”, afirmou, em primeira mão, o Presidente da Escola, adiantando que, em breve, será inaugurada a segunda exposição do Museu Audiovisual, desta feita dedicada à Televisão.

Museu da Rádio
A exposição de Rádio integra o novo Museu Audiovisual da Escola.

Mensagem do Presidente

Veja (ou reveja) o vídeo que o Presidente da ESCS dirigiu à comunidade escsiana, no dia do aniversário da Escola.


Fotografias: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)