Passar para o conteúdo principal

Publicado: 18.10.2023

A Cátedra da ESCS em “Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania” recebeu avaliação favorável por parte da UNESCO.

Depois de, num primeiro momento, ter obtido o apoio institucional do Presidente da Comissão Nacional da UNESCO (CNU), um organismo que atua sob a alçada do Ministério dos Negócios Estrangeiros, a candidatura da ESCS a uma Cátedra em “Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania” recebeu, agora, a avaliação favorável, desta feita da UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, sediada em Paris. A Prof.ª Doutora Fernanda Bonacho e o Prof. Doutor João Abreu assumem, respetivamente, os papéis de Chair e Co-Chair da Cátedra. Por sua vez, cabe ao Gabinete de Apoio à Investigação (GAI), na pessoa da Doutora Sara Cura, a gestão e a comunicação de ciência da iniciativa.

Image
Cátedra UNESCO (798x200)
A Cátedra da ESCS em “Comunicação, Literacias e Cidadania” foi favoralmente avaliada pela UNESCO.


As Cátedras UNESCO

Criado em 1992, o Programa de Cátedras UNESCO visa promover o desenvolvimento da sociedade, através da cooperação internacional interuniversitária, transferindo conhecimento entre instituições de Ensino Superior em áreas relacionadas com os domínios de atuação da UNESCO, tais como: ciências naturais e sociais, comunicação, cultura e educação.

A Cátedra da ESCS

O século XXI é marcado pela digitalização sem precedentes da comunicação e, embora os benefícios dos media digitais sejam inegáveis, o seu uso indiscriminado e acrítico trouxe desinformação, notícias falsas, ódio e intolerância, ameaçando a sustentabilidade de sociedades tolerantes, inclusivas e democráticas, onde a cidadania plena é um direito e um dever. Neste contexto, a literacia mediática e o cultivo da cidadania são cruciais, construindo uma coligação diversificada de pessoas capacitadas que reconhecem, analisam e resistem a formas nocivas de expressão e comunicação. A proposta da Cátedra “Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania” é um processo de integração da investigação e da educação na sociedade para desenvolver as competências fundamentais para comunicar e compreender criticamente o mundo, resistindo à polarização e aos estereótipos, ao mesmo tempo que encurta o fosso participativo que impede que cidadãos empenhados e bem informados possam agir livremente em plenos direitos e deveres. A educação e a investigação feita na ESCS suportam esta Cátedra e estão no centro da cooperação internacional, especialmente com o Sul Global e os países de língua portuguesa, incentivando alianças académicas e promovendo a partilha de conhecimentos. A Cátedra partilha os princípios da UNESCO, promovendo a comunicação para sociedades inclusivas, multiculturais e democráticas; atenuando o fosso entre a academia e a sociedade civil; desenvolvendo a literacia mediática, defendendo a liberdade de expressão, combatendo o discurso do ódio e a desinformação, fomentando simultaneamente o pensamento crítico responsável e prevenindo o extremismo violento; e desenvolvendo ações e projetos para sociedades sustentáveis, reforçando simultaneamente os conhecimentos para a ação climática.


Texto: Serviço de Comunicação (Gabcom), com o apoio do Gabinete de Apoio à Investigação (GAI)