Publicado: 12.12.2023
Duarte Sala Pagou entrou na ESCS focado no ramo da Publicidade. Já no mercado de trabalho, descobriu o caminho do Marketing, que tem percorrido, desde que terminou o curso. Hoje, trabalha como Integrated Marketing & Communications Specialist, na Mary Kay Cosmetics.
Duarte Sala Pagou sabia que queria estudar na ESCS, mais especificamente no curso de licenciatura em Publicidade e Marketing (PM), desde o início do Ensino Secundário. Se, inicialmemente, a Publicidade era o seu foco, a entrada no mercado de trabalho mostrou-lhe outra direção. Atualmente, é Integrated Marketing & Communications Specialist, na Mary Kay Cosmetics.
Ensino de excelência
Duarte ingressou na ESCS em 2014. Do curso, destaca a qualidade do corpo docente e a sua proximidade com os estudantes. “É um grande privilégio termos aulas com pessoas que são, de facto, experts no assunto e que, mais do que isso, têm paixão por aquilo que fazem. É meio caminho para que seja um ensino de qualidade e de excelência”, defende. O escsiano recorda, em particular, a unidade curricular de Teoria e História da Publicidade, lecionada no primeiro ano do curso. “O Prof. João Barros fala sobre a história da publicidade, desde os tempos dos romanos, e como é que as coisas foram evoluindo. Foi isso que me fez acreditar que estava no sítio certo”, lembra.
Para além das aulas, Duarte destaca “a sorte” que os estudantes têm por poder envolver-se em atividades extracurriculares. “São oportunidades que nos aproximam. Guardo muitas memórias”, conta. Durante a licenciatura, o escsiano teve uma “breve passagem” pela escstunis, fez parte da ESCS MAGAZINE, do departamento de Recursos Humanos da Associação de Estudantes, da Bright Lisbon Agency, das Atividades de Integração e, ainda, dos Commie Awards. “Foram três anos muito bem aproveitados”, assegura, divertido. Duarte considera que estes núcleos possibilitam uma “partilha de experiência e de conhecimento”, ao mesmo tempo que conferem skills de autonomia, uma vez que dão “liberdade para sermos nós próprios e dar asas à imaginação”. “Apoiamo-nos e aprendemos com os erros uns dos outros e acho que isso é muito importante”, assegura.
Após a licenciatura, uma pós-graduação
Quando terminou a licenciatura, o escsiano quis especializar-se na área da criação de conteúdo. Como “não via noutras escolas e cursos o nível e a capacidade de envolvimento que sabia que a ESCS podia dar”, optou pela Pós-Graduação em Branding e Content Marketing. Duarte destaca, essencialmente, a parceria com a BAR Ogilvy, que permite, aos estudantes, terem aulas com docentes que são, também, profissionais daquela agência. “Temos a substância da vertente mais académica e aprendemos, depois, a moldá-la às necessidades do mercado”, esclarece.
Percurso profissional
Duarte iniciou o seu percurso profissional, em 2017, no Montepio, através de uma parceria que o banco tinha com a Bright Lisbon Agency. Durante um estágio de sete meses, fez parte da equipa de Comunicação Interna, trabalhando em employer branding, criação de newsletters e gestão de mudança. Depois, teve uma oportunidade, na mesma área, na Devoteam. Devido à sua formação académica, a certa altura, acabou por acumular a Comunicação Interna com a Externa, passando por outras funções como a gestão de redes sociais, comunicação com clientes e media relations. Por fim, em abril deste ano, juntou-se à Mary Kay Cosmetics, onde, atualmente, é responsável pelo departamento de Comunicação. “Tudo o que envolve employer brand, comunicação com a nossa força de vendas, com os clientes finais, com parceiros e com a agência passa por mim”, conta.
Como Integrated Marketing & Communications Specialist, o seu trabalho “passa por fazer a gestão e garantir que todos os pontos de contacto que a marca tem com os seus stakeholders estão em sintonia”. O escsiano explica que a empresa trabalha com uma força de vendas de cerca de 5.000 trabalhadores independentes e que cabe à sua equipa fornecer os conteúdos para que eles possam desenvolver os seus negócios.
Capacitar os estudantes
“Acho que a abordagem que a ESCS tem de total capacitação dos seus alunos, da perspetiva prática, mas sustentada por uma teoria forte, é essencial”, afirma Duarte. O escsiano assegura que a área da Comunicação “não é fácil”, mas que a Escola oferece as bases para que os estudantes construam a sua “maneira de trabalhar e de ser”. Uma das ferramentas adquiridas no curso que o acompanha até hoje é a importância dada à pesquisa de informação. “A ESCS ensinou-me que, na base de uma comunicação eficaz, está uma pesquisa e uma investigação sólida”, conclui.
Por fim, desafiámos Duarte Sala Pagou a responder a uma espécie de Questionário de Proust:
Um objeto essencial para o teu dia-a-dia.
Os meus fones.
Uma cidade ou um país.
Roma.
Uma música ou uma banda.
Arcade Fire.
Um filme ou um realizador.
Taxi Driver, de Martin Scorsese.
Um livro ou um escritor.
O Senhor dos Anéis, de John Ronald Reuel Tolkien.
Uma série.
Mad Men.
Uma referência profissional.
Edson Athayde.
Quando for grande, quero ser.
Como o meu pai.
No vídeo abaixo, Duarte Sala Pagou fala sobre as mais-valias de ter estudado na ESCS e como a formação académica contribuiu para o seu percurso:
Texto, fotografias e vídeo: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)