Publicado: 30.04.2024
A Licenciatura em Publicidade e Marketing e a Pós-Graduação em Marketing e Data Science organizaram uma aula aberta sobre Inteligência Artificial na Comunicação.
No passado dia 22 de março, realizou-se, no Auditório Vítor Macieira, a aula aberta “A Inteligência Artificial na Comunicação – três olhares”. A iniciativa, organizada pelas coordenações dos cursos de licenciatura em Publicidade e Marketing (PM) e de pós-graduação em Marketing e Data Science (MDS), contou com uma plateia de dezenas de estudantes e de vários docentes da Escola.
Tendo em consideração os efeitos da Inteligência Artificial (IA) na Comunicação, nomeadamente nas áreas do Jornalismo, do Marketing e da Publicidade, a sessão arrancou com a intervenção de Sara Prates, Senior Enterprise Account Executive da Salesforce. A oradora teceu algumas considerações sobre o impacto da IA no Marketing daquela empresa, sobretudo ao nível da criação rápida, precisa e automática de: briefings de campanha; segmentos intuitivos; conteúdos personalizados à escala; e jornadas do consumidor. Sara Prates destacou, ainda, a necessidade de as organizações terem uma estratégia de implementação da IA.
Já Leonor Soczka, Subscriptions Director do jornal Público, realçou o impacto da IA no Jornalismo, encarando-a como um auxiliar quer na criação de conteúdos jornalísticos quer na definição de estratégias publicitárias e de assinaturas. Como efeitos negativos, a convidada alertou para o facto de que a IA potencia não só uma fácil criação e divulgação de fake news, mas também propicia problemas relacionados com a propriedade intelectual e potenciais danos reputacionais.
Por fim, André Melo, Chief Data Officer da Acceleration Grupo WPP, fez uma breve apresentação da evolução tecnológica no mundo, com foco na comunicação publicitária, e deu a conhecer várias ferramentas e parceiros tecnológicos que, articulados com a IA, permitem, atualmente, criar conteúdos personalizados em tempo real para campanhas digitais inovadoras, impossíveis de conceber até há poucos anos, numa ligação cada vez mais relevante entre os conceitos de Brand Equity e de Digital Brand Presence.
Texto gentilmente cedido pelo Prof. Doutor João Ferreira do Rosário e editado pelo Serviço de Comunicação (Gabcom).
Fotografia gentilmente cedidas pelo Prof. Doutor João Ferreira do Rosário.