Passar para o conteúdo principal

Publicado: 21.05.2024

Image
Header Carolina Batista

Após passar por várias áreas do Marketing, Carolina Batista dedica, hoje, a sua vocação a vários projetos, como freelancer, e à sua marca pessoal, a Bentô Lisboa.

“Um caos organizado, muito criativo e cheio de ambição”, assim se descreve Carolina Batista. Na ESCS, repartiu a frequência da Licenciatura em Publicidade e Marketing (PM) com a participação nas atividades extracurriculares. Pelo caminho, fundou mais uma: a júnior empresa Bright Lisbon Agency. Já no mercado de trabalho, passou por várias funções ligadas ao Marketing, até descobrir a sua verdadeira paixão: a comunicação de gastronomia. Hoje, divide os dias entre o trabalho como freelancer nas áreas da Fotografia, do Marketing e da Consultoria, a página Tuga com Fome, a organização de casamentos e o desenvolvimento da marca de pastelaria Bentô Lisboa.

Image
Carolina Batista
Carolina Batista é licenciada em Publicidade e Marketing.


Três anos muito bem vividos

Image
Carolina Batista
A escsiana participou em todas as atividades extracurriculares.

Carolina chegou à ESCS em 2013. Na altura de se candidatar ao Ensino Superior, chegou a ponderar outra instituição de ensino, mas, por influência do também escsiano Gonçalo Amorim, teve oportunidade de visitar a ESCS, de “sentir a energia” da instituição, e rapidamente mudou de ideias. A escsiana confessa que, durante os três anos de licenciatura, viveu mais na Escola do que em casa. “Quase que dormia aqui”, conta. Em troca, levou consigo todos os ensinamentos do curso e uma mão cheia de experiências e relações interpessoais.

Das aulas, destaca a possibilidade de colocar em prática as aprendizagens teóricas. “Acho que é fundamental, porque não é um curso que vás usar na teoria. E temos várias disciplinas que te ensinam e que te põem a experimentar e a fazer projetos com marcas”, justifica.

Carolina participou, também, em todas as atividades extracurriculares da Escola, o que lhe permitiu “descobrir novos talentos”, como a Fotografia e a organização de eventos, áreas que fazem, agora, parte do seu dia-a-dia. “Aqui, não és criativa dentro de uma caixa. Tens um ambiente para crescer e aprofundar”, afirma.

Image
Carolina Batista
Carolina destaca o ambiente de crescimento e aprendizagem vivido na ESCS.


Percurso profissional

Quando estava a terminar o curso, na sequência de um picth bootcamp organizado pela Escola, Carolina conectou com uma empresa de gestão de softwares, na qual acabou por fazer um estágio. Ao perceber que não era o que queria fazer, e de forma a “refletir e organizar” as ideias, foi tirar um mestrado em Gestão.

Depois disso, em 2018, retomou o seu percurso profissional na área de Marketing Digital, na agência Havas. “Uma coisa curiosa é que eu nunca procurei um trabalho pelo LinkedIn. Via onde gostaria de trabalhar e ia falar diretamente com as pessoas. Para mim, um emprego é tipo um date, sou eu que o escolho ativamente”, conta, divertida.

Image
Carolina Batista
Carolina partilha que sempre escolheu ativamente os seus empregos.


Passados oito meses, e depois de várias tentativas de contacto, concretizou o objetivo de se juntar à equipa da escsiana Sofia Nascimento, na organização de casamentos. “Foi o emprego de que eu mais gostei na minha vida”, confessa.

Sendo uma “pessoa de metas”, com o desejo de trabalhar fora do país, em dezembro de 2019, despediu-se para ir para o Brasil, a fim de trabalhar na Delta. “Em fevereiro, cai a pandemia e a empresa de casamentos quase faliu. Acabei por ficar lá presa a trabalhar [no estrangeiro], mas, no meio do horror, foi a melhor coisa que me podia ter acontecido”, relata. Face ao contexto pandémico e ao fecho das superfícies comerciais, o desafio da escsiana foi criar uma e-store daquela marca de café. “Despertou-me o bichinho desse marketing gastronómico”, esclarece.

Image
Carolina Batista
Carolina afirma que teve "a melhor equipa de Marketing", na Too Good To Go.

De volta a Portugal, passou, ainda, pela Too Good To Go, antes de decidir investir no seu negócio pessoal. “Tive a melhor equipa de marketing, mas acabei por sair no ano passado, porque houve uma reestruturação. E eu pensei em fazer uma maluquice”, desvenda.

Neste momento, Carolina divide o seu tempo entre vários projetos: trabalha como freelancer em Fotografia, Marketing e Consultoria; voltou à organização de casamentos, em part-time, na Sofia Nascimento Studios; faz crescer a Bentô Lisboa, em parceria com o namorado, chef de profissão; e ainda se dedica à sua página pessoal, Tuga com Fome, no Instagram, que tem vindo a crescer exponencialmente. “Permite-me ter muitos convites para experimentar coisas novas, restaurantes, masterclasses, ir a eventos. E fazer networking, conhecer o panorama gastronómico de Lisboa e alcançar potenciais novos clientes”, explica.

Conhecer Lisboa inteira

Image
Carolina Batista
Carolina com a melhor amiga, Raquel Soares, na ESCS.

“Nunca teria sido a pessoa extrovertida e confiante que sou hoje, se não fosse a ESCS a dizer-me que eu era capaz”, afirma Carolina. Da passagem pela Escola, destaca, ainda, a rede de contactos que criou, que lhe trouxe a melhor amiga, Raquel Soares, entre muitas outras pessoas. “Quando aqui passas, não esqueces dos que passaram aqui contigo”, assegura. O networking que criou na Academia permite-lhe, atualmente, saber a quem se deve dirigir quando precisa de algo em contexto de trabalho. “Ainda agora, por causa dos bolos, precisei de enviar um press release e sabia exatamente quem é que trabalha em cada agência e quem me podia ajudar com outros contactos”, conclui.

Image
Carolina Batista
A antiga estudante destaca a rede de contactos que criou na Escola.


Por fim, desafiámos Carolina Batista a responder a uma espécie de Questionário de Proust:

Um objeto essencial para o teu dia-a-dia.
Uma escova.

Uma cidade ou um país.
Brasil.

Uma música ou uma banda.
Jorge Ben Jor.

Um filme ou um realizador.
Quentin Tarantino.

Um livro ou um escritor.
Michael Crichton.

Uma série.
Breaking Bad.

Quando for grande, quero ser.
Reformada.


No vídeo abaixo, Carolina Batista fala sobre as mais-valias de ter estudado na ESCS e como a formação académica contribuiu para o seu percurso:


Texto, fotografias e vídeo: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)
1.ª fotografia do separador "Três anos muito bem vividos", 2.ª fotografia do separador "Percurso profissional" e fotografias do separador "Conhecer Lisboa inteira" gentilmente cedidas por Carolina Batista.