Passar para o conteúdo principal

Publicado: 04.06.2024

Image
Header Inês Santos

Após passar pela ESCS, Inês Santos tem crescido profissionalmente na agência Taylor, onde, atualmente, é Diretora de Clientes.

Quando terminou o Ensino Secundário, Inês Santos candidatou-se à ESCS, por ser a “Escola de Comunicação de referência”. “No meu dia-a-dia, sempre me disseram que eu era uma verdadeira Relações Públicas”, conta, por isso, a escolha da Licenciatura era clara: Relações Públicas e Comunicação Empresarial. Pouco depois de concluir o curso, a escsiana começou a trabalhar na agência Taylor, do YoungNetwork Group, onde, hoje, é Diretora de Clientes.

Image
Inês Santos
Inês Santos é licenciada em Relações Públicas e Comunicação Empresarial.


Preparar para o mercado de trabalho

Image
Inês Santos
O grupo de trabalho de Inês, durante a licenciatura.

Inês ingressou na ESCS em 2003. Das aulas, destaca a componente prática das unidades curriculares específicas do curso e a boa relação com os docentes. “É uma boa mistura entre a teoria e a prática. E acho que são uma ótima preparação para o mercado de trabalho”, afirma.

Para além do curso, a antiga estudante fez parte da equipa de futebol da AE ESCS e acompanhou, de perto, o trabalho da escstunis. Ainda hoje, tem um grupo de amigas que, 20 anos depois, continua a fazer parte da sua vida. “Das festas às aulas, passando pelos professores, acho que se leva para a vida a aprendizagem e as amizades”, reflete.

 

Percurso na Taylor

Após terminar a licenciatura, em 2007, Inês foi a uma entrevista no YoungNetwork Group e por lá ficou. “Comecei como estagiária, fui consultora, coordenadora de comunicação e, hoje, sou diretora de clientes”, partilha. Dentro daquele grupo de comunicação global, a escsiana esteve sempre afeta à agência Taylor. Dezasseis anos depois, já trabalhou com mais de 80 marcas e empresas de todos os setores de atividade, mas confessa que a àrea do lifestyle é a que mais a entusiasma.

Image
Inês Santos
A escsiana é, hoje, Diretora de Clientes da agência Taylor, do YoungNetwork Group.


Como Diretora de Clientes, o seu dia-a-dia é “muito intenso”. Para além de gerir a sua equipa, Inês tem, também, uma carteira de clientes à qual está “muito dedicada”, pelo que a sua rotina passa por gerir situações de crise, fazer aconselhamento estratégico, gestão de faturação, consultoria aos clientes, recrutamento, entre outras funções. “Tenho uma agenda diária e nunca a cumpro, porque todos os dias tenho coisas diferentes. E isso é bom, é o que me cativa”, afirma.

Escola de eleição

Image
in
A turma de Inês, durante a licenciatura.

Olhando para trás, Inês assegura que a sua passagem pela ESCS a ajudou a “definir enquanto profissional”, na medida em que levou as bases teóricas e práticas necessárias para vingar no meio laboral. “Cheguei a uma agência e, realmente, o que fazemos aqui, nas disciplinas, é o que se faz no mercado de trabalho. E essa ligação é muito relevante”, acredita. Por isso, hoje, como recrutadora, é “com muito orgulho” que vê currículos de escsianos chegarem às suas mãos. “Foi a minha primeira opção e continuaria a sê-lo”, conclui.


 

Image
Inês Santos
Hoje, como recrutadora, na Taylor, é "com orgulho" que Inês recebe currículos de escsianos.


Por fim, desafiámos Inês Santos a responder a uma espécie de Questionário de Proust:

Um objeto essencial para o teu dia-a-dia.
Telemóvel, inevitavelmente por também ser ferramenta importante de trabalho.

Uma cidade ou um país.
Portugal, por ser a minha "casa". 

Uma música ou uma banda.
Não consigo apontar apenas uma música, banda ou artista preferido porque sou fã de muitos, de várias gerações, mas talvez o género pop/comercial é aquele com que mais me identifico. Tanto vibro com Ed Sheeran como com Tina Turner ou Bon Jovi.

Um filme ou um realizador.
Gosto muito dos filmes do Christopher Nolan. 

Um livro ou um escritor.
Nicholas Sparks. Marca-me da adolescência até hoje. 

Uma série.
Ui, mais uma pergunta difícil. Adorei Lost, Scandal, Anatomia de Grey (até certo ponto). 

Uma referência profissional.
Podia enumerar várias personalidades que me inspiram pela sua jornada de luta, determinação, resiliência e sucesso, mas vou indicar a Rita Branco, ex-COO do grupo YoungNetwork, que me recrutou. Uma força da Natureza, com quem aprendi muito. 

Quando for grande, quero ser.
A melhor mãe e profissional que conseguir. 


No vídeo abaixo, Inês Santos fala sobre as mais-valias de ter estudado na ESCS e como a formação académica contribuiu para o seu percurso:


Texto, fotografias e vídeo: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)
Fotografia do separador "Preparar para o mercado de trabalho", 1.ª fotografia do separador "Escola de eleição" gentilmente cedidas por Inês Santos.