Publicado: 25.09.2024

A obra "Jornalismo de Especialidade", coordenada por Jaime Lourenço, antigo estudante da ESCS, conta com o contributo de docentes e antigos estudantes da Escola.

No próximo dia 2 de outubro, às 18h, a Casa da Imprensa, em Lisboa, acolhe o lançamento da obra "Jornalismo de Especialidade", coordenada por Jaime Lourenço, licenciado em Relações Públicas e Comunicação Empresarial e mestre em Jornalismo pela ESCS, doutorado em Ciência da Comunicação pelo ISCTE-IUL e, atualmente, docente da Licenciatura em Ciências da Comunicação, da Universidade Autónoma. Dividida em dois volumes, trata-se da primeira obra dedicada ao jornalismo de especialidade, em Portugal, e reúne artigos temáticos de mais de 40 autores, alguns dos quais professores de Jornalismo e antigos estudantes da Escola.

Jornalismo de especialidade
A obra será lançada no próximo dia 2 de outubro.

Fátima Lopes Cardoso, coordenadora da Licenciatura em Jornalismo, assina o capítulo “Fotojornalismo: o equilíbrio entre o mundo interior e exterior” (Vol. 2, págs. 69-88); Luís Bonixe escreve sobre o “Jornalismo radiofónico num contexto multimédia: o mundo contado com sons” (Vol. 2, págs. 39-56) e Pedro Marques Gomes é autor de “Jornalismo e investigação histórica: um cruzamento de saberes” (Vol. 2, págs. 149-162).

A obra conta, ainda, com o contributo de três antigos estudantes da licenciatura e uma diplomada do mestrado em Jornalismo. André Carvalho Ramos assina o texto “Jornalismo de investigação: a casa decrépita” (Vol. 2, págs. 133-148); João Francisco Gomes é autor do capítulo “Jornalismo de Religião: Podemos noticiar aquilo que não vemos?" (Vol.1, págs. 381-402); Rúben Martins escreve sobre “Jornalismo em podcast: novas expressões num novo meio” (Vol. 2, págs. 57-68); e Francisca Matos reflete sobre “Jornalismo de agência: a rapidez pautada pelo rigor” (Vol. 2, págs. 115-132), em coautoria com André Campos Ferrão, da Lusa.

A obra integra a coleção Livros NIP-C@M, da Universidade Autónoma, em parceria com a editora Livros Horizonte.