Publicado: 28.01.2025
O projeto “Artificial Intelligence in Higher Education”, financiado pela Comissão Europeia, junta a ESCS a três instituições de Ensino Superior estrangeiras.
A ESCS é uma das quatro promotoras do projeto “Artificial Intelligence in Higher Education” (AI-HED), financiado pela Comissão Europeia, no valor de 250.000€, no âmbito da Ação-Chave 2 (KA2: Cooperação entre organizações e instituições) do programa Erasmus+. A candidatura do consórcio, que obteve uma avaliação de 89 pontos em 100, foi submetida pela Amsterdam University of Applied Sciences (AUAS), em parceria com a ESCS (enquanto unidade orgânica do Politécnico de Lisboa (IPL)), a University of Applied Sciences BFI Vienna (UAS-BFI) e a Faculty of Organization and Informatics da University of Zagreb (FOI).
A equipa da ESCS-IPL que integra o projeto AI-HED é constituída por Ana Raposo, Bruno Amaral e Tatiana Nunes, docentes da Secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (RPCO) da Escola.
O projeto visa contribuir para uma reflexão sobre o processo de Ensino e Aprendizagem nas instituições de Ensino Superior (IES), explorando as mudanças e os impactos causados pela Inteligência Artificial (IA), a qual está a revolucionar a transformação digital a um ritmo sem precedentes, através de ferramentas como o ChatGPT.
Neste sentido, as instituições parceiras pretendem explorar, testar e concetualizar o impacto da IA no ensino e na aprendizagem e melhorar as competências não só dos docentes, mas também dos estudantes na utilização de ferramentas de IA. O projeto pretende, ainda, desenvolver recomendações sobre a integração da IA no processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior a nível europeu.
Com a duração de dois anos, até ao final do ano letivo 2025/26, serão desenvolvidas várias atividades, entre as quais:
• um conjunto de iniciativas para melhorar a literacia dos professores em IA (kit inicial de IA, formação e MOOC (Massive Open Online Course));
• conceção, implementação e avaliação de 16 pilotos em diferentes unidades curriculares que integrem a IA no ensino e na aprendizagem;
• elaboração de recomendações finais sobre a forma de integrar a IA nas unidades curriculares no Ensino Superior;
• um conjunto de atividades de comunicação para partilhar os resultados com os stakeholders mais importantes para o projeto.
Texto gentilmente cedido pelo projeto AI-HED e editado pelo Serviço de Comunicação (Gabcom).