Publicado: 06.03.2025
A competição FuturePR 2024 contou com a participação de seis estudantes da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial.
A FuturePR International Student Competition, organizada pela European Public Relations Education and Research Association (EUPRERA), em colaboração com a International Communications Consultancy Organisation (ICCO), decorreu de 4 a 28 de novembro de 2024, em formato virtual. Constança Cardoso, Joana Cuiça, Leonor Pereira, Maria Leonor Braga, Matilde Gil e Soraia Borges, estudantes da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE) chegaram à fase final da competição, que reuniu 12 instituições de ensino de 11 países: Austrália, Geórgia, Hungria, Índia, Portugal, Romênia, Tailândia, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA.

A FuturePR tem como objetivo reunir estudantes de diversas origens nacionais e culturais, incentivando-os a colaborar na abordagem de questões críticas relacionadas com o papel que as Relações Públicas e a Comunicação desempenham num mundo de desinformação e polarização.
O cliente desta edição inaugural foi o Media Education and Information Pledge, da ICCO, que desafiou os participantes a criar estratégias de Relações Públicas que promovam um futuro sustentável, pacífico e equitativo.
Primeira fase
Na primeira fase da FuturePR, os participantes enfrentaram um desafio individual, no qual analisaram o estado da desinformação e das fake news no seu país, bem como o tipo de iniciativas que os profissionais de comunicação estão a implementar para combater este fenómeno.
De forma livre, os estudantes apresentaram a sua visão num vídeo, com até cinco minutos de duração, que foi submetido e avaliado por um júri internacional de especialistas da EUPRERA. Após esta análise, foram selecionados 30 finalistas, que avançaram para a fase seguinte.
Segunda fase
Na segunda fase da competição, os finalistas foram organizados em equipas multiculturais de três participantes, compostas por estudantes de diferentes países e por um mentor, profissional de Comunicação nomeado pela ICCO.
Ao longo de uma semana, as equipas foram desafiadas a desenvolver uma proposta de estratégia de comunicação, com o objetivo de combater a desinformação e promover a literacia mediática.
Fase final
No dia 28 de novembro, as equipas apresentaram as propostas desenvolvidas na fase anterior, num pitch de 10 minutos. Foram avaliadas a criatividade, a viabilidade e o impacto das soluções apresentadas. Entre as dez equipas finalistas, três receberam prémios e oportunidades únicas para o seu futuro na área das Relações Públicas.
Para Soraia Borges, estudante do 2.º ano da Licenciatura em RPCE, “colocar em prática o que aprendemos ao longo do curso é sempre gratificante, e fazê-lo com alunos de diferentes partes do mundo torna a experiência ainda mais valiosa”.

A FuturePR destacou-se como um evento enriquecedor que reforça a importância da formação prática e internacional no desenvolvimento dos futuros profissionais da área da Comunicação. A presença da ESCS neste evento reflete o seu compromisso em proporcionar experiências que potenciem o sucesso dos seus estudantes em contextos globais.
Texto gentilmente cedido pela Prof.ª Doutora Tatiana Nunes e editado pelo Serviço de Comunicação (Gabcom).
Fotografia gentilmente cedida pela Prof.ª Doutora Tatiana Nunes