Publicado: 17.10.2014
Publicado: 17/10/2014
Três trabalhos da escsiana Vera Moutinho para o PÚBLICO foram reconhecidos pelos prémios ÑH.
No passado dia 3 de outubro, os prémios ÑH voltaram a distinguir o melhor do design jornalístico feito em Portugal e em Espanha. O PÚBLICO foi a publicação portuguesa que arrecadou mais medalhas, algumas das quais por trabalhos da autoria de Vera Moutinho, licenciada em Jornalismo pela ESCS.
[Legenda] "Casa do Vapor" foi "sem dúvida o trabalho mais longo e desafiante". Valeu a Vera uma medalha de ouro.
Os trabalhos premiados
No dia em que os vencedores dos ÑH11 foram revelados, Vera estava fora da redação, a trabalhar numa nova reportagem, e tinha-se esquecido do telemóvel em casa. Foi através da avalanche de mensagens, e-mails e publicações nas redes sociais que tinha à sua espera que, à noite, recebeu as boas novas: duas medalhas de ouro e uma de bronze para trabalhos seus, mais um outro bronze por uma capa do suplemento Fugas para a qual contribuiu indiretamente. "Casa do Vapor – um dia a casa virá abaixo" — ouro para inovação em reportagem multimédia — foi, nas palavras da jornalista, o mais desafiante e também o mais longo (quatro meses no terreno, mais um de trabalho posterior com os seus colegas de design e de programação). O outro ouro — inovação em vídeo — coube ao projeto "O Brasil é", inserido na operação "Ano Grande do Brasil" do jornal PÚBLICO. "É interessante que as distinções cheguem assim já a 'frio', depois do trabalho feito, publicado e digerido. Assim olhas para trás, consciente do que podia estar melhor e do que farias diferente, mas com uma espécie de voz por cima do ombro que te diz: 'Bom esforço, bom trabalho, continua'", conta Vera.
[Legenda] "Vizinhos do turismo", bronze para inovação em vídeo, é um dos trabalhos mais recentes da jornalista multimédia.
A importância dos prémios
No total, o jornal PÚBLICO angariou 19 galardões. Além de ter sido a mais distinguida entre as 11 publicações portuguesas cujo design foi avaliado, também conquistou o reconhecimento máximo nas principais categorias: o diário português foi considerado o jornal mais bem desenhado da península, tanto em papel como online, e a sua capa alusiva ao falecimento de Nelson Mandela foi eleita a melhor primeira página do ano. "Para o PÚBLICO, foi mais uma confirmação do rigor, competência e talento do trabalho que se faz por aqui. Para mim, foi sobretudo importante porque, no que toca aos trabalhos em que estive envolvida, se premiou a inovação". Vera Moutinho não esquece o início do seu percurso, na ESCS, mas não se alonga em reflexões sobre o futuro: "Nem penso nessa coisa da carreira. Quero continuar a fazer trabalhos que sejam relevantes para quem lê/vê/ouve e que para mim sejam um desafio".