Publicado: 17.04.2015
Publicado: 17/04/2015
O concurso “Ideias de Pedra” atribuiu duas menções honrosas a alunas do 3.º ano do curso de licenciatura em Publicidade e Marketing.
No âmbito da disciplina de Modelos e Técnicas de Criatividade em Publicidade, a Prof.ª Helena Pina aproveitou o facto de o concurso se adequar aos objetivos desta unidade curricular e desafiou os alunos a criarem um projeto com o qual pudessem participar. “A integração deste desafio no planeamento da disciplina permitiu [...], sobretudo, a utilização de uma forma aplicada a um exemplo real de inovação”, explica. A turma pôde, assim, desenvolver e aplicar as técnicas de criatividade lecionadas na criação de um trabalho para o mercado profissional. "Isto permitiu a consolidação de saberes e o desenvolvimento de um processo criativo", complementa a docente.
Promovido pela Assimagra (Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos afins), o concurso “Ideias de Pedra” visava o desenvolvimento de ideias originais e inovadoras, tendo a pedra natural como elemento principal na criação de projetos, produtos ou serviços. O concurso esteve aberto a estudantes do ensino superior e pretendia melhorar espaços públicos e privados e apoiar o desenvolvimento de empresas.
"Caminhos de Pedra na Cidade"
"Caminhos de Pedra na Cidade", da aluna Marta Simões, trata-se de um percurso, onde são explicadas as características dos tipos de pedra associados a diferentes edifícios históricos de Lisboa.
[Legenda] Projeto "Caminhos de Pedra na Cidade".
Marta confessa que, apesar de não estar à espera, tinha confiança no seu projeto. A aluna considera essencial a participação nestas iniciativas como forma de enriquecer o portfólio, de “nos desafiarmos a nós próprios e de tentar melhorar as nossas capacidades a vários níveis”.
[Fotografia] Marta Simões
"Level 0"
Da autoria das alunas Ana Tempéra, Márcia Gromicho e Maria João Westwood, surge o projeto “Level 0”, que insere múpis digitais e interativos no solo da calçada portuguesa, originando um novo conceito de publicidade.
[Legenda] Projeto "Level 0".
“Este prémio significa, para nós, a concretização de uma ideia e de um ótimo trabalho de grupo”, referem as alunas, acrescentando a importância dos concursos para “crescer enquanto profissionais [e] conhecer o mundo empresarial”.
[Fotografia] Da esq. para a dir.: Maria João Westwood, Márcia Gromicho e Ana Tempéra.
O reconhecimento
As parcerias com projetos, que levam os estudantes para fora do âmbito escolar, permitem a sua aproximação ao mercado de trabalho, contribuindo “para o aumento da sua competitividade e empregabilidade”, frisa Helena Pina. A docente destaca a qualidade da formação dada pela ESCS, que permite o reconhecimento dos seus alunos a nível académico e profissional. Para as alunas, em particular, a experiência foi bastante positiva, pois viram o seu trabalho reconhecido.