Publicado: 01.12.2015
Publicado: 01/12/2015
O Leadership Tournament é um torneio universitário promovido pela AIESEC com o objetivo de cultivar o espírito de liderança nos estudantes. A equipa vencedora deste ano é composta por quatro alunos do primeiro ano de Publicidade e Marketing.
A AIESEC é uma plataforma estudantil internacional que tem como objetivo incutir, nos jovens, o espírito de liderança e empreendedorismo. Desde 2010, esta organização promove, anualmente, o Leadership Tournament, um torneio universitário que apresenta, aos alunos, desafios reais, propostos por empresas.
Pela primeira vez, a ESCS recebeu, no passado dia 23 de outubro, a fase local deste torneio, no qual foram apuradas duas equipas para a fase nacional, disputada a 20 de novembro, no Museu da Electricidade. Helena Rita, Inês Agostinho, João Pereira e Pedro Almeida são alunos do primeiro ano de Publicidade e Marketing (PM) e foram os grandes vencedores, destacando-se em ambas as fases.
[Fotografia] Da esq. para a dir.: João Pereira, Helena Rita, Inês Agostinho e Pedro Almeida.
Os desafios
Inês Agostinho teve conhecimento do evento, através do Facebook, e decidiu que queria participar. “Eu sou mais da parte da publicidade e pensei que precisava de outra pessoa criativa e de dois estrategas”, explica. Para complementar a sua criatividade, Inês falou com João e chamou Helena e Pedro para completar a vertente estratégica da equipa. Foi assim formado o único grupo de alunos do primeiro ano a participar no torneio, desde que este se realiza. Com cerca de um mês de aulas, os alunos competiram, na fase local, contra equipas com mais experiência e, na fase nacional, contra grupos de áreas como economia, gestão, engenharia civil, biofarmacêutica ou biomédica, provenientes de escolas de todo o país. Nesta última fase, os escsianos eram a única equipa da área do marketing e da comunicação.
[Fotografia] Os 4 Marketeiros foram a única equipa de primeiro ano a participar no torneio.
Cada fase foi composta por dois desafios, duas palestras e quatro workshops (nos quais eram fornecidas bases para a realização dos briefings). Os grupos foram avaliados por psicólogos, que atribuíram pontuações consoante os seus comportamentos, face à resolução dos problemas, e por um júri, que avaliou as apresentações. Nos desafios, após ser apresentado cada briefing, as equipas tinham uma hora para o resolver e dois minutos para apresentar a ideia.
Na fase local, os escsianos venceram os dois desafios propostos (uma campanha para a Paladin, proposta pela Mindshare, e uma campanha de Natal para a Fnac, pela Young&Rubicam) e uma das avaliações psicológicas. Na fase nacional, apresentaram projetos para o Grupo Jerónimo Martins e para a EDP e, embora não tenham ganho nenhum dos desafios, a pontuação atribuída pelos psicólogos em conjunto com a da fase local fez com que, no final, tivessem a classificação mais alta, sendo os grandes vencedores do torneio e nomeados “os jovens líderes do futuro, de 2015”.
“Se não formos, já perdemos”*
* Citação de João Pereira.
Quando se inscreveram no torneio, os alunos estavam longe de pensar que poderiam ganhar, pois, sendo um grupo de primeiro ano, ainda não tinham tido contacto com grande parte dos conceitos relacionados com este tipo de projetos. “No início, nem sabíamos o que era um briefing”, referiu Helena, com humor. Mas a participação ficava “bem no currículo” e “não custava tentar”. Pedro explicou que, “à medida que [iam] fazendo os desafios, [começaram] a ganhar confiança”.
[Fotografia] Candidatos da fase nacional.
O grupo enalteceu a ajuda dos professores Alexandra David, Helena Pina, João Barros e Manuel Batista, que foram os seus “grandes pilares” antes da fase nacional. Os alunos referiram que os docentes passaram cerca de quatro a cinco horas por dia com eles, durante uma semana, ajudando-os a perceber quais poderiam ser os desafios, a estudar as empresas e a dar conselhos para a apresentação.
Quando questionados sobre o que destacam nesta participação, a equipa respondeu em coro: “estágios”. Como grande prémio, os alunos ganharam um mês de incubação numa empresa startup e a oportunidade de estagiar nas empresas Young&Rubicam e Mindshare.
Os 4 Marketeiros referem que, com esta participação, aprenderam que deviam questionar tudo, a nunca desistir, e que o sucesso, quando não é imediato, pode ser alcançado aos poucos com trabalho.
Motivo de orgulho
A Prof. Doutora Ana Teresa Machado, diretora da licenciatura em PM, resumiu o torneio em três conceitos: “relevante, em termos de skills, stressante [relativamente ao] desafio em si, e de grande mais-valia, dado que tudo gira em torno de casos reais, de empresas reconhecidas, que se convertem em estágios profissionais para os vencedores”. É, para a docente e jurada do torneio, motivo de orgulho ver alunos recém-chegados à ESCS a contribuir, “em tão pouco tempo, com mais um selo de qualidade” para a Escola.
A Prof. Dr.ª Alexandra David teve o primeiro contacto com os alunos enquanto jurada na fase nacional do Leadership Tournament. A docente foi, depois, convidada, pela equipa, para ser tutora, função que, como referiu, aceitou “de imediato”. Em relação aos jovens escsianos, a professora destaca que, “aliada à enorme vontade de aprender, [os alunos] mostraram ter muito respeito pelas opiniões dos outros, sempre com uma humildade incrível, para quem tinha acabado de vencer”.
[Fotografia] Os alunos com a Prof. Dr.ª Alexandra David, tutora da equipa.
Francisco Caeiro e Gonçalo Cunha, alunos da ESCS e representantes da AIESEC, defendem que “esta vitória dignifica muito a imagem da ESCS” e esperam que “resultados como este se possam repetir nos anos vindouros”.
Fotografias do torneio da autoria da AIESEC.