Publicado: 14.10.2016
O Prémio Carranca Redondo, difundido pela marca Licor Beirão, distinguiu cinco escsianos nas categorias de Publicidade e de Relações Públicas.
José Carranca Redondo é o fundador da marca Licor Beirão e um homem de destaque na história da Publicidade em Portugal. Em jeito de homenagem, no ano em que comemoraria 100 anos, a marca criou o Prémio Carranca Redondo, dirigido a pessoas singulares ou duplas, que concorreram às categorias de Criatividade Comercial (marketing e vendas), Criatividade Publicitária (publicidade) e Criatividade Relacional (relações públicas e marketing relacional). Cinco escsianos foram distinguidos em duas das categorias propostas.
Hélio Freixo e Inês Veiga concorreram à categoria de Criatividade Relacional, recebendo um prémio monetário de 1.000€. Os escsianos, do curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE), procuraram encontrar os pontos que pudessem ser melhorados na estratégia de comunicação da marca, apresentando uma proposta de caráter humorístico que “transmitisse aquilo que torna o Licor Beirão, o licor de Portugal” e que o tornasse numa “bebida com a qual os jovens se identificassem”, tendo como um dos focos José Carranca Redondo, “símbolo de empreendedorismo e criatividade”. Inês confessa que não estava à espera de receber este prémio, apesar de ter noção da qualidade do trabalho, desenvolvido “quase em tempo recorde e com alguns contratempos” e explica que a marca “permite que estiquemos a corda no que diz respeito ao uso do humor ao serviço da comunicação”. Hélio refere o “grande orgulho” em receber uma distinção de uma marca cujo trabalho admira e defende que os prémios “são uma grande motivação para participar em mais concursos e para continuar a desenvolver trabalhos na área sem medo de arriscar”.
Também André Valente e Rafael Outeiro, de RPCE, concorreram à categoria de relações públicas e marketing relacional, conseguindo arrecadar uma menção honrosa com uma campanha na qual partiram da “boa disposição tipicamente portuguesa” para associar a marca a “todos os momentos de descontração”. Os alunos consideram que é “bom ser reconhecido por uma marca da dimensão da Licor Beirão” e que esta referência os motivou “a continuar a participar em iniciativas semelhantes.”
Daniela Torrinha é licenciada em Publicidade e Marketing e recebeu um prémio de 1.000€ pelo projeto com que concorreu na categoria de publicidade. A escsiana criou uma campanha denominada “Provérbios Beirão”, na qual reescreveu provérbios portugueses, dando-lhes um sentido humorístico e adaptando-os à comunicação da marca. A ex-aluna refere que “esta distinção é uma recompensa ao esforço” que empenhou na realização do projeto e que prova que a ESCS “prepara os seus alunos de tal forma que recém-licenciados conseguem competir com profissionais que já estão na área há mais tempo”.