Publicado: 04.11.2016
A produtora FIM (Forever in movies), formada por escsianos, é a responsável pelo filme viral “Study in Lisbon”.
FIM é o dimunitivo de Forever in movies, uma produtora portuguesa criada no início de 2016. Rui Malvarez, licenciado em Publicidade e Marketing (PM) e antigo docente da ESCS, é o sócio-fundador. Da equipa, fazem, também, parte Xana Alves, ex-aluna de Audiovisual e Multimédia e uma cara conhecida da televisão e da rádio, e Guilherme Carvalho, recém-licenciado em PM. São, respetivamente, a diretora de produção e o produtor do projeto.
Rui explica que decidiu criar uma produtora, pois sentiu que havia uma oportunidade para criar um projeto com diferentes abordagens, que passavam por dar mais ênfase à construção da narrativa. “O mercado precisava de uma produtora que se preocupasse com os resultados dos seus filmes e com a relevância que estes pudessem ter para os diversos públicos”, defende.
“Study in Lisbon”
“Study in Lisbon” surgiu a partir de um concurso lançado pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Invest Lisboa com vista à criação de um filme, que tinha os estudantes internacionais como público-alvo, que transmitisse os pontos fortes da capital, como cidade para estudar. Ainda na fase do pitch, a equipa pensou à frente das suas concorrentes e construiu o guião que garantiu a conquista do projeto.
Rui Malvarez considera que parte do sucesso do filme se deveu ao facto de terem tido um cliente que acreditou que “quem produz filmes sabe o que está a fazer”, validando o guião, as localizações e o protagonista “sem uma única alteração”. O projeto foi concretizado em apenas quatro dias e a preocupação em criar uma narrativa cativante, a nível visual, e eficaz na mensagem, resultou num vídeo automaticamente viral que atingiu, até ao momento, certa de 800 mil visualizações e 15 mil partilhas.
Um passo à frente
Com apenas dez meses de existência, a FIM conta já com projetos de grande dimensão no seu portefólio, os quais, à semelhança de “Study in Lisbon”, criaram impacto. Entre eles, estão vídeos para a companhia aérea TAP, para a marca Dove e para os supermercados Lidl. O "TAP Olympics Safety Video" foi feito aquando dos Jogos Olímpicos de 2016 e bateu, também, recordes nas redes sociais. Rui refere que a equipa conseguiu “tornar um filme que, normalmente, é bastante entediante em algo que mobilizou os portugueses”. Para a Dove, criaram e produziram a campanha "És bonita. Sentes-te bonita?", um vídeo que “tem vindo a inspirar milhares de mulheres portuguesas e a ajudá-las a melhorarem a sua auto-estima”. E, para o Lidl, produziram a campanha de fidelização “Lidl Shop”. “Poder criar o filme para TV de uma marca desta dimensão é sempre um motivo de orgulho”, afirma.
A curto prazo, a produtora ambiciona continuar a crescer e, mais tarde, “viajar para produções fora de Portugal e deixar a marca para sempre, ou seja, forever in movies”.
A ESCS
O mentor da FIM destaca a formação escsiana para o desenvolvimento dos projetos da produtora, “seja na forma mais eficaz como nos promovemos e como percebemos as necessidades dos clientes, por culpa do background de Marketing, na produção e realização, por culpa de Audiovisual e Multimédia, ou na capacidade de comunicação”. Para além dos cursos, os alunos desenvolveram, também, competências em atividades extracurriculares. Rui e Xana foram dirigentes associativos na AEESCS e fizeram parte da equipa dos Commie Awards 2007 e Guilherme Carvalho colaborou no programa E2, nas áreas de produção e apresentação. “No fundo, somos todos fruto desta instituição que nos ajudou bastante a ‘saber fazer’”, sublinha Rui.
*Fotografias gentilmente cedidas pela FIM.