Publicado: 27.05.2024

Três docentes da ESCS estiveram na Universidade do Sul da Califórnia a participar numa formação imersiva, no âmbito de um projeto de investigação.

No âmbito do projeto de investigação “Digital Communication and Digital Marketing: a cross-cultural learning experience between PT and USA”, financiado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), no âmbito do programa UP Ensino Superior 2024-2024, três docentes da ESCS viajaram até à University of Southern California (USC), nos EUA, onde participaram numa formação imersiva, que teve como objetivo promover o intercâmbio de experiências e boas-práticas de ensino entre aquela instituição norte-americana e a ESCS.

A Prof.ª Doutora Ana Teresa Machado (Coordenadora do Mestrado em Publicidade e Marketing), a Prof.ª Doutora Sandra Miranda (Vice-Presidente da ESCS e Coordenadora do projeto) e a Prof.ª Doutora Tatiana Nunes (Coordenadora da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial) tiveram oportunidade de conhecer o campus da USC, de participar em diferentes aulas e eventos e de reunir e trocar experiências com outros docentes, oradores convidados e estudantes.

University of Southern California (798x400)
As docentes da ESCS viajaram até à University of Southern California.

A formação consistiu numa oportunidade única de partilha de experiências entre as duas instituições de Ensino Superior e de envolvimento em diferentes práticas e ambientes de ensino. Durante a visita à universidade norte-americana, as docentes desenvolveram, também, avanços na investigação conjunta, que visa compreender como é que jovens (norte-americanos e portugueses), com diferentes realidades/contextos culturais, se relacionam com digital influencers e saber quais são as suas motivações e preferências.

Espera-se que esta parceria continue a contribuir para a evolução dos métodos de ensino e atividades de investigação de ambas as instituições.

Sobre o projeto “Digital Communication and Digital Marketing: a cross-cultural learning experience between PT and USA

O projeto de investigação “Digital Communication and Digital Marketing: a cross-cultural learning experience between PT and USA”, coordenado pela Prof.ª Doutora Sandra Miranda, tendo como foco a internacionalização, procura desenvolver e consolidar uma parceria entre a ESCS e a Universidade da Califórnia do Sul. Para tal, foram definidas três grandes ações: a adoção e utilização de tecnologia através da criação de um programa COIL (Collaborative Online International Learning) em Comunicação Digital e Marketing Digital, que visa promover a compreensão intercultural, fomentar a cidadania global e proporcionar uma experiência educacional única para estudantes do Ensino Superior em Portugal e nos EUA; a formação e o desenvolvimento de docentes, através de estadias de curta duração e formação imersiva em ambos os países e instituições envolvidas; e a investigação conjunta, através do desenvolvimento de um projeto focado na comunicação intercultural e no papel cultural dos influenciadores digitais na vida dos jovens estudantes.

Texto gentilmente cedido pela Prof.ª Doutora Tatiana Nunes e editado pelo Serviço de Comunicação (Gabcom).
Fotografia gentilmente cedida pela Prof.ª Doutora Tatiana Nunes.